TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTREVISTA COM JOSÉ CELSO DE MELLO FILHO

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

ENTREVISTA COM JOSÉ CELSO DE MELLO FILHO:

José Celso de Mello Filho é o ministro do Supremo Tribunal Federal e defende o ativismo judicial. Ele defende o papel constituinte do Supremo na sua função de reelaborar e reintegrar continuamente a Constituição. Isso permite ao tribunal atualizar e ajustar a nossa Constituição devido às mudanças das exigências sociais.

Celso de Mello é um defensor da liberdade de expressão e dos direitos fundamentais e é contra o uso compulsivo dai Medidas Provisórias por parte do presidente da República.

Ele diz que a consciência hoje do STF é de suma importância no seu papel constitucional e que desenvolveu uma jurisprudência que permite atuar como força moderadora entre os poderes da República.

Celso diz também que o STF desempenha um papel de equilíbrio e harmonia destinada a compor os conflitos institucionais que surgem não apenas entre o Executivo e o Legislativo , mas também entre esses poderes e os próprios juízes e tribunais.

Esse déficit de qualidade jurídica no processo de produção normativa do Estado brasileiro, em suas diversas instâncias decisórias, é preocupante porque afeta a harmonia da Federação e rompe o equilíbrio e compromete os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos. Celso diz também que o STF desempenha um papel de grande importância no processo institucional, estimulando-o à pratica do ativismo judicial.

Existe um longo caminho a percorrer para que a Constituição brasileira possa efetivamente desenvolver-se em toda sua integralidade e viabilizar a consecução dos objetivos que dela são esperados.

Celso de Mello concorda que o ativismo judicial é um fenômeno mais recente na experiencia jurisprudencial do STF. Por isso ele ainda sofre algumas resistências culturais e até mesmo ideológicas.

O Supremo Tribunal Federal busca revelar-se fiel ao mandato que os fundadores da Republica lhe outorgaram . É preciso agir com cautela para que o STF, ao desempenhar as suas funções, não incorra no vicio gravíssimo da usurpação de poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com