TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doze jurados

Resenha: Doze jurados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  Resenha  •  2.277 Palavras (10 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 10

Doze jurados devem decidir se um jovem é culpado ou não de um assassinato, sob pena de morte. Onze têm plena certeza de que ele é culpado, enquanto um (jurado número 8) não acredita em sua inocência, mas também não o acha culpado e isto faz com que tenha dúvidas sobre sua escolha, pois está lidando com a vida de um jovem de dezoito anos, que poderá morrer se ele fizer a escolha errada. Diante disso, o debate se instaura entre os doze jurados. Questionado pelos demais jurados sobre o voto pela inocência do réu, o jurado número 8 começa a explicar quais são os pontos duvidosos que o impedem de votar pela condenação. A argumentação desse jurado é pautada na lógica e na razão e acaba por abalar a certeza dos demais componentes do júri. Esse filme demonstra a superioridade da razão diante de concepções fundadas nas crenças, nos pré-conceitos ou costumes.

12 Homens e Uma Sentença" é um filme de suspense e forte. Onze jurados estão convencidos que o réu é culpado e um tem dúvida sobre sua culpa. Eles julgam um rapaz de 18 anos acusado de ter assassinado seu pai com um canivete que disseram no tribunal ser muito incomum.

Este rapaz foi criado num cortiço e sempre foi maltratado pel12 Homens e Uma Sentença-Evidências e argumentoso pai que batia nele com socos. Ficou órfão de mãe quando ainda era pequeno e passou 1 ano e meio num orfanato porque seu pai foi preso por estelionato. Aos 10 anos ele foi para o juizado de menores por ter jogado uma pedra na professora, aos 15 anos foi para um reformatório porque roubou um carro e foi pego duas vezes brigando com faca. Diziam que ele era muito habilidoso com facas. O rapaz admitiu ter comprado um canivete na noite do crime. Disse também que estava no cinema na hora provável do crime, mas não lembrava dos nomes dos filmes que viu e nem dos atores. Uma vizinha que mora em frente, do outro lado dos trilhos do trem que passa em frente ao seu apartamento diz que viu, pelas janelas dos dois últimos vagões do trem que passava com as luzes apagadas, quando ele esfaqueou o pai, e após dar um grito, chamou a polícia. Um vizinho, senhor idoso que teve um derrame e ficou com a perna esquerda com dificuldades de movimento e que mora no andar de baixo do apartamento do acusado, diz que ouviu o rapaz gritar para o pai que o mataria e viu, após ouvir o barulho do corpo caindo, o rapaz fugindo pelas escadas.

O filme se passa, com exceção dos três primeiros minutos, dentro de uma pequena sala sufocante, sem conforto, e num dia muito quente. Os jurados tem seus conflitos psicológicos pessoais, seus preconceitos, seus compromissos e suas vontades colocados à prova pois têm que debater o caso porque se considerarem o rapaz culpado, eles será sumariamente condenado a morte. O juíz avisa que todos os jurados têm que concordarem com a decisão, ou seja, terão que votar igual, seja culpado ou inocente.

Características dos jurados:

*Jurado nº 1- Era o relator que aparentava não estar interessado no caso.

*Jurado nº 2- Homem que estava participando pela primeiro vez de um júri, parecia indeciso sobre o caso.

*Jurado nº 3- Era um homem que havia brigado com seu filho há 2 anos e que desde a briga não o viu mais. Demonstrava muita raiva ao se referir ao réu e era agressivo ao falar.

*Jurado nº 4- Era um corretor da bolsa de valores, homem sério e que não suava.

*Jurado nº 5- Homem de aparência e comportamento simples, se criou num cortiço.

*Jurado nº 6- Homem simples, respeitoso com os idosos e que trabalhou pintando um apartamento bem próximo dos trilhos dos trens.

*Jurado nº 7- Homem que comprou ingressos para um jogo e estava interessado em julgar rapidamente para poder ir assisti-lo, caminhava pela sala demonstrando muita impaciência.

*Jurado nº 8- O homem que não acreditava na culpa do rapaz, era muito pensativo e ouvia todos com muita atenção e interesse.

*Jurado nº 9- Homem muito idoso que ouve com atenção os debates e que não é respeitado por um ou outro jurado quando pede a palavra.

*Jurado nº 10- Homem dono de oficinas, gripado, queria julgar rápido o rapaz para cuidar dos seus negócios, era preconceituoso com as pessoas que viviam em cortiços ou na pobreza.

*Jurado nº11- Homem sério e calado era relojoeiro.

*Jurado nº 12- Aparentemente o homem mais jovem de todos, era publicitário e não demonstrava interesse pelos debates sobre o caso.

Evidência = provas, certeza manifesta. Argumento = raciocínio de onde se tira a respectiva conclusão

Evidência:

Vizinho de baixo ouviu ameaça, o corpo caindo e viu o rapaz fugindo.

Um dos jurados diz que o vizinho de baixo do apartamento do acusado falou que ouviu o filho gritar que mataria o pai, depois ouviu o barulho do corpo caindo. Diz também que ele correu até a porta e viu o rapaz fugindo pelas escadas.

Argumento:

O trem passou no instante em que o vizinho diz ter ouvido a ameaça.

O rapaz não iria fazer uma ameaça e matar em seguida sabendo que os vizinhos poderiam ouvi-lo e chamar a polícia.

Um jurado simulou e cronometrou o percurso que o vizinho, que tinha um problema na perna devido a um derrame, deveria ter percorrido da cama até as escadas e todos concordaram que dificilmente ele chegaria as escadas a tempo de ver o rapaz fugindo.

O vizinho era velho, sozinho e talvez quisesse que o seu depoimento fosse finalmente o momento mais importante de sua vida sem expressão, pois estaria sendo ouvido e levado a sério pelos jurados e todo o tribunal ali reunido.

A vizinha da frente disse que viu o assassinato pelas duas últimas janelas do trem que passava naquele momento. Os jurados concordaram que um trem leva em torno de 10 segundos para passar por um ponto e que seu barulho é muito intenso, portanto o velho não poderia ouvir a ameaça porque naquele momento o trem passava em frente ao seu apartamento.

Um jurado diz que não acredita que o rapaz fosse gritar que mataria o pai e em seguida fizesse isto, pois correria o risco de ser ouvido por outras pessoas que chamariam a polícia.

Um dos jurados, o mais velho, chama a atenção para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com