TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos humanos e diversidade cultural

Seminário: Direitos humanos e diversidade cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  Seminário  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 2

"Direitos Humanos e Pluralidade Cultural"

O Contexto de Pluralidade Cultural está associado a convivência pacífica de diferentes etnias culturais. Com a globalização , o elo entre diversos grupos sociais tem se estreitado.Regidos pela Declaração Universal do Direitos Humanos, os países tem o padrão de direitos básicos para sua população.

Nesse contexto de diversidade cultural, vemos cada vez mais exposta, a relação entre povos.A miscigenação está explícita na população brasileira, o que mostra que a atual geração é formada pelos mais diversos tipos de antecedentes : negros,pardos,brancos e etc...A pluralidade cultural é muito presente em nosso dia a dia, é a pluralidade que torna cada ser único e diferente.

Mas como resultado dessa aproximação entre as diferentes culturas, decorrem ações de acepção e não-aceitação do "diferente". Agressões físicas ou verbais, olhares,atos de preconceito em geral, são frequentemente executados, onde há maiores concentrações dessa diversidade.

Na Declaração Universal dos Direitos Humanos considera-se que o fundamento da liberdade, da justiça e da paz se dá por meio do reconhecimento da dignidade humana e de seus direitos inalienáveis.Muito bela é a ideologia do respeito mútuo constatado na Declaração Universal dos Direitos Humanos.Porém, a prática dessa conduta, não condiz com a lei em inúmeras sociedades.Respeitar, e ser respeitado, é um direito humano. Isto não significa aderir aos costumes do outro, concordar com o que ele faz, mas simplesmente respeitá-lo.

Hoje o grande desafio é reconhecer a diversidade como parte inseparável da identidade nacional e conhecer a riqueza representada por essa diversidade cultural que compõe o patrimônio sócio cultural brasileiro, investindo na sua superação de qualquer tipo de discriminação dos grupos que compõe a sociedade.

Os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre e muitos outros. Todos merecem estes direitos, sem discriminação.O Direito Internacional dos Direitos Humanos estabelece as obrigações dos governos de agirem de determinadas maneiras ou de se absterem de certos atos, a fim de promover e proteger os direitos humanos e as liberdades de grupos ou indivíduos. Mas existem pessoas que se privam desse direito, talvez por ignorância e falta de informação e acabam quebrando regras que são essenciais para uma boa convivência.

"Procure sempre evoluir, o mundo precisa dessa evolução. Se as pessoas colecionassem cultura. O mundo poderia ser menos selvagem."

Eduardo Assano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com