TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS DEMOCRACIA NA EDUCAÇÃO

Projeto de pesquisa: EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS DEMOCRACIA NA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.069 Palavras (13 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE CASTRO ALVES

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ROBERTA OLIVEIRA

PROJETO DE PESQUISA

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS

DEMOCRACIA NA EDUCAÇÃO

SALVADOR

2013

JONEDSON SOUZA

PROJETO DE PESQUISA

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS

DEMOCRACIA NA EDUCAÇÃO

Projeto de pesquisa apresentado a Faculdade Castro Alves, como requisito parcial de avaliação da disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa II do curso de Bacharelado em Administração.

ORIENTAÇÃO: Profa. Karol Almeida.

SALVADOR

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2 OBJETO DA PESQUISA 4

2.1 TEMA 4

2.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA 4

2.3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 4

3. JUSTIFICATIVA 4

4. OBJETIVOS DA PESQUISA 5

4.1 OBJETIVO GERAL 5

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5

5. REFERENCIAL TEÓRICO 5

5.1 DEMOCRACIA NA EDUCAÇÃO 5

5.2 ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 7

6. METODOLOGIA 8

6.1 MÉTODO DA PESQUISA 9

6.2 TÉCNICAS DE PESQUISA 9

6.3 DELIMITAÇÃO DO UNIVERSO 9

7.0 RECURSOS 9

8.0 CRONOGRAMA 10

9.0 REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

O projeto busca fazer um estudo referente à educação e direitos humanos, refletindo as dificuldades dos alunos em ultrapassar a fronteira que rege o ensino médio para ingresso a faculdade. Contempla a importância da família e da sociedade em apoiar de forma democrática as escolas públicas propondo condições favoráveis de ensino.

A pesquisa está dividida da seguinte forma: Analisa através de embasamento teórico a importância da fundamentação da educação em torna-la igualitária e dinâmica, alerta que um dos maiores desafios para educar pessoas menos favorecidas, começa na própria família.

Trata a questão do desinteresse dos jovens em buscar conhecimento e agregar valores que os levem a um futuro promissor, não isentando a responsabilidade do governo em dar condições seguras, confortáveis de ensino para alunos e profissionais do ensino.

Aborda com franqueza as mudanças obtidas através dos anos na sociedade que por anos a fio em manifestações, lutaram e conseguiram expressíveis conquistas. Uma delas foi à instituição da Constituição Federativa do Brasil, que assegura os direitos sociais e individuais, e o desenvolvimento humano.

Como problemática para o projeto foi pesquisada a Escola Técnica Estadual Luiz Navarro de Britto, através de informações fornecidas por um membro da equipe que vivenciou períodos de mudanças que degradou o formato do ensino.

Dessa forma o que discorre em toda a pesquisa é a importância de resgatar valores familiares, éticos, políticos e morais numa sociedade desacreditada e alienada ao capitalismo, que sobrevive os reflexos de uma administração pública e defasada, que somente visa o capital e não a grandeza em que a educação proporciona em benefício à nação.

2 OBJETOS DA PESQUISA

2.1 TEMA

• Educação e Direitos Humanos

2.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

• Os desafios enfrentados pelos alunos da Escola Técnica Estadual Professor Luis Navarro de Brito em ingressar nas universidades públicas de Salvador.

2.4 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

• O que dificulta o ingresso dos alunos da Escola Técnica Estadual Professor Luis Navarro de Brito¬ nas universidades públicas de Salvador?

3 JUSTIFICATIVA

Ao longo dos anos a educação vem se tornando um desafio na vida de muitas famílias brasileiras, seja por fatores sociais como desemprego, ou pela má distribuição dos recursos na administração pública, ou por fatores culturais movidos pelo desinteresse da maioria dos alunos em fundamentar a real importância da educação.

Movidos pelo capitalismo em meio a uma sociedade consumista. Educar ou obter boa educação converte-se em pagar para dispor de boa escola, degradando o direito constitucional de 1988, disposto no artigo Art. 205 da Constituição Federativa Brasileira que defende que a “educação é um direito de todos e um dever do estado e da família”.

Na cidade de Salvador não difere, e acaba por desestimular toda à rede de ensino. Quando há pouco investimento por parte do governo em educação, o corpo educacional se sente desmotivado e como consequência, dificulta o ingresso dos alunos nas universidades públicas, cujas vagas são ocupadas por estudantes oriundos de escolas particulares.

A Escola Técnica Estadual Luiz Navarro de Britto, fundada em 1981, situada na Rua do Vale do Queimadinho, SN - Lapinha, Salvador – BA, bairro periférico, é um exemplo desse descaso.

Em meio às dificuldades encontradas no bairro, a escola era uma referência por aderir o ensino técnico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com