TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido - Ética Geral e Profissional

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  9.205 Palavras (37 Páginas)  •  762 Visualizações

Página 1 de 37

Estudo dirigido AV1 – Ética Geral e Profissional

  1. Como a tradição filosófica diferenciou os conceitos de ética e moral?

Resposta: Ética é o ramo da filosofia que estuda o comportamento humano, tem natureza reflexiva tentando explicar a moral. A moral é historicamente e culturalmente construída limitada há um tempo, espaço e a um grupo de pessoas ou indivíduos (normativa).

  1. De que maneira o autor relaciona os conceitos de ética e moral com a advocacia?

Resposta: Deontologia jurídica, ou seja, deveres do profissional do direito.

  1. É possível uma separação entre a ética e Direito?

Resposta: Não

  1. A redução do Direito ao conceito de lei afasta o próprio Direito dos valores éticos como a justiça?

Resposta: Sim, se reduzimos o direito em apenas ao conjunto de normas regulamentadoras dos atos jurídicos, afastamos o direito a justiça que visam regular a vida em sociedade de forma harmônica.

  1. Quais são as finalidades da Ordem dos Advogados do Brasil?

Art. 44 do EAOB - A Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, serviço público, dotada de personalidade jurídica e forma federativa, tem por finalidade:

I – defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas;

II – promover, com exclusividade, a representação, a defesa, a seleção e a disciplina dos advogados em toda a República Federativa do Brasil.

  1. Podemos considerar a OAB uma autarquia? Justifique.

Resposta: Não. A OAB não é uma autarquia (vínculo hierárquico), a natureza jurídica é “sui generis”, ou seja, independente, autônoma e exclusivamente mantida por seus associados.

Artigo 44, § 1º EOAB: A OAB não mantém com órgão da Administração Pública qualquer vínculo funcional ou hierárquico.

  1. Quais os órgãos que integram a OAB?

                                Art. 45 do EOAB: São órgãos da OAB:

                                I – o Conselho Federal;

                                II – os Conselhos Seccionais;

                                III – as Subseções;

                                IV – as Caixas de Assistência dos Advogados.

  1. Quais são os requisitos para ingresso nos quadros da OAB?

Resposta: Art. 8º do EOAB - Para inscrição como advogado é necessário:

        I - capacidade civil;

        II - diploma ou certidão de graduação em direito, obtido em instituição de ensino oficialmente autorizada e credenciada;

        III - título de eleitor e quitação do serviço militar, se brasileiro;

        IV - aprovação em Exame de Ordem;

        V - não exercer atividade incompatível com a advocacia;

        VI - idoneidade moral;

        VII - prestar compromisso perante o conselho.

  1. A inscrição principal deve ser requerida necessariamente no local onde o bacharel concluiu seu curso de graduação? Justifique.

Resposta: Art. 10 do EOAB. A inscrição principal do advogado deve ser feita no Conselho Seccional em cujo território pretende estabelecer o seu domicílio profissional, na forma do regulamento geral. § 1º Considera-se domicílio profissional a sede principal da atividade de advocacia, prevalecendo, na dúvida, o domicílio da pessoa física do advogado.

  1.  Quais são os requisitos para uma inscrição suplementar?

Resposta: Art. 10 do EOAB.  A inscrição principal do advogado deve ser feita no Conselho Seccional em cujo território pretende estabelecer o seu domicílio profissional, na forma do regulamento geral. § 2º Além da principal, o advogado deve promover a inscrição suplementar nos Conselhos Seccionais em cujos territórios passar a exercer habitualmente a profissão considerando-se habitualidade a intervenção judicial que exceder de cinco causas por ano.

  1. O ministro Sepúlveda Pertence terá que se submeter ao exame de Ordem? Há exceções à regra?

Resposta: Não. Art. 6º do Provimento 144/2011. A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, nos termos do art. 8º, IV, da Lei n.º 8.906/1994. Parágrafo único. Ficam dispensados do Exame de Ordem os postulantes oriundos da Magistratura e do Ministério Público e os bacharéis alcançados pelo art. 7º da Resolução n. 02/1994, da Diretoria do CFOAB

  1. É possível a renúncia do mandato judicial?

Resposta: Sim, a renúncia é imotivada.

  1.  Segundo o texto e a lei, como deverá proceder aquele que deseja renunciar o mandato conferido em procuração?

Resposta: Deverá o advogado cientificar o seu cliente através de AR (Aviso de Recebimento) e permanecer no processo no período de 10 (dez) dias subseqüentes, caso outro advogado não se habilite antes.

  1. Como o Estatuto da Advocacia e da OAB classifica a atuação profissional do advogado público, em especial, do defensor público? Fundamente sua resposta no EOAB.

Resposta: O Defensor Público postula a qualquer órgão do Judiciário e também emite pareceres e exerce atividades de consultoria e não se utiliza de procuração em suas atividades cotidianas, pois exerce o seu munus com a simples investidura no cargo.

Art. 134 da CF/88 - A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados, na forma do inciso LXXIV do art. 5º desta Constituição Federal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.8 Kb)   pdf (299.7 Kb)   docx (38.4 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com