TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ED-POLITICAS PÚBLICAS

Por:   •  20/9/2016  •  Dissertação  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

Zika Vírus - Lidando com o novo

O Zika é uma infecção causada por vírus transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Apesar de ser algo novo para a população, o vírus Zika é antigo, tendo sido registrado como visto pela primeira vez em 1947 na Uganda, em macacos na floresta Zika. E encontrado em humanos no ano 1954na Nigéria.

No Brasil, a primeira aparição foi em Abril de 2015. O assunto Zika vírus virou febre nas redes sociais e na imprensa. Devido a grande proliferação do mosquito, a ausência de conscientização populacional e a falta de recurso para combatê-lo, o mosquito virou o principal vilão para a sociedade.

O Zika se tornou tão assustador, que uma simples gripe ou uma virose já deixava a pessoa preocupada, achando que estava infectada. A divulgação inadequada do surto da Zika, foi o grande causador do pânico populacional.

Quem estivesse sentindo sintomas como: dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos, poderia estar infectado com Zika.E era primordial que procura-se um médico.

Como a transmissão do vírus é feita através da picada de um mosquito Aedes aegypti infectado com Zica, foi recomendado que as pessoas usassem repelente diariamente, a fim de evitar que fossem picadas. Essa recomendação foi feita principalmente para as gravidas, pois o seu embrião corria o risco de desenvolver a microcefalia. As mesmas, foi orientadas que colocasse telas em suas janelas e usassem roupas compridas,para evitar que fossem picadas. Uma vez confirmada a zika, a gravidez e o desenvolvimento do bebê deveriam ser acompanhados com um cuidado especial pelos médicos.

Para não criar um pânico maior, e na tentativa de solucionar o problema, medidas de conscientização invadiram as escolas e os meios de comunicação. Projetos e mutirões foram criados para fazer limpezas de foco do mosquito, até que a vacina contra o vírus seja criada.

É imprescindível que continuemos a combater o Zika Vírus, e continuar usando os pequenos recursos que nos restam para evitar ser picado. Pois até que a vacina seja criada podemos impedir que esse Vírus avance ainda mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com