TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos

Seminário: Direitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Seminário  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

a) Formule neste arquivo do Word, um texto (mínimo 30 linhas), cujo tema seja: “A importância do comportamento ético no processo de consolidação dos direitos humanos”, onde entre outros aspectos você deverá destacar:

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.

Entretanto, é comum confundir os termos ética e moral, como se fossem a mesma coisa. Muitas vezes se confunde ética com espírito de corpo, que tem tudo a ver com moral mas nada com ética. Nesses casos, o tal do espírito de corpo tem nada a ver com ética e tudo a ver com cumplicidade em algum erro ou crime.

Com relação à educação e ética, é papel da educação ressaltar as normas em torno da conduta das ações futuras dos indivíduos. Pois, a ética discute a relação entre os valores

morais e a conduta do homem, relacionando as condutas com a educação e a

formação de futuras gerações.

Ao falarmos da pratica destes conceitos encontramos o valor, o costume, a maneira e condição de agir do individuo, e inegavelmente sempre agindo em suas condutas com livre e espontânea vontade, pois caso contrário descaracterizara a ética, uma vez que individuo está sob “coação” ou pressão de uma sociedade. Portanto, quando a vontade do individuo está viciada, não é o “eu” que realiza, ou cumpre a norma ética, mas é um terceiro que a impõe ilegalmente. A ética somente ocorrerá quando o individuo aceitar fazer algo, de livre vontade, e não de maneira contrária de seus propósitos, por imposição de uma norma jurídica, do Estado ou mesmo de um terceiro qualquer.

Já a ética profissional, pode ser entendida como um conjunto de condutas técnicas e

sociais exigidas por uma determinada classe aos membros a ela ligados. É agir dentro de sua profissão esquecendo a parte e pensando no alimentando assim um crescimento coletivo. Para toda atividade profissional, existe, ou deveria existir, uma ética aplicada à mesma. Na vida profissional a responsabilidade de ter um comportamento correto aumenta, pois além da individual existe também a responsabilidade social em face de sua atividade profissional que envolve pessoas que dela se beneficiam.

Considerar os Direitos Humanos como um prolongamento da ética significa falar em valores como a dignidade humana, a paz, o direito à vida, a justiça social, o desenvolvimento, a democracia e, porque não dizer, o direito a felicidade. Além disso, a cultura de Direitos Humanos também pressupõe uma discussão em torno de questões como a tolerância, o diálogo, a cidadania, o respeito a diversidade, entre outros.

A todo instante o homem é regulado pelo Direito, nas mínimas atitudes do seu dia-a-dia.

É por isto que o Estado, pelo Direito, nos limites da Constituição, obriga e proíbe. E quando não obriga nem proíbe, juridicamente permite.

Ou seja, nada escapa do controle do Direito.

Neste sentido, o Direito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com