TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dispensa e Inexigibilidade de Licitação

Por:   •  21/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

1. Dispensa (art. 24) e inexigibilidade (art. 25) licitação

        São exceções ao dever de licitar e ambas constituem hipóteses em que a legislação autoriza a contratação direta. O Administrador não precisa instaurar o processo licitatório, podendo celebrar diretamente o contrato.

        O ato que autoriza a contratação direta tem que ser publicado.

a) Dispensa:

        Artigo 24, tem enumeração taxativa. Só as hipóteses estabelecidas nos incisos do artigo 24 caracterizam licitação dispensável.

        Art 24: as compras e aquisições que não forem superiores a 10% no limite estabelecido no artigo 23 para concorrência, tomada de preços e convite, poderão ser feitas pela contratação direta. Serviços de engenharia e serviços comuns tem valores diferentes.

        Legislador estabeleceu limites quantitativos para a Administração escolha, muito embora não haja discricionariedade.  

        Licitação deserta: casos em que a Administração abre licitação mas não aparece ninguém, não aparece interessados, e não pode ser aberta novamente sem prejuízo para a Administração. Nisso, a administração pode fazer a administração direta, mas tem de seguir as regras e valores estabelecidos no edital e justifique que fazer a licitação irá trazer uma demora que não dá para esperar, um ônus alto. Justifica que não é conveniente para o interesse público fazer nova licitação.

        Quando a Administração diante de uma situação de urgência, emergência, calamidade pública, a Administração pode contratar diretamente. O contrato tem prazo máximo de 180 dias, não podendo ser prorrogado.Ex: chuvas, cidade ficou ilhada, a ponte precisava ser reconstruída. É muito comum se contratar diretamente por dispensa de licitação, quando a situação não é dispensa. Situação de calamidade e de urgência: fato imprevisto, imprevisível que independente da vontade das partes, é inevitável. Tribunais de Contas tem identificado situações que não eram de calamidades e que foram ocasionadas por má administração do gestor. Lei de licitação qualifica condutas como crimes: e uma dela é declarar dispensável licitação quando não é dispensável é crime – artigo 87.

        Outra hipótese de despensa. Quando a Administração foi locatária, não precisa instaurar licitação, desde que justifique que o valor da locação é compatível com o que é feito no mercado.

        Em casos de guerra ou grave perturbação da ordem.

        Tinha possibilidade de dispensa de licitação contratação com o terceiro setor. Foi alvo de diversas críticas. As empresas do terceiro tem um limite maior que 10% para contratar.

b) Inexigibilidade:

        Art 25 há 3 hipóteses. O caput do artigo faz enumeração exemplificativa. Além das 3 hipóteses, outras podem ser enquadradas como inexigibilidade de licitação.

        Não tem como ter licitação, porque não há competição. Na dispensa se a Administração quiser fazer licitação ela pode, na inexigibilidade não. As hipóteses de dispensa são situações que o legislador entendeu que o interesse público autoriza a contratação direta, porque a licitação seria inadequado, seria inconveniente.

        Já na inexigibilidade mesmo que o administrador queira licitar, ele não pode, porque em razão das hipóteses é impossível a competição. Tem de ser ter um atestado de exclusividade.

        Hipóteses:

- Fornecedor único ou exclusivo

- Serviço técnico especializado

        II, artigo 25 remete para o art 6º. Confecção de projeto, serviços de consultoria e auditoria, serviços advocatícios.

        Singularidade do serviço e a singularidade do prestador de serviço. Precisa ter os dois.

        Ex: museu do Oscar. A contratação do Oscar justifica a inexigibilidade, porque nenhum dos arquitetos no Brasil teria como competir de forma igual contra ele. Desigualdade em razão da notoriedade do serviço. Não tem como equiparar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com