TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extinção da Punibilidade

Por:   •  16/10/2018  •  Resenha  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

Extinção da punibilidade (107,sp)

• Punibilidade não é pressuposto do crime, é pressuposto para imposição do crime

• Pode ser arguida em qualquer peça e fase do processo (até depois do transito em julgado).

• É a primeira tese de mérito a ser alegada (tese da nulidade)

• Hipóteses:

1) MORTE DO AGENTE- sefor declaração falsa, após extinto o processo, existem duas posições:1) não existe revisão criminal, portanto só poderá processar o réu por falsificação do documento (297,cp); 2)decisões do STJ e STF, é possível reverter a extinção da punibilidade (“desfazer a decisão” – teoria da existência)

2) ANISTA- perão concedido por lei federal (congresso). Sc vedea anistia para crimes hediondos e equiparados (tráfico, tortura e terrorismo)

• GRAÇA- perão individual concedido pelo presidente, por decreto (“indulto individual”). CF veda aos crimes hediondos e equiparados (5° XLIII< 43)

• INDULTO- perdão coletivo concedido pelo presidente, por decreto. embora não haja previsão expressa na CF, o STF entyendeu que não cabe asos crimes hediondos e equiparados.

3) RETROATIVIDADE DA LEI QUE NÃO CONSIDERA MAIS O FATO COMO CRIMINOSO (abolitivo criminis)- pode ser aplicado em qualquer momento do processo, até o cumprimento da pena (durante o processo/ juiz, grau de recurso/ tribunal, execução da pena/ juiz da execução- 66, I, CEP). Também haverá abolitivo criminis se for revogado o complemento de uma norma penal em branco (norma que precisa de um complemento, ex: drogas).

4) PRESCRIÇÃO (outra aula, tópico separado)

• DECADÊNCIA- perda do sireito ou representação pelo decurso do prazo ( 06 meses a contar do conhecimento da autoria)

prazo penal: conta do dia o dia do começo e exclui o final.

Perempção: decorre da desídia do querelante (ação penaç privada).

Hipóteses- 60, CPP: querelante não da andamento por 30 dias, CAD; por 60 dias, querelante não atende o chamado ou não pede condenação no memorais, querelante PJ se extingue sem deixar sucessor.

5) Renuncia do direito de queixa ou perão do ofendido (ação penal privada)- desde que aceito (pelo querelado). Tabela.

6) Retratação do agente- nos casos em que a lei admite. Calunia (143 CP) e difamação, falso testemunho e falsa periccia(342, 52º CP)

07 e 08 revogados

9) Perdão judicial- nos casos previstos em lei (107, IX CP). Perdão concedido pelo juiz, hipóses homicídios culposo, quando o agente já sofreu demais com as consequências do crime (121, §5ºCP); lesão corporal culposa(125 §8CP), quando o agente já sofreu demais com as cconsequenccias do crime, injuria (140, §1ºCP). Se houver retorsão imediata ou quando provocado injustamente pela vitima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com