TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito criminologia

Seminário: Direito criminologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Seminário  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 3

Na visão de Drapkin por que o ato do criminoso deve ser entendido como um fenômeno anormal? A ação criminosa do individuo está a indicar uma anormalidade de conduta, incontestavelmente, a prática de crime não pode significar um comportamento normal do homem. Tanto a criminalidade quanto o individuo que a exercita não podem ser considerados normais, por que o crime não é ato normal em sociedade, e por sua vez, as peculariedades do fenômeno da delinqüência não podem se apartar de seu agente desencadeador, intrinsecamente á ela.

1) Como se divide a criminologia? Esta subdividida em segmentos que compreendem a biologia criminal, a sociologia criminal, a psicologia criminal, a endocrinologia criminal etc..

2) Conceitue criminologia? Criminologia é um conjunto de conhecimentos que estudam o fenômeno e as causas da criminalidade, a personalidade do delinqüente, sua conduta delituosa e a maneira de ressocializá-lo, Em resumo: “criminologia é o estudo do crime, do criminoso, da vitima e das causas e fatores da criminalidade.

3) Qual a diferença entre o objeto de estudo do direito penal e o objeto de estudo da criminologia? O Direito penal sendo uma ciência normativa, tem por objetivo o crime como regra anormal de conduta, contra o qual estabelece o gravame, o castigo, a punição, o delito penal é, por assim dizer, a ciência de repressão social ao crime, através de regras punitivas que ele mesmo elabora, no entanto diferentemente do direito penal, a criminologia é uma ciência causal-explicativa, tem por objeto a incumbência de não só se preocupar com o crime, mas também de conhecer o criminoso, montando esquemas de combate a criminalidade , desenvolvendo meios preventivos e formulando empenhos terapêuticos para cuidar dos delinqüentes afim de que eles não venham a reincidir.

4) Qual o método de estudo da criminologia? O método científico; o campo das pesquisas será, na criminologia, o fenômeno do crime como ação humana, abrangendo as forças biológicas, sociológicas e mesosológicas, em termos de pesquisas criminológicas, dois seriam os métodos utilizados: o biológico e o sociológico.

5) Qual a diferença entre direito penal e criminologia? O direito penal é um convênio fixado pelos legisladores para defender a sociedade dos comportamentos típicos e desviantes, já a criminologia busca o delito, sendo assim, o objeto do direito penal é a culpabilidade lato senso, e o objeto da criminologia é o estudo da periculosidade, tendo por meta a pesquisa teórica da etiologia do crime.

6) Qual a natureza científica da criminologia? A criminologia vem a ser a pesquisa científica do fenômeno criminal, das suas causas e características, da sua prevenção e do controle de sua incidência.

7) Quais são os ramos e atribuições da criminologia? Ainda segunda a reunião internacional da UNESCO, ocorrida em Londres, entendeu-se por bem desmembrar a Criminologia em dois ramos: Criminologia Geral e Criminologia Clínica. À primeira compete comparar e sistematizar os resultados obtidos através das diversas ciências criminológicas, além de estudar, a partir de então, o criminoso, o delito e a criminalidade. O criminoso será analisado consoante sua predisposição para o crime, o biótipo ou seja, o delinqüente será estudado levando-se em consideração grupo de indivíduos geneticamente iguais a ele, se possui algum transtorno mental e o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com