TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios sobre a resposta do réu

Ensaio: Exercícios sobre a resposta do réu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Ensaio  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 6

EXERCÍCIOS SOBRE A RESPOSTA DO RÉU.

01 - Q346765 Imprimir Prova: CESPE - 2013 - TRT - 8ª Região (PA e AP) - Analista Judiciário - Área Judiciária Disciplina: Direito Processual Civil | Assuntos: Resposta do réu;

Considerando que, após citação em processo sob o rito ordinário, o réu tenha apresentado apenas reconvenção e que, por isso, o juiz tenha determinado que os prazos contra ele corressem independentemente de intimação, tendo, ao final, o declarado revel, assinale a opção correta.

a) Em razão da reconvenção, a presunção decorrente da revelia será apenas relativa.

b) Independentemente da reconvenção, operam-se os efeitos da revelia.

c) Independentemente de o revel ter patrono nos autos, não é necessária sua intimação.

d) O juiz errou ao considerar o réu revel, pois foi apresentada, no prazo legal, uma forma de resposta.

e) O juiz não poderia ter considerado o réu revel se, em vez de simples reconvenção, ele tivesse apresentado exceção.

02 - Q331495 Questão resolvida por você. Imprimir Prova: UFPR - 2013 - TJ-PR - Juiz Disciplina: Direito Processual Civil | Assuntos: Resposta do réu; Sobre a resposta do réu, é correto afirmar:

a) Comparecendo o réu no processo apenas para invocar a nulidade de sua citação e sendo esta decretada, cabe ao juiz determinar a realização do ato citatório.

b) Desistindo o autor da ação em relação a algum réu não citado, o prazo para resposta correrá da data da juntada aos autos do último aviso de recebimento ou mandado citatório.

c) Ao réu não é possível deduzir novas alegações após a contestação.

d) Quando o autor recusar a nomeação à autoria, o nomeante será intimado para apresentar contestação no prazo legal.

03 - Q324849 Questão resolvida por você. Imprimir Prova: FCC - 2013 - TRT - 12ª Região (SC) - Técnico Judiciário Disciplina: Direito Processual Civil | Assuntos: Resposta do réu; No que se refere à resposta do réu:

a) compete ao réu, antes de discutir o mérito, alegar incompetência absoluta, litispendência e coisa julgada, entre outras arguições.

b) após a contestação, só é lícito deduzir novas alegações quando provados caso fortuito ou força maior.

c) alegada litispendência, cabe ao juiz determinar a reunião dos processos para sentenciamento simultâneo e conjunto.

d) oferecida reconvenção, em peça autônoma, será ela processada em apenso aos autos principais.

e) a matéria alegada em preliminares depende sempre da provocação do réu para ser conhecida pelo juiz.

04 - Q317495 Questão resolvida por você. Imprimir Prova: TJ-SC - 2013 - TJ-SC - Juiz Disciplina: Direito Processual Civil | Assuntos: Resposta do réu;

Assinale a alternativa correta:

a) Se o autor desistir da ação quanto a algum réu ainda não citado, o prazo para a resposta correrá da intimação do despacho que deferir a desistência.

b) A contestação e a ação declaratória incidental serão oferecidas simultaneamente, em peças autônomas.

c) Os autos serão remetidos para o juízo competente, para que lá o feito prossiga e seja julgado quando for reconhecida a incompetência, suspeição ou impedimento.

d) A reconvenção dispensa a conexão com o pedido principal ou com a defesa; na hipótese, porém, de haver conexão, serão julgados, pedido principal e reconvenção em uma só sentença, não o sendo, em caso contrário.

e) Com a desistência da ação, a reconvenção também será extinta.

05 - Q317824 Imprimir Questão resolvida por você. Prova: TRT 15R - 2013 - TRT - 15ª Região - Juiz do Trabalho Disciplina: Direito Processual Civil | Assuntos: Princípios Gerais do Processo; Resposta do réu; Considerando as medidas inerentes ao direito de defesa, aponte a alternativa incorreta:

a) o conhecimento das matérias de ordem pública interessa não apenas ao réu, mas também ao funcionamento do Poder Judiciário e por isso as matérias em questão não são atingidas pela preclusão, mesmo se o réu não as alegar na primeira oportunidade;

b) o réu poderá apresentar ação declaratória incidental quando pretender obter pronunciamento judicial sobre questão prejudicial controvertida;

c) segundo o princípio da eventualidade, cabe ao réu, em contestação, apresentar todas as razões que permitam o não acolhimento do pedido, ainda que pareçam contraditórias entre si;

d) a incompetência relativa será arguida por meio de exceção e a absoluta deverá ser sustentada em preliminar de contestação, podendo ambas ser conhecidas de ofício;

e) as exceções de impedimento e suspeição podem ser opostas em qualquer grau de jurisdição.

06 - Q311421 Imprimir Prova: CESPE - 2013 - TJ-DF

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com