TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exame na disciplina de política pública

Exam: Exame na disciplina de política pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Exam  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Políticas Públicas

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Para compreendermos a organização do Estado e sua relação com a sociedade precisamos nos fundamentar nos autores clássicos e modernos, pois eles trazem grandes contribuições para a análise da sociedade. Podemos conceituar o Estado como uma estrutura política, social e juridicamente organizada que existe para administrar os interesses da coletividade (res) pública. Considerando as definições que estudamos sobre Política e suas diferentes dimensões: arte, ciência, ideologia, filosofia e ética, apresente argumentos e responda as questões a seguir:

a) Selecione uma das dimensões sobre Política apresentada e faça uma interpretação de seus aspectos relevantes.

b) Com base na reflexão elaborada, analise a realidade brasileira, enfatizando a compreensão conceitual sobre Política e a relação com a estrutura de Estado e práticas de governo. (2,5 pontos)

2. No Brasil pós-constituição de 1988, dada a sua elaboração em um momento histórico de ampla (re) democratização em que vivia a sociedade política no nosso país, temos um caráter bastante social democrata, no sentido das garantias dos direitos sociais conferidos à população brasileira, na nossa Carta Magna. Se por um lado, a social democracia tem sido constitucionalmente um norte das políticas sociais a serem executadas no país, por outro, a conjuntura política dos governos assume forte influência da concepção do Estado Neoliberal, privilegiando o poder econômico e os interesses de mercado, em detrimento de políticas públicas.

Diante da afirmação acima e considerando a realidade brasileira, faça uma análise da efetividade das políticas públicas nestes últimos anos, em especial as políticas públicas sociais, dentre elas: saúde, educação, assistência, habitação. Construa argumentos destacando se elas têm contribuído ou não para melhorar o cenário de desigualdades sociais e de acesso aos direitos fundamentais de toda a população que deseja e necessita acessar serviços públicos. Responda esta questão por meio de um texto dissertativo, que tenha entre 10 e 15 linhas (2,5 pontos)

3. A história nos contempla com a contribuição de dois grandes pensadores: o sociólogo Max Weber e a filósofa Hannah Arendt. Dentre tantas contribuições que sua construção teórica apresenta, destacamos o entendimento sobre Política.

Destaque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com