TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido – Sociologia Geral e Jurídica

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo dirigido – Sociologia Geral e Jurídica

Introdução

1) Explique as transformações sociais ocorridas na passagem da Idade Média para a Idade Moderna na Europa ocidental.

R: Houve uma transformação no pensamento à partir do século XVI, que estabeleceram a base da modernidade, como o Renascimento, o Racionalismo, que era a razão versus o misticismo, o Empirismo, que era a experimentação e o Iluminismo, que era o triunfo da razão, do progresso e da liberdade. Houve uma ruptura nas práticas medievais, instabilidade social e a necessidade de explicar o caos que a vida em sociedade havia se tornado.

2) Cite os principais acontecimentos históricos da Idade Moderna e seus impactos.

R: Renascimento, grandes artistas surgem pela Europa, assim gerando grandes clássicos da pintura, literatura e escultura; Descoberta de novas rotas comerciais, dando uma ideia de mundo muito maior do que se tinha na idade média; Cidades retomaram seu poder seu poder econômico, exercendo um papel importante no cenário do mundo que estava sob mudança com o mercantilismo; Grandes navegações, assim colonizando outros continentes além das revoluções liberais, destacando a Independência dos Estados Unidos, influenciando outras revoluções de independência pelas Américas, além de influenciar a Revolução Francesa, que culminou no fim da Idade Moderna.

3)Explique as principais contribuições filosóficas do século XVIII para a Sociologia.

R:

4) Explique as bases do pensamento moderno em comparação às concepções tradicionais da Idade Média.

R:

5) Explique o momento do surgimento da Sociologia, seus primeiros teóricos e suas contribuições para o campo sociológico.

R:

Karl Marx

6) Compare as concepções de dialética e alienação em Hegel e Marx.

R: A Dialética causou o dezenvolvimento das ideias, da razão, já na Alienação, o homem cria falsas necessidades, um materialismo supérfluo.

7) Explique a definição de materialismo histórico.

R: Relações materiais dos homens e como os homens produzem os bens necessários para a sua existência e a forma como a produção é consumida, pois a medida que as necessidades se alteram, a produção é alterada.

8) Como Marx explicou a dinâmica da transformação social?

R: Houve uma ascenção social da burguesia, assim, Marx explicou que qualquer pessoa, com trabalho arduo durante os anos, poderia ascender socialmente.

9)Defina os seguintes conceitos:

a) Forças produtivas e relações sociais de produção

R: São os bens de produção (ferramentas, materiais, etc.) e a forma de organização para que a produção seja efetiva, esses dois conceitos são a base de qualquer sociedade.

b)Estrutura e superestrutura

R: Estrutura: Base material ou econômica de uma sociedade ou de uma organização. Corresponde ao proletariado, que vende sua força de trabalho e garante a produção. Superestrutura: Corresponde à burguesia, ao Estado e às Instituições. É de onde que saem as Ideologias que garantem a dominação do proletariado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com