TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doutrinas Economicas

Por:   •  6/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  910 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Graduação em Direito

Trabalho de Economia

Doutrinas Econômicas

Pedro Henrique Guerra Ferreira

-Pesquisa Acadêmica com intuito de definir as doutrinas da economia.

.

Pedro Henrique Guerra Ferreira

Matrícula 577641

Direito/1º. Período/Noite

Belo Horizonte

08/08/2016

Economia Clássica

A Economia Clássica também denominada com Escola Clássica tem seus principais autores que são: Smith, Ricardo, Malthus, Say, Sismondi e Mill. A metodologia dos autores se baseia na reflexão sobre a formação de distribuição de riquezas.

Metodologia com que indicam os pensamentos econômicos dos autores da economia clássica;

  • Ricardo e Malthus discutem sobre a renda da terra no contexto das guerras napoleónicas.( Fernández,Sonia)
  • Revolução francesa. Malthus estarão na contramão.( Fernánde, Sonia)
  • Começam as revoluções de operários na contramão das máquinas porque eliminavam postos de trabalho.( Fernández, Sonia)

Adam Smith baseia- se nos seguintes pontos:

  • Progresso Económico.
  • A melhor educação
  • A Teoria de valor de Adam Smith 
  • A Teoria da Repartição do Rendimento

Adam Smith defende que o rendimento é a soma dos Salários com os Lucros e as Rendas.

Rendimento = Salários + Lucros + Rendas, segundo (AUTOR DESCONHECIDO).

        David Ricardo nasceu na cidade de Londres no dia 18 ou 19 de abril do ano de 1772,
Para Ricardo o valor era considerado como a quantidade de trabalho necessária à produção do bem, contudo não dependia da quantidade excessiva, mas sim do maior ou menor grau de dificuldade na sua produção. Sua afirmação demanda então o preço do produto final.

Sua principal contribuição foi ha ideia do princípio do rendimento decrescente, devido ha renda das terras. Tentou deduzir uma teoria do valor monetário a partir do esforço da aplicação do trabalho.
Outra contribuição foi a Lei do Custo Comparativo, que demonstrava os benefícios causados de uma especialização internacional na composição das commodities do comércio internacional. Isso ocasionou o  argumento mais importante da Inglaterra sobre o livre comércio, exercido pela Inglaterra por todo século XIX, Importando matérias primas e exportando manufaturas.

A teoria criada por Tomas Robert Malthus acreditava que o crescimento demográfico iria ultrapassar a capacidade produtiva da terra gerando fome e miséria. Segundo Malthus a única solução seria os controles de natalidade, tendo em vista a proibição de terem filhos em países mais pobres, e o aumento do preço sobre o alimento ocasionando a morte por fome dos mais pobres.

Economia neoclássica

Economia neoclássica é uma expressão utilizada para identificar diversos pensamentos econômico que estudam a formação dos preços. A produção e que define a renda através do mecanismo de oferta e demanda dos mercados, os dois movimentos que mais se destacaram da época são Marxismo e o Keynesianismo.

        “Karl Max formulou seu pensamento baseado na realidade social da sua época, que era de um grande avanço técnico e aumento do controle sobre natureza pelo homem, mas por outro lado, a classe trabalhadora sofria mais opressão e ficava cada vez mais pobre. Sua doutrina partiu do estudo dos economistas ingleses Adam Smith e David Ricardo e da filosofia de Hegel”. (RUBÃO). A sua teoria mais conhecida é a “Mais Valia” onde se emprega como base a seguinte afirmação: que a força do trabalho era transformada em mercadoria, o valor de força de trabalho corresponde ao Socialmente necessário.

        A doutrina econômica Keynesiana defendia a ideia de que o desenvolvimento econômico de uma nação estaria comungado a um princípio de não intervenção do Estado na economia. A defesa do keynesianismo diz a necessidade do Estado em buscar formas para se conter o desequilíbrio da economia. Entre outras medidas, os governos deveriam aplicar grandes quantidades de capital na realização de investimentos que aquecessem a economia de modo geral. Paralelamente, era de fundamental importância que o governo também concedesse linhas de crédito ao baixo custo, garantido a realização de investimentos do setor privado, segundo Rainer Souza.

Economia Novo-Clássicos

Hoje em dia vemos como grade de discursão econômica três tipos de economia sendo: Socialista, Comunista e Capitalista, tais economias poderíamos abrir um dialogo enorme de discursão, mas a intuito é apenas apresentar os três tipos de economia com bastante objetividade em um paragrafo para cada sistema.

Numa sociedade socialista, todos os meios de produção pertencem ao Estado. O Governo decide o que ser produzido, como deve ser produzido e aloca a cada indivíduo uma parte dos bens de consumo, tendo com inspiração karl Marx, segundo Rafaelle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (136.9 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com