TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos sociais

Seminário: Estudos sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Seminário  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 4

Ciencias Sociais

ETAPA 3 – IMAGENS DE DIVERGÊNCIAS SOCIAIS

A idéia é mostrar com imgens(fotos), as divergências Sociais abaixo, um quadro muito triste da nossa realidade.

IMAGEM 1 - Favela de Paraisópolis, Morumbi, São Paulo

IMAGEM 2 - Desemprego, Reciclagem e Trabalho Infomal

IMAGEM 3 – Desigualdade Social

IMAGEM 1

As classes sociais mostram as desigualdades da sociedade capitalista. Cada tipos de organização social estabelece as desigualdades, de privilégios e de desvantagens entre os indivíduos.

A dominação da classe superior, os burgueses, capitalistas, os ricos, sobre a camada social da classe inferior, os pobres, os operários, não só econômica mas também sobrepõe a classe pobre, ou seja, ela não domina só economicamente como politicamente e socialmente.

em tem muito o que falar sobre desigualdade no Brasil, a gente está cansado de saber que somos campeões nisso há muitos anos.

Os problemas sociais do Brasil podem ser compreendidos com o auxílio e interpretação de indicadores sociais. Houve uma evolução positiva destes indicadores na última década, especialmente em relação ao aumento da expectativa de vida, queda da mortalidade infantil, acesso a saneamento básico, coleta de lixo e diminuição da taxa de analfabetismo. Apesar da melhora desses índices, há nítidas diferenças regionais, especialmente em relação ao nível de renda.

Os problemas sociais ficam claros, sobretudo, com o IDH, o qual o Brasil, entre 187 nações e territórios, fica na 84ª posição de acordo com dados de 2011 divulgados pela ONU, embora tenha a sétima economia do mundo.

Tem muito o que falar sobre desigualdade no Brasil, a gente está cansado de saber que somos campeões nisso há muitos anos.

No Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais. Segundo dados da ONU, em 2005 o Brasil era a 8º nação mais desigual do mundo. O índice Gini, que mede a desigualdade de renda, divulgou em 2009 que a do Brasil caiu de 0,58 para 0,52 (quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade), porém esta ainda é gritante.

Não é só no Brasil que acontece, ao redor do mundo também acontece o mesmo.

IMAGEM 2

Junto com o próprio desenvolvimento econômico, cresceu também a miséria, as disparidades sociais(educação, renda, saúde, etc). A concentração de renda, o desemprego, a fome que atinge milhões de brasileiros, a desnutrição, a mortalidade infantil, a baixa escolaridade, a violência. Essas são expressões do grau a que chegaram as desigualdades sociais no Brasil.

No mundo em que vivemos notamos claramente o preconceito, a divergência que envolve boa parte de nossa sociedade. Diante de tal situação que nós acabamos nos tornando ignorantes em relação ao próximo, achando sempre que somos superiores.

Nos dias de hoje, vale dizer que o desenvolvimento tecnológico leva a uma exclusão da mão de obra humana, gerando um processo de desemprego. O capitalismo é marcado pela forte automatização da produção, isto é, o processo irreversível de transformações no processo produtivo pela substituição da mão de obra humana.

Percebendo assim com a falta de oportunidade, o capitalismo frenético e a alta tecnologia, ocorrem desempregos e com isso o trabalho informal.

Pode-se apontar que os primeiros movimentos de resistência dos trabalhadores entre os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com