TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DIRIGIDO ÉTICA PROFISSIONAL

Por:   •  4/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ESTUDO DIRIGIDO

ÉTICA PROFISSIONAL – P1C

2º Estágio

1. Por que a ética Kantiana é considerada a ética do dever?

Resposta:

Porque o dever é o princípio supremo de toda a moralidade (moral deontológica). Dessa forma uma ação é certa quando realizada por um sentimento de dever. A razão é a condição a priori da vontade, por isso independe da experiência. Porque só tem valor moral aquelas ações que são praticadas porque isso é nosso dever. Fazer a coisa certa é agir com base em regras morais (imperativos categóricos) por que isso é o certo a fazer.

2. Diferencie o imperativo categórico do imperativo hipotético.

Resposta:

Um imperativo categórico 

- Ordena que se cumpra o dever sempre por dever, ou seja, ordena que a vontade cumpra o dever exclusivamente motivada pelo que é correto fazer.

- Ordena que se aja por dever.

- Ordena que sejamos imparciais e desinteressados, agindo segundo máximas que todos podem adaptar.

- Ordena que respeitemos o valor absoluto de cada ser racional nunca o reduzindo à condição de meio que nos é útil.

Um imperativo hipotético

- O cumprimento do dever é uma ordem condicionada pelo que de satisfatório ou proveitoso pode resultar do seu cumprimento.

- As ações que nele se baseiam são ações conformes ao dever, feitas a pensar nas consequências ou resultados de fazer o que é devido.

- As ações que cumprem o dever baseadas em interesses seguem máximas que não podem ser universalizadas.

- As ações conformes ao dever não respeitam absolutamente o que somos enquanto seres humanos

3. Explique 3 responsabilidades do psicólogo, conforme o Código de Ética.

Resposta:

- Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente.

- Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional.

- Orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos, e fornecer, sempre que solicitado, os documentos pertinentes ao bom termo do trabalho.

4. O  artigo  18  do  Código  de  Ética  afirma  que: “o  psicólogo  não  divulgará, ensinará,  cederá,  emprestará  ou  venderá  a  leigos  instrumentos  e  técnicas psicológicas   que   permitam   ou   facilitem   o   exercício   ilegal   da   profissão”.

Explique qual a importância deste artigo.

Resposta:

5. Para a participação em pesquisas, os maiores de 18 anos precisam assinar o Termo  de Consentimento  Livre  e  Esclarecido  e  os  menores  de  18  anos assinam   o   Termo   de Assentimento   Livre   e   Esclarecido. Quais   os princípios  básicos  da  ética  e  da  bioética baseiam essa normatização?  Por quê?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (169.4 Kb)   docx (157.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com