TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos humanos ou os princípios e normas das leis dos estados modernos

Resenha: Direitos humanos ou os princípios e normas das leis dos estados modernos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Resenha  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 2

Apesar de muitos direitos já terem sido conquistados, seja através dos direitos humanos ou dos princípios e normas das legislações dos Estados modernos, a concretização plena do texto da lei em prática social regular e acessível a todos apenas será possível através da conquista da cidadania.

Esta conquista é possível através do desenvolvimento da consciência política de cada individuo. Esta consciência deve ser precedida pela certeza de que o cidadão é parte de um todo maior, a comunidade que está inserido, no caso seu município e seu país. Suas ações, positivas ou negativas geram conseqüências em toda sociedade.

Grandes nações caracterizam-se pelo constante aumento da participação popular na política, acompanhando os acontecimentos, iniciando mudanças, e transformações que visem manter o foco do Estado no bem comum. Este aumento depende por um lado dos governos estabelecerem espaços para atuação pública, fóruns, debates, referendos bem como desenvolver uma educação humanística e votada para a formação do cidadão e do eleitor.

Pelo lado da população, não existe mais espaço para a alienação e apatia, o mundo moderno veloz e interligado exige que as pessoas tenham responsabilidade e sensibilidade social para fazer sua parte, ou seja, fazer o que é preciso ser feito, e deixar de fazer o que é prejudicial.

Um dos grande momentos onde o cidadão é convocado a ter papel determinante no futuro são as eleições. O voto é um dos maiores direitos que possuímos e consiste em uma grande conquista da cidadania, porém votar por votar não tem nenhum valor, o voto precisa ser dotado de consciência política.

Consciência política é a capacidade de entender o momento social e governamental com condições de se posicionar de maneira racional e embasada. Ela só pode ser construída a partir do acompanhamento dos fatos atuais e da evolução histórica do tema em questão.

O voto consciente é aquele que se sabe profundamente porque está se votando em determinado candidato, consiste em um processo que se inicia antes das eleições acompanhando a situação do Estado e prossegue após a eleição cobrando dos eleitos o cumprimento de seus projetos. Sendo assim o voto consciente é base para conquista da cidadania, aprender a votar é a lição que, por si só, poderá mudar o Brasil.

Os grandes direitos conquistados no passado são frutos de lutas e reivindicações, mas o trabalho não acabou, a manutenção e ampliações destes direitos dependem de cada um de nós no dia-a-dia para que eles jamais se percam, e continuem em evolução.

A cidadania jamais será um conceito estático, mas algo em constante mutação que se molda de acordo com as necessidades da sociedade, o motor para essas mudanças deve ser o cidadão consciente politicamente, ou seja, consciente de seu papel real.

O maior dever do cidadão é conhecer e reivindicar seus direitos, e o maior direito é ter condições de cumprir seus deveres. A partir desta premissa, bem como, do desenvolvimento da consciência política será possível construir a verdadeira cidadania sem a qual o nossa país jamais será uma nação totalmente desenvolvida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com