TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drogas lícitas E Ilícitas

Casos: Drogas lícitas E Ilícitas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  227 Palavras (1 Páginas)  •  372 Visualizações

Drogas lícitas e ilícitas

O termo droga possui uma aplicação bastante específica. Segundo a definição literal, vê-se que droga é uma substância de uso médico ou terapêutico, ou ainda, aquilo que tem efeito entorpecente, alucinógeno ou excitante, cujo uso pode levar a dependência.

Droga lícita é uma droga cuja produção e uso são permitidos por lei, sendo liberada para comercialização e consumo. São drogas lícitas, por exemplo, as bebidas alcoólicas e o cigarro.

O fato de serem liberadas não significa que não tenham algum tipo de controle governamental. Também não significa que não provoquem algum prejuízo à saúde mental, física e social. Isto dependerá de múltiplos fatores tais como quantidade, qualidade e frequência de uso.

Também são drogas lícitas aquelas de aplicação estritamente médica e terapêutica, tais como: benzodiazepínicos (remédios utilizados para reduzir a ansiedade ou induzir o sono); xaropes (remédios para controlar a tosse e que podem ter substâncias como a codeína, um derivado do ópio); descongestionantes nasais (remédios usados para desobstruir o nariz) os anorexígenos (utilizados para reduzir o apetite e controlar o peso); suplementos alimentares e os anabolizantes (hormônios usados para aumentar a massa muscular).

Drogas ilícitas, que são aquelas danosas à saúde ou ofensivas à moral sendo, portanto, proibidas por lei e reprimidas pelo ordenamento pátrio. Contudo existem as drogas lícitas de uso recreativo como as bebidas alcoólicas, tão prejudiciais à saúde quanto às drogas ilícitas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com