TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE

Por:   •  29/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.950 Palavras (20 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 20

FACI WYDEN

BRUNA KAROLINA RAMOS DOS SANTOS.

GABRIEL VICTOR JUCÁ RIBEIRO

EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE

BELÉM-PA

2018

BRUNA KAROLINA RAMOS DOS SANTOS

GABRIEL VICTOR JUCÁ RIBEIRO

EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE

Trabalho destinado ao professor Luis Cunha da matéria Direito penal pelos alunos do curso de Direito do 3 período vespertino.

BELÉM-PA

2018

CAUSAS EXTINTIVAS DE PUNIBILIDADE

Conceito: a extinção de punibilidade é a perda do direito do estado de punir o agente do fato típico e ilícito, logo a perda do direito será indispensável de sua sanção penal.

As causas extintivas da punibilidade são aquelas prevista no artigo 107 do código penal.

Hipóteses de incidência

  • Pela morte do agente:

É impossível punir o criminoso em função da sua morte, ou seja, o juiz terá de ter posse da certidão do óbito que irá decretar a extinção da punibilidade.

Em outros casos, ocorre do agente forjar a sua própria morte, e emitir certidão falsa para se livrar da sua condenação. Mas o que acontece, após o juiz decretar a extinção da punibilidade, faz que o processo transite em julgado. Porém pela emissão do documento falso, não poderá destituir a coisa julgada através da revisão criminal, por conta que, que só poderá ser realizada se a sentença for condenatória. Mas, pela jurisprudência o agente não responderá pelo crime punível, pois foi extinta. Logo, responderá pelo crime de falsidade.

  • Pela anistia, graça ou indulto:

A anistia, ocorre quando uma lei apaga o crime e seus efeitos, sendo de benefício para todas as pessoas que tenham praticado o crime;

A Graça, é quando a perdão da pena do condenado, no qual se destina um ou mais condenados, desde que individualizados. Sendo o motivo podendo ser por incidência;

Indulto, é quando o presidente da república concede o perdão da pena, quando os sentenciados cumprem pena privativa de liberdade, sendo enquadrados nas hipóteses previstas no decreto.

Portanto, a anistia, graça, e indulto envolvem-se nas formas mais antigas da extinção de punibilidade. Ressaltando que o direito positivo brasileiro não estabeleceu uma distinção entre indulto e graça de forma restrita.

  • Abolitio criminis é um fato atípico, sendo então a descriminalização da conduta considerada, mesmo que, aniquile seus efeitos antes ou depois da condenação, ou seja, sendo então retroativa;
  • Pela retroatividade de lei que não mais considera o fato como criminoso;

É quando a lei posterior deixa de afirmar o fato como criminoso. Logo, se a lei posterior extinguir o tipo penal, incidirá e tornará extinta sua punibilidade de todos os autores a conduta, mas antes sendo tida por delituosa.

  • Pela prescrição, decadência ou perempção;

Prescrição, é a perda do direito de punir através do estado, no período de tempo determinado pela lei;

Decadência, é quando somente ocorre em crimes de ação penal de iniciativa privada e nos crimes que a ação penal é de iniciativa pública sendo condicionada à representação, portanto a decadência é a perda do direito onde a vítima oferece sua queixa tendo o ato de transcorrer do prazo decadencial de 6 meses.

Perempção, é quando ocorre a sanção de perda do direito de ir adiante com ação imposto ao autor da ação penal iniciativa privada seja por abandonar ou a inercia da movimentação no processor por 30 dias. Sendo, pela morte do reivindicado, por não comparecer sem dar justificava aos atos processuais, por não ratificar o pedido de condenação na alegação final, ou a extinção da pessoa jurídica, sem o sucessor.

  • Pela renúncia do direito de queixa ou pelo perdão aceito, nos crimes de ação privada;

Especificamente, pôr à disposição do perdão pelo estado ao réu, ou seja, o juiz deixará de aplicar a sua pena, sendo que reconhece a pratica de infração penal. Logo, esse tipo de pratica só poderá ser aplicada mediante as hipóteses expressamente previstas em lei nos artigos 107, IX e 120 do código penal.

  • Pela retratação do agente, nos casos em que a lei a admite;

É quando o crime pelo agente praticado deu início a um erro ou pela ausência de verdade, como difamação ou calúnia. Caso, o agente confirme os fatos imputados á vitima seja contido erro sendo falso terá o agente de ser retratado.

  • Pelo perdão judicial, nos casos previstos em lei.

O juiz analisa as circunstancias presentes nos casos previstos em lei, e deixa de aplicar a pena. Entretanto, não pode negar quando a aplicação do perdão judicial, no caso o agente terá o direito público subjetivo para seu benéfico. Logo, o perdão judicial, é o juiz que deixará de aplicar a pena, independentemente ação, nos casos permitidos em lei. Para diferenciar-se do perdão do ofendido, depende de sua aceitação, sendo réu. Para seus efeitos enquanto o perdão judicial é da vontade do réu. Vale ressaltar que somente o juiz poderá deixar de aplicar a pena nos casos previstos na lei.  

  • Fundamentos legais

Morte do agente, tem a sua previsão legal no artigo 107, I do CP e no artigo 62 do CPP. Nesse caso entende-se que a morte extingue tudo. Exceto exigir ressarcimento do dano. Conforme o artigo 63 do CPP, na esfera cível, observando o princípio da pessoalidade da pena os mesmos não poderão herdar, pois os mesmos irão arcar com os prejuízos causados até então os limites da herança. Logo, é exclusivamente necessário apresentar a certidão de óbito, como previsto no artigo 62 do cpp, sendo no caso da morte do acusado o juiz ver a certidão de óbito, após ouvido do ministério público, que o juiz Ira declarar a extinta punibilidade. Em caso de morte presumida prevista na lei 10.406/2002, em seu art. 7°, como acidente, se for provável que a morte de quem estava em perigo de vida, se alguma pessoa, ou feito por prisioneiro ou qualquer outro ato, nesse caso, só irá considerar a morte presumida após esgotar-se todas as formas de buscas, devendo a sentença fixar a então data do provável falecimento. Outro fato, no caso quando o agente forja a sua própria morte, como juiz decretou a extinção de sua punibilidade o processo transitará em julgado. Porém, conforme pela jurisprudência o agente não irá responder pelo crime punível, pois foi extinta. Mas que responderá pelo crime do documento falso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (183.9 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com