TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos humanos prova

Por:   •  8/11/2015  •  Resenha  •  2.359 Palavras (10 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 10

Para o primeiro módulo de estudos, solicito a leitura da Introdução (“Sentido e evolução dos direitos humanos”) do livro A Afirmação Histórica dos Direitos Humanos de autoria de Fábio Konder Comparato, bem como dos artigos jurídicos relacionados ao tema cujos links seguem abaixo, a saber: 
1) COMPARATO, Fábio Konder. A Afirmação Histórica dos Direitos Humanos. 8ª edição.São Paulo: Editora SARAIVA, 2013. ISBN 8535908234; 
2) TRINDADE, José Damião de Lima. ANOTAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA SOCIAL DOS DIREITOS HUMANOS.Disponível em 
acesso em 02 de agosto de 2015. 
3) SILVA, André Ricardo Fonseca da. O homem dos direitos humanos. Jus Navigandi, Teresina, ano 19, n. 3980, 25 maio 2014. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2015. RESUMO: Este artigo tem por finalidade mostrar o desenvolvimento do homem, relacionando desde aspectos biológicos, sociais, religiosos e também aspectos econômicos, na era do mercado global. Para isto, são elencados alguns conceitos dos direitos humanos e também aspectos da nossa realidade social, que, muitas vezes, dificultam a aplicação destes direitos. Foi efetuada uma pesquisa qualitativa, utilizando também o método histórico junto da técnica de pesquisa de revisão bibliográfica. 
4) CASTRO, Marcela Baudel de. A proteção aos direitos humanos no direito brasileiro. Jus Navigandi, Teresina, ano 18, n. 3679, 28 jul. 2015. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2015. Resumo: O presente trabalho tem por objetivo estudar a evolução dos direitos humanos no direito brasileiro. Abordaremos para tanto alguns conceitos básicos em matéria de direitos humanos, ressaltando a importância da diferenciação terminológica entre direitos humanos e direitos fundamentais, bem como as manifestações e os instrumentos de sua efetiva proteção nas Constituições pátrias até a Constituição de 1988..
 

1)“Trajetória dos Direitos Humanos”, 19min49seg, link: https://www.youtube.com/watch?v=Jw2wW-Rh4f4

2)“ A história dos Direitos Humanos”, 09min30seg, link https://www.youtube.com/watch?v=uCnIKEOtbfc (sugestão de um ex-aluno) 

3) "Os trinta artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos” , 20min13seg. lnk https://www.youtube.com/watch?v=tDzOf2-iryY 

Solicito que você acesse o site do STF – Supremo Tribunal Federal e baixe a íntegra do voto do Ministro Relator do RE(Recurso Extraordinário) 592581, Ricardo Lewandowski, “Repercussão Geral”, pois trabalharemos com esse conteúdo em nossas próximas aulas. 
Acesse também a página do STF no Youtube e baixe o vídeo da sessão de julgamento desse Recurso Especial. Nele você poderá assistir a síntese do voto feita pelo Min. Lewandowski e os apartes feitos pelos seus pares no momento do julgamento. 
O assunto tratado nessa ação é de sumo interesse de todos os estudantes e cultores do direito. 

Solicito que você acesse o site do STF – Supremo Tribunal Federal e baixe a íntegra do voto do Ministro Relator do RE(Recurso Extraordinário) 592581, Ricardo Lewandowski, “Repercussão Geral”, pois trabalharemos com esse conteúdo em nossas próximas aulas. 
Acesse também a página do STF no Youtube e baixe o vídeo da sessão de julgamento desse Recurso Extraordinário. Nele você poderá assistir a síntese do voto feita pelo Min. Lewandowski e os apartes feitos pelos seus pares no momento do julgamento.

Eis o link do voto do Ministro Relator da RE 635659 
http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/noticiaNoticiaStf/anexo/RE635659.pdf 
Agradeço ao acadêmico André Amaral por ter enviado a referência.
 

Estudo Dirigido : Exame da Constitucionalidade do artigo 28 da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006), que tipifica como crime o porte de drogas para consumo pessoal

  1. http://www.cedin.com.br/wp-content/uploads/2014/05/Aspectos-Gerais-da-Corte-Internacional-de-Justi_a.pdf 

    2)MARTINS, Hugo Lázaro Marques. Corte Internacional de Justiça: estrutura e atuação na manutenção da paz. Jus Navigandi, Teresina, ano 17, n. 3445, 6 dez. 2012. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2015. 

Quarta-feira, 02 de setembro de 2015 
Ministro Fachin ouve especialistas sobre processo que discute porte de drogas para consumo pessoal 
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), está ouvindo especialistas sobre a questão da descriminalização das drogas, dentre eles, autoridades das áreas médica e jurídica. O ministro pediu vista, no dia 20 de agosto, dos autos do Recurso Extraordinário (RE) 635659, processo que teve repercussão geral reconhecida e no qual se decidirá a descriminalização ou não do porte de drogas para uso pessoal. 
Nesta quarta-feira (2), o ministro debateu o tema com o jurista Luís Filipe Maksoud Greco, especialista em Direito Penal, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com mestrado e doutorado em Direito pela Ludwig Maximilians Universität, de Munique, Alemanha. 
Antes do pedido de vista do ministro Fachin, o relator do processo, Gilmar Mendes, votou pela inconstitucionalidade do artigo 28 da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006), que tipifica como crime o porte de drogas para consumo próprio. O ministro Fachin devolveu o RE 635659 para continuidade do julgamento no último dia 31, cumprindo o prazo regimental de duas sessões ordinárias para pedido de vista, cabendo agora apenas a inclusão da matéria na pauta do Plenário. 

Sugiro a leitura dessa interessante matéria da revista Carta Capital sobre assunto,mais do que atual, relacionado aos nossos estudos de Direitos Humanos e Fundamentais. "Entenda a diferença entre migrante, refugiado e requerente de asilo" 
da Agência:Deutsche Welle — publicado 02/09/2015 01h40, a saber: 

http://www.cartacapital.com.br/internacional/entenda-a-diferenca-entre-migrante-refugiado-e-requerente-de-asilo-2601.htmlInternacional 

Sobre o TPI- Tribunal Penal Internacional sugiro a leitura do artigo 
RICCI, Luciana Rossato. Tribunal Penal Internacional e o ordenamento jurídico brasileiro.Disponível em : 
http://jus.com.br/imprimir/36002/tribunal-penal-internacional-e-o-ordenamento-juridico-brasileiro. Acesso em 08 de setembro 2015. 

Sugiro também o texto publicado pela Universidade Portucalense “Uma Análise ao Julgamento do Caso Lubanga pelo ICC - Das Crianças Soldado à Violência Sexual” redigido por Dinarco Pimentel, em PDF eis o link 
http://repositorio.uportu.pt/jspui/bitstream/11328/644/1/Uma%20analise%20ao%20julgamento%20do%20caso%20Lubanga.pdf 

Aumente seus conhecimentos sobre o assunto assistindo aos vídeos,de aproximadamente 24 minutos cada um. 

Entrevista com a Juiza Sylvia Stenier (Em 17 de setembro 2012) 
https://www.youtube.com/watch?v=3rwxr6C6DXY 
O programa Direito Sem Fronteiras desta semana é especial e entrevista a juíza Sylvia Steiner, a única representante do Brasil no Tribunal Penal Internacional. Steiner integra o tribunal desde o começo e acompanhou de perto a criação e neste ano o pronunciamento da primeira sentença criminal do Tribunal Penal Internacional, que fica em Haia, na Holanda. Em conversa que aconteceu no Salão do Juri do Palácio da Justiça de São Paulo, a juíza deu detalhes de como foi o processo que resultou na condenação do ex-guerrilheiro da República do Congo Thomas Lubanga por crime de guerra. Lubanga recrutou crianças e adolescentes menores de 15 anos para integrar a milícia pegando em armas e sendo escravos sexuais. Sylvia Steiner também avaliou a atuação do TPI e explicou como ele funciona. A juíza brasileira falou do futuro da carreira depois que voltar ao Brasil no início de 2013. 
============================================================ 
Ana Flávia Velloso e Betânia Arifa (Em 14 de julho 2014) 
https://www.youtube.com/watch?v=ClYgS_5swrU 
Sinopse: 
Penas e julgamentos do Tribunal Penal Internacional 
Programação | 14/07/2014 - 18:14 

Em 1998, o Estatuto de Roma estabelecia a criação do Tribunal Penal Internacional (TPI). Recentemente, a Corte condenou mais um acusado: o congolês Germain Katanga, cúmplice em ataque que matou cerca de 200 pessoas na aldeia de Bogoro. Mas, como essas penas são aplicadas? Esse é o tema do Direito sem Fronteiras desta semana. A professora de Direito Internacional Ana Flávia Velloso é uma das entrevistadas do programa. Ela aborda, entre outros aspectos, a competência do TPI para julgamentos. “O Tribunal Penal Internacional julga a responsabilidade individual. Somente indivíduos podem ser levados até lá. Quem julga os Estados é a Corte Internacional de Justiça, que é um órgão das Nações Unidas”.Bethânia Arifa, especialista em Globalização, Justiça e Segurança Humana, ressalta que o TPI não possui uma força policial própria e que, muitas vezes, os acusados estão ligados a altos cargos dentro dos países, o que pode dificultar o cumprimento da pena. “A grande falha nem é atribu ível ao Tribunal em si, mas a Estados que, apesar de assinar o Estatuto e ter consciência de que ali eles teriam que cooperar, acabam não cumprindo com essa obrigação”.
 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com