TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Autorais em Moçambique

Por:   •  26/1/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.313 Palavras (6 Páginas)  •  1.135 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE WUTIVI

Direcção Pedagógica e Científica

Curso de Direito

Da pirataria como violação dos direitos do autor, a protecção legal no ordenamento jurídico moçambicano.

(discutir sobre a violação dos direitos do autor na vertente música, e a protecção legal)

Projecto submetido em cumprimento dos requisitos para obtenção do grau de licenciatura.

Discente: Suraia Comé.

Belo Horizonte, Setembro de 2016

Capt.1

  1. Introdução.

O presente trabalho tem como tema “Da pirataria como violação dos direitos do autor, a protecção legal no ordenamento jurídico Moçambicano”. Tem como finalidade a obtenção de grau de licenciatura ministrado pela Faculdade de Direito da Universidade UNITIVA. Deste modo pretendemos discutir sobre a violação dos direitos autorais e a ineficácia das normas que protegem estes direitos.

Conforme estabelece a Constituição da República no artigo 94º “ Os cidadãos tem o direito a liberdade de criação científica técnica, literária e artística e o Estado protege os direitos inerentes a propriedade intelectual incluindo os direitos dos autores”. Com este trecho pode-se claramente notar que estes direitos são protegidos ao mais alto nível.

Nestes termos a Constituição da República confere a legislação comum no artigo 1303ª CC,  protecção dos direitos autorais sendo que esta confere a legislação especial que a lei  4/2001 de 27 de Fevereiro que cria a Lei dos direitos dos Autores, que e o regime jurídico da protecção dos direitos autorais.

Não obstante o código Penal recentemente aprovado pune a violação dos direitos do autor como a contrafacção e a violação dos direitos não patrimoniais nos artigos 309º e 311º assim como a violação dos direitos dos autores por via de aparelho informático artigo 230º CP. Nestes termos podemos notar existirem normas nos diversos diplomas legais com a finalidade de protecção dos direitos autorais.

Sucede que embora com este vasto leque de normas a violação dos direitos autorais tende a crescer no nosso pais e em todos os cantos da cidade e possível encontrar discos piratas assim como lojas que se dedicam a estas actividades.

Neste contexto no nosso trabalho de final de curso procuraremos as causas da ineficácia das normas para o combate a pirataria na medida em que elas existem mas não se fazem sentir na sua íntegra.

Por outro lado procuraremos demonstrar o papel do Ministério da Cultura, assim como do Município, polícia de protecção e polícia de investigação como partes do Ministério Publico, olharemos também o papel do próprio artista no combate a violação dos direitos autorais, visto que estes são os principais intervenientes para o combate a este tipo de crime.

Nestes termos temos como pergunta a seguinte: As normas existentes para o combate ao crime de difamação pela via informática são eficazes?

  1. Objectivo Geral.

Temos como objectivo geral para a nossa pesquisa.

  • Analisar as causas que determinam o crescimento da violação dos direitos autorais no nosso país.

  1. Objectivos Específicos.

Temos como objectivos específicos para a nossa pesquisa:

  • Analisar o regime jurídico da protecção dos direitos do autor.
  • Apresentar o papel do estado e do cidadão no combate a violação dos direitos do autor.
  • Fazer análise comparativa do combate a violação dos direitos autorais com países como Portugal e África do Sul.
  • Buscar possíveis soluções para efectivação do combate a pirataria no nosso pai.

Hipóteses:

HP1. Temos como hipótese:

  • Ausência de um sistema eficaz de fiscalização a pirataria e que vai determinar o crescente indicie da pirataria no nosso país.

HP2. Temos como segunda hipótese: 

  • É a falta do engajamento do Estado na área cultural que determina a crescente índice de pirataria no nosso país.

Justificativa:

A violação dos direitos do autor mormente a pirataria é um calcanhar de Aquiles para os músicos moçambicanos.

Durante vários anos a camada musical vem reclamando a intervenção do estado no combate a pirataria criando um órgão eficaz capaz de fazer frente esta enfermidade que desprestigia o autor, arrancando-lhe todos os direitos conferidos por lei no que concerne a propriedade intelectual na vertente direito dos autores.

Esta situação para além de desprestigiar o autor, lesão mesmo em termos monetários na medida em que não recebe de valor da venda dos discos, aquilo que deveria não obstante esta falta de protecção leva o artista ao desânimo no que toca a criação de nova obras visto que a priori o mesmo já sabe que não terá o retorno satisfatório, optando pela desistência ou por outra por não criar obras como deveria, o que não consequentemente não contribui para o desenvolvimento cultural.

E pela crescente tendência deste tipo de situações que desvaloriza o trabalho do artista e afunda a nossa cultura, que justificamos a escolha do nosso tema de final de curso e com base nestes problemas já identificados e que procuramos trazer um debate como forma de soluções que possam mitigar estas práticas na nossa sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (187.1 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com