TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA GERAL E JURIDICA - Antígona

Por:   •  30/8/2017  •  Resenha  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

FILOSOFIA GERAL E JURIDICA

1-RESUMO DA OBRA ORIGINAL: ANTÍGONA

O livro escrito por Sófocles conta uma tragédia grega, a história de Antígone, uma mulher que quer sepultar seu irmão mesmo contra a vontade de Ismênia, sua irmã, para mostrar o amor a seu irmão. Mas isso contraria os mandamentos de Creonte, que proibiu que qualquer pessoa fosse sepultada, e que esta deveria ser devorada pelos cães e aves carniceiros. Antígona quer dar um sepultamento digno a seu irmão e pede ajuda de sua irmã Ismênia que diz que o que ela quer fazer é contra as regras e trará punições se descoberto, como a morte.

    Mesmo contra a vontade de sua irmã, Antígone sepulta seu irmão, sem deixar vestígios na terra seca do lugar onde habitam. Sabendo do sepultamento Creonte acredita que os guardas haviam sido subornados para não lhe contarem nada e diz que o dinheiro pode subornar as pessoas. O guarda contrariado e com medo de que Creonte havia dito, pois aquilo poderia custar sua vida, capturou Antígona e a entregou a Creonte.

Diante de Creonte, Antígona confessou o que fez, e sem negar seu crime tem a morte decretada, diz que a decisão de Creonte de proibir o sepultamento jamais se estabeleceria entre os humanos e que ele não tem poder para infringir as leis divinas.

Hémon, filho do rei Creonte e noivo de Antígona, fala a seu pai sobe a discordância do povo sobre a sua decisão e sobre o apoio do mesmo sobre a decisão de Antígona de enterrar seu irmão. Pede também que seu pai mude de ideia, o que não acontece e acaba gerando uma discussão e pai e filho se desentendem, o rei então pede para que Antígona seja morta, diz para os guardas a levarem e aprisionarem aonde ficara até a morte.

    Tirésias um sábio velho adivinho aparece, alertando que Creonte que repensasse sua decisão pois todo o mal que causasse a ele retornaria. Creonte repensa sua decisão e ao chegar aonde Antígona está aprisionada encontra-a enforcada em seu cinto, já sem vida, lá também estava Hémon inconsolado com a morte de sua futura esposa e também opta por tirar sua própria vida.

    Eurídice, esposa de Creonte, ao saber da notícia que seu filho teria se suicidado também culpa o rei pelo fato, se atinge com um punhal e também morre. Ao retornar ao palácio com seu filho Hérmon morto, encontra sua esposa também morta e pede a seus servos que o matem também pois se considera culpado por todas as outras mortes.

2- PALAVRAS CHAVE: Ignominiosa, jactância, benemérito, torpeza, infortúnio

3- COMENTARIO PESSOAL DO TEXTO RELACIONADO AO DIREITO

O texto tem como objetivo questionar o que é justo ou não dentro de uma sociedade, pondo em conflito a escolha de uma pessoa e a ordem decretada por um rei.

    Antígona defende que seu irmão merecia um sepultamento digno e seguindo a cultura para que a alma de seu irmão fosse ao mundo dos mortos. Por outro lado, Creonte quer usar seu poder para impedir o sepultamento, e com o descumprimento de sua ordem quer que Antígona pague com a vida, isso bota em debate uma questão, até onde as punições são ‘’justas’’?

  O texto também mostra o desequilíbrio emocional entre o pai Creonte e o filho Hémon, mostrando que o posicionamento do pai e falta de diálogo e análise dos fatos pode gerar consequências, como no caso, a morte de várias pessoas. Mostra também que o rei só pensava no seu bem-estar próprio perante a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com