TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extinção da punibilidade

Por:   •  13/5/2016  •  Abstract  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 5

 A medida de segurança é uma providência do Estado, fundamentada no jus puniendi, imposta ao agente inimputável ou semi-imputável que pratica um fato típico e ilícito, com base no grau de periculosidade do mesmo e têm natureza preventiva. Há distinção entre a pena e medida de segurança quais sejam: As penas têm caráter retributivo-preventivo enquanto a medida de segurança possui natureza eminentemente preventiva; As penas são determinadas e a medida de segurança é por tempo indeterminado, encerra-se quando cessar a periculosidade do agente; O fundamento da aplicação da pena é a culpabilidade, e na medida de segurança fundamenta-se exclusivamente na periculosidade; A pena é aplicada aos imputáveis e semi-imputáveis; a medida de segurança é aplicada aos inimputáveis e, excepcionalmente, aos semi-imputáveis, quando estes necessitarem de especial tratamento curativo. Salienta-se que bem como a pena a medida de segurança, constitui uma espécie de sanção penal imposta pelo Estado, ambas se sujeitam à princípios constitucionais, tais como legalidade, proporcionalidade e dignidade da Pessoa Humana.

 Ressalta-se que no direito penal, para que determinado delito possa ser imputado a alguém e este seja responsável penalmente, são necessários três critérios: que haja um nexo causal entre o agente e o crime praticado; que, no momento da ação, ele tenha entendimento da ilicitude do fato e que, à época do fato, ele pudesse escolher praticá-lo ou não. De acordo com artigo 26 do Código Penal “É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento”

 Há dois sistemas que regem o referido instituto, o duplo binário que cumula pena mais medida de segurança, e o vicariante adotado pelo Código Penal Brasileiro vigente, o qual determina a impossibilidade de aplicação cumulativa de pena e medida de segurança, seja aos imputáveis pena, aos inimputáveis medidas de segurança, e aos semi-imputáveis uma ou outra conforme avaliação do perito.

 Periculosidade de acordo com conceito Palomba “é o conjunto de circunstâncias que indicam a possibilidade de alguém praticar ou tornar a praticar um crime”. Portanto, é um conjunto de características pessoais e sociais do indivíduo, avaliado através de vários parâmetros, não podendo ser vinculado apenas à gravidade da doença mental. Para ser considerado inimputável é necessário laudo que aponte perturbação mental, para imposição de medida de segurança. A semi-imputabilidade precisa ser constatada pelo juiz ainda que o laudo aponte falta de higidez mental, deve-se observar o caso concreto, ou seja se é caso de pena deve esta ser obrigatoriamente reduzida de 1/3 a 2/3, ou de medida de segurança.

 Logo na inimputabilidade há periculosidade presumida, e na semi-imputabilidade periculosidade é real. Não se aplica medida de segurança quando não houver prova de autoria e do fato, se houver causa de exclusão de ilicitude, se o crime for impossível, se ocorreu prescrição ou outra causa extintiva de punibilidade, também não é possível aplicação provisória de medida de segurança, tendo em vista que não há amparo legal. Destaca-se também que não há aplicação de medida de segurança ao menor de 18 anos de idade, sujeita-se este a legislação própria.

  Há duas espécies de medida de segurança detentiva e restritiva:

  Detentiva é feita internação em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico, é obrigatória quando a pena imposta for de reclusão e por tempo indeterminado, ou seja, até que haja averiguação de perícia médica, de cessação da periculosidade, a qual será realizada em um prazo mínimo variável de um e três anos, podendo ocorrer a qualquer tempo se o juiz da execução assim determinar. A desinternação é condicional, devendo ser restabelecida a situação anterior se o agente, antes do decurso de ano praticar fato indicativo de sua periculosidade, não necessariamente crime.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (745.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com