TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXECUÇÃO DE ALIMENTOS MODELO NOVO CPC

Por:   •  25/3/2017  •  Dissertação  •  3.026 Palavras (13 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 13

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DE FAMÍLIA, INFÂNCIA E JUVENTUDE DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA-FORO REGIONAL DE CAMPO LARGO-PR.

FABIO LIMA DE OLIVEIRA, brasileiro, convivente, portador do RG n° 10.415.453-0, Carteira de Trabalho e previdência Social n° 3189950 – 0040 – PR e PIS/PASEP n°129.07768.53-2, residente e domiciliado na Avenida dos Expedicionários n°44, quadra 6, Bom Jesus, neste Município e Comarca, por sua ADVOGADA DATIVA devidamente nomeada, com escritório profissional na Rua Vereador João Augusto de Almeida Barbosa nº 321, Vila Otto, nesta cidade onde recebe notificações e intimações, comparece perante Vossa Excelência, com na Lei 8.069/90- Estatuto da Criança e do Adolescente; artigo 1583 e 1584 do Código Civil e artigo 693 e seguintes do Novo Código de Processo Civil, nos argumentos de fato e de direito a seguir aduzidos, para propor:

AÇÃO DE GUARDA COMPARTILHADA CUMULADA COM ALIMENTOS E REGULAMENTAÇÃO DE VISITAS COM PEDIDO DE TUTELA DE URGÊNCIA.

 Em face de FABIO LIMA DE OLIVEIRA FILHO E FERNANDO STACOVIAKI DE OLIVEIRA, menores impúberes, neste ato representados por sua genitora DAYANE APARECIDA DE OLIVEIRA, brasileira, solteira, do lar, demais dados desconhecidos pelo autor, residente e domiciliada na Rua das Acácias n°262, Jardim das Acácias, Campo Largo –PR.

DO BENEFÍCIO DA JUSTIÇA GRATUITA

O Requerente é pobre na acepção jurídica do termo, e bem por isto não possui condições de arcar com os encargos decorrentes do processo sem prejuízo de seu sustento e de sua família, conforme termo de nomeação em anexo.

Desta forma, requer os benefícios da justiça gratuita, preceituados no artigo 5.º, LXXIV da Carta Magna e do Art. 4º da Lei 1.060/50, cumulado com o artigo 98 §1°, do Novo Código de Processo Civil.

  1. FATOS

O requerente conviveu maritalmente com a requerida e desta união nasceram Fabio Lima de Oliveira Filho, hoje com 6 anos de idade; e Fernando Stacoviaki de Oliveira, hoje com 3 anos de idade.

Acordaram que a genitora levaria os filhos até a casa da avó paterna para o genitor ver, contudo a requerida não está mais permitindo tal contato.

Nada obstante, requerente e requerida decidiram colocar um fim na relação entre ambos, de tal sorte que se faz imprescindível regularizar questões referentes aos filhos em comum, no que diz respeito à guarda, alimentos, bem como, regulamentação de visitas, motivo pelo qual o requerente propõe a presente Ação.

A REQUERIDA TAMBÉM SE NEGA A FORNECER CÓPIA DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO DOS FILHOS.

II - GUARDA

A requerida exerce a guarda unilateral de fato, contudo não podemos deixar permanecer assim, tendo em vista que o genitor também nutre a vontade de ter a guarda de seus filhos, bem como, tem condições financeiras, moradia e sua atual esposa também pode ajudar na criação.

Nesta forma especial que hoje é a regra, os menores manterão os laços constantes com o pai e a mãe, em razão de localização especial da residência de ambos, tal medida viabiliza que as crianças tenham contato com ambos os genitores, conciliando os diferentes núcleos familiares. Submete-se o sistema jurídico ao princípio do melhor interesse da criança.

O Art. 1.583.  A guarda será unilateral ou compartilhada. § 1o  Compreende-se por guarda unilateral a atribuída a um só dos genitores ou a alguém que o substitua (art. 1.584, § 5o) e, por guarda compartilhada a responsabilização conjunta e o exercício de direitos e deveres do pai e da mãe que não vivam sob o mesmo teto, concernentes ao poder familiar dos filhos comuns. (Incluído pela Lei nº 11.698, de 2008). § 3º Na guarda compartilhada, a cidade considerada base de moradia dos filhos será aquela que melhor atender aos interesses dos filhos.

No artigo 1.584.  A guarda, unilateral ou compartilhada, poderá ser:    I – requerida, por consenso, pelo pai e pela mãe, ou por qualquer deles, em ação autônoma de separação, de divórcio, de dissolução de união estável ou em medida cautelar; II – decretada pelo juiz, em atenção a necessidades específicas do filho, ou em razão da distribuição de tempo necessário ao convívio deste com o pai e com a mãe.  § 1o Na audiência de conciliação, o juiz informará ao pai e à mãe o significado da guarda compartilhada, a sua importância, a similitude de deveres e direitos atribuídos aos genitores e as sanções pelo descumprimento de suas cláusulas. § 2o Quando não houver acordo entre a mãe e o pai quanto à guarda do filho, encontrando-se ambos os genitores aptos a exercer o poder familiar, será aplicada a guarda compartilhada, salvo se um dos genitores declarar ao magistrado que não deseja a guarda do menor. (Grifo nosso)

O autor está novamente casado, e possui outro filho com a atual companheira. O autor trabalha no período da manhã no mercadinho da família de sua companheira, e a noite possui uma barraca de espetinhos, tendo uma renda média de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais).

Isto não significa necessariamente que a criança passe metade da semana com um, ou com outro genitor. Cada família deverá encontrar um esquema onde será proporcionado a criança a manutenção dos laços parentais e uma convivência cotidiana com os dois genitores, imprescindível para a formação desta criança.

Estudos psicológicos e sociais concluem que a criança necessita, para ter uma saudável formação, ter um contato que lhe proporcione situações da vida cotidiana com os dois genitores, o que não é conseguido com a tradicional tendência de ser atribuído a um dos genitores, a companhia do filho somente em finais de semanas alternados.

Deixando claro que os pais romperam uma relação conjugal, mas quanto aos filhos nada mudou, nada foi rompido e devemos a todo custo manter os laços parentais da criança com os dois genitores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (364.8 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com