TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeito da falencia nas pessoas fisicas

Por:   •  3/5/2016  •  Monografia  •  4.510 Palavras (19 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 19

EFEITOS DA DECRETAÇÃO

 DA

FALÊNCIA SOBRE AS PESSOAS

SOBRENOME, Nome. Título. Número de folhas. Nome da Universidade. Cidade, ano.

RESUMO

O presente trabalho concentra sua investigação na preocupação econômica e jurídica que a falência tem exercido, atualmente. Cada vez mais é possível notar como essa questão tem afetado as instituições financeiras e como sua prevalência torna-se acentuadamente mais recorrente. Coube, aqui, investigar os efeitos da declaração de falência, cujo foco direcionou-se ao estudo dos direitos e deveres do falido, além das penalidades aplicadas. Para aprofundar tais conhecimentos, foi necessário buscar as fontes relacionadas ao Direito Falimentar, em especial, a matéria jurídica que regulamenta os regimes de insolvência ou crise econômica, seja de empresário individual ou de sociedade empresarial.

PALAVRAS-CHAVE: Falência; restrições de direitos; remuneração do falido.


SOBRENOME, Nome. Título. Nome da Universidade. Cidade, ano.

ABSTRACT

KEYWORDS:.


SUMÁRIO

I.        INTRODUÇÃO        

1.1.        Objetivos        

1.1.1.        Objetivo geral        

1.1.2.        Objetivos específicos        

II.        REFERENCIAL TEÓRICO        

2.1.        Noções gerais de inadimplência        

2.2.        Direito falimentar        

2.3.        Conceituação de falência        

2.4.        Direitos e deveres do falido        

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO
  1. Objetivos

Os objetivos deste trabalho são divididos em duas etapas: 1) O objetivo geral, que demonstra o objetivo final em que o trabalho está sendo destinado, e 2) os objetivos específicos que delimitam os desígnios seguidos em cada etapa pertinente à construção deste estudo.

  1. Objetivo geral

O presente estudo se propôs a analisar, dentro do cenário econômico atual, os aspectos dos efeitos da falência sobre as pessoas, com suas repercussões, penalidades, deveres do falido, inabilitação e habilitação.

  1. Objetivos específicos
  • Discutir as noções gerais do conceito de inadimplência;
  • Contextualizar acerca dos princípios do Direito Falimentar;
  • Conceituar e compreender as definições de falência;
  • Averiguar os direitos e deveres do falido.


  1. REFERENCIAL TEÓRICO
  1. Noções gerais de inadimplência

O presente tópico tem a pretensão de oferecer uma breve introdução à noção de inadimplência e a situação atual no país, para tecer um pano de fundo que ilustra a situação brasileira, para, em seguida, evoluir a discussão acerca do instituto da falência.

No Brasil, tornou-se necessário encontrar uma metodologia que mensurasse a incidência da inadimplência na economia brasileira, ou nos setores de atividades, a considerar as singularidades respectivas a este fenômeno, bem como a maneira com que se reconhece e registra nos bancos de dados das instituições especializadas em informações de crédito dados relacionados à situação da inadimplência em um período determinado.

A palavra inadimplência é um verbo recente na língua portuguesa e também no vocabulário da sociedade brasileira. Não se sabe quando que ela começou a se tornar popular no Brasil, mas ela parece ter chegado ao consumidor após o Plano Real (1994), quando foi registrado um aumento no volume de créditos e também um grande crescimento da inadimplência. A palavra inadimplência tem o significado de falta de cumprimento de uma obrigação. Há uma falta de consenso pelo uso da palavra inadimplente e insolvência por partes de institutos públicos e privados do mercado de financiamento, mas as seguintes definições são mais utilizadas com o objetivo de uniformizar suas formulações e sua utilização no mercado, conforme aponta Bonetti (2006):

  • Insolvência: não cumprir os compromissos financeiros que foram assumidos por um período de três meses a partir do prazo acordado ou ausência de cumprimento;
  • Inadimplência: atrasar o pagamento com a regularização deste mesmo em um período máximo de três meses.

Para que a inadimplência ocorra, é preciso que a economia observada disponibilize crédito, em virtude de que, em uma economia sem crédito, os contratos mercantis, como a compra e venda de mercadorias, ou de prestação de serviços, seriam todos realizados mediante pagamento à vista e em papel-moeda, sem a possibilidade de efetuação de contratos financeiros, tais como os empréstimos, financiamentos e títulos de dívida.

A atividade bancária vem se tornando importante para o setor financeiro desde os anos 2000. Uma grande queda no mercado de ações e um aumento recorde na inadimplência corporativa que teve seu início em 2000, acabaram por contrastar um negócio varejista saudável, gerando, desse modo, ganhos estáveis que ajudaram a manter os bancos universais de fora dos relatórios das grandes perdas. De acordo com Jannuzzi (2010), o quadro do setor bancário regular, define as exposições varejistas como carteiras homogêneas que acabam consistindo em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (236 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com