TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA GUILHERME NUCCI

Por:   •  17/6/2022  •  Resenha  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 5

FICHAMENTO - ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA- GUILHERME NUCCI

Referência: NUCCI, Guilherme de Souza. Organização criminosa. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019, p. 52-85

O autor Guilherme de Souza Nucci está inserido na corrente minoritária que entende se tratar de "delação premiada" e não colaboração premiada, como utiliza a lei. Apesar de parecer preciosismo, a diferença entre a nomenclatura também significa uma mudança na função do instituto em si. Para o autor, colaboração premiada seria permitir que o Estado, através da confirmação do ato criminoso, pudesse ampliar seu conhecimento sobre a autoria e materialidade da infração. Por isso entende que o correto seria "delação premiada"relacionada ao "dedurismo", a intenção de prejudicar terceiros em troca de um benefício. (p. 52)

A utilização da nomenclatura não muda a função do instituto, mas a sua percepção externa. Explico. Seria como ter diversos ângulos sobre o mesmo objeto. Não existem uns mais certos que outros, mas o fato é que a corrente minoritária adota uma perspectiva mais negativa, e não como algo positivo para o Estado, obtido através de uma colaboração em si. Apesar desse pensamento do Autor, neste trabalho adotar-se-ão ambos os termos para tratar do instituto penal, tendo predileção ao termo 'colaboração premiada', utilizado na lei que a define.

Para melhor compreensão do tema, será analisada a natureza jurídica do instituto, existindo diversas ideias, que foram por muito tempo debatidas. Entretanto, ainda existem correntes que percebem a colaboração como um negócio jurídico bilateral, ou seja, um contrato, entre o Estado, através de seus representantes, e o acusado. Essa interpretação condiz com a corrente que compreende o instituto como "colaboração"e não como "delação". (p. 54)

Em 2015, buscando fixar o entendimento acerca da natureza jurídica do instituto, o STF entendeu a colaboração como "um negócio jurídico processual" por ser entendida por lei como ‘meio de obtenção de prova’ e seu objeto ser a cooperação do imputado para a investigação” (HC 127.483-PR, Pleno, Rel. Dias Toffoli, 27.08.2015, v. u.). (p. 55).

Superados os pontos iniciais relativos a conceito e natureza jurídica da colaboração premiada, é necessário identificar seus principais pontos negativos e positivos. Na visão de NUCCI, entre os aspectos negativos estão a oficialização da traição, um comportamento reprovável socialmente, e a possibilidade de interferir na proporção da pena pelo cometimento de delitos, tendo em vista que o colaborador pode cumprir tempo inferior que os colegas delatados. Além disso, o Autor cita diversos outros pontos negativos, mas contrapõe em seguida um a um, transformando-os em pontos positivos. Por exemplo, NUCCI afirma que não há risco de interferir na proporção da pena, pois o agente delator, ao colaborar com o Estado, demonstra menor culpabilidade, portanto, pode receber sanção menos grave. Ao fim, afirma expressamente que a colaboração se trata de um 'mal necessário' (p. 55 e 56). Em resumo, a colaboração é, nada mais que um mal legalizado, extremamente útil para o Estado (p. 58)

Tendo sido compreendido que os aspectos positivos são predominantes, é imperioso notar que para sua configuração, o art. 4.º da Lei 12.850/2013 define os requisitos para a aplicação do prêmio referente à delação, (p.58) que são definidos e exemplificados de maneira ímpar pelo Autor. Apesar da maestria em sua explicação, não cabe no presente trabalho a análise profunda de cada uma delas, sendo suficiente apontar de forma objetiva quais são os requisitos legais.

São eles: a) colaboração efetiva e voluntária com a investigação e com o processo criminal (p. 58); b) personalidade do colaborador, natureza, circunstâncias, gravidade, repercussão do fato criminoso e eficácia da colaboração (p. 59); c) identificação dos demais coautores e partícipes da organização criminosa e das infrações penais por eles praticadas (p. 61); d) revelação da estrutura hierárquica e da divisão de tarefas da organização criminosa (p. 61); e) prevenção de infrações penais decorrentes das atividades da organização criminosa (p. 61); f) recuperação total ou parcial do produto ou do proveito das infrações penais praticadas pela organização criminosa (p. 61); g) localização de eventual vítima com a sua integridade física preservada (p. 62)

Por fim, é importante ressaltar a observação de NUCCI em relação ao fato de que os requisitos para a colaboração premiada serem cumulativo-alternativos da seguinte forma: acumula-se os requisitos previstos nas alíneas a e b, associados a um dos demais, previstos nas alíneas c, d, e, f e g. (p. 62).

Observando os requisitos, podem ser trazidas consequências da colaboração premiada, em relação aos benefícios que podem ser trazidos ao colaborador,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com