TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FGTS: Fundo de garantia para o período de serviço

Artigo: FGTS: Fundo de garantia para o período de serviço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Artigo  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

FGTS

O fundo de garantia por tempo de serviço foi criado pela lei n. 5.107/66, mas é regido atualmente pela lei n.8.036/90.

O FGTS é composto pelos saldos das contas vinculadas a que se refere a lei, aplicados com correção monetária e juros de modo a atender suas obrigações, o FGTS é regido por normas e diretrizes fixadas por um conselho curador o qual é formado por representantes de empregadores, trabalhadores e entidades governamentais. Os representantes dos trabalhadores e seus suplentes possuem estabilidade no emprego a partir da nomeação ate um ano após o termino do mandato podendo somente ser demitido por falta grave através de processo judicial.

Com esta lei todos os empregadores ficam obrigados a depositar, em conta bancária vinculada, a importância correspondente a 8% da remuneração paga ou devida, no mês anterior, a cada trabalhador, incluídas na remuneração as parcelas de que tratam os artigos 457 e 458 da CLT (comissões, gorjetas, gratificações, etc.) e a gratificação de Natal a que se refere a Lei 4.090/1962, com as modificações da Lei 4.749/1965.

Esta lei nos trás também os conceitos de empregador e trabalhador.

Art. 15 §1º “Entende-se por empregador a pessoa física ou a pessoa jurídica de direito privado ou de direito público, da administração pública direta, indireta ou fundamental de qualquer dos Poderes, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que admitir trabalhadores a seu serviço, bem assim aquele que, regido por legislação especial, encontrar-se nessa condição ou figurar como fornecedor ou tomador de mão-de-obra, independente da responsabilidade solidária e/ou subsidiária a que eventualmente venha obrigar-se.”

Art. 15§1º “ considera-se trabalhador toda pessoa física que prestar serviços à empregador, a locador ou tomador de mão de obra, excluídos os eventuais, os autônomos e os servidores públicos civis e militares sujeitos a regime próprio”.

A partir desta lei os empregadores ficam obrigados a efetuar os depósitos até o dia 7 do mês subsequente ao de sua competência, devendo ser antecipado se o dia do recolhimento não for útil, os depósitos não cessam nos casos de afastamento para serviço militar obrigatório e licença por acidente de trabalho. Os contratos de aprendizagem terão alíquota reduzida para 2% ( art. 15 §7º). É faculto às empresas o recolhimento do FGTS para os diretores não empregados, o FGTS não eh descontado do salario sendo obrigação do empregador. O acesso ao FGTS pelos empregados domésticos é previsto em legislação específica.

Em caso de rescisão do contrato de trabalho sem justa causa o empregador fica sujeito a depositar na conta vinculada do trabalhador no FGTS uma multa de 40% sobre todos os depósitos efetuados, posteriormente a lei complementar 110/2001 incide o adicional de mais 10% nos casos de dispensa sem justa causa. Em caso de culpa recíproca ou força maior a multa fundiária é de 20%.

A função do FGTS é proteger o trabalhador contra a dispensa sem justa causa, tem o objetivo de garantir ao trabalhador uma verba em caso de emergência. Os valores do FGTS pertencem exclusivamente aos trabalhadores, sendo suas contas vinculadas impenhoráveis, mas, por força da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com