TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO HUMANISTICA E INCLUSIVA DOS DISCENTES DE DIREITO: REFLEXÕES SOBRE METODOS DE INOVAÇÃO DO MODELO TRADICIONAL DE ENSINO JURÍDICO E EXPERIÊNCIAS DE SUPERAÇÃO DO GRUPO DE PESQUISA TEORIA GERAL DO PROCESSO, SISTEMAS DE JUSTIÇA, CIDADANIA E D

Por:   •  16/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 6

FORMAÇÃO HUMANISTICA E INCLUSIVA DOS DISCENTES DE DIREITO: REFLEXÕES SOBRE METODOS DE INOVAÇÃO DO MODELO TRADICIONAL DE ENSINO JURÍDICO  E  EXPERIÊNCIAS  DE  SUPERAÇÃO   DO  GRUPO  DE

PESQUISA    TEORIA   GERAL    DO   PROCESSO,   SISTEMAS    DE   JUSTIÇA,

CIDADANIA E DIREITOS FUNDAMENTAIS DA UFMS/CPTL

GT 04: Educação em Direitos Humanos e Inclusão

Lorena Oliveira Barbosa Freitas [1]

Ruth da Paz Camargo [2]

Ancilla Caetano Galera Fuzishima [3]

A pesquisa tem como tema central o ensino humanístico, abordando reflexões sobre o ensino jurídico tradicional, formas de inovação e superação desse modelo. A exemplo de superação, demonstrar-se-á a experiência obtida pelo Grupo de Pesquisas Teoria Geral do Processo, Sistemas de Justiça, Cidadania e Direitos Fundamentais (TGP GROUP) do Curso de Direito da UFMS/CPTL; no desenvolvimento e disseminação de abordagens contextualizadas na educação em direitos humanos e inclusão; previsto na Resolução CNE/CES 09/2004, na Lei nº 9.394/1996 (LDB), no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e na Constituição Federal de 1988. O objetivo geral é demonstrar que a pesquisa é ferramenta inovadora de superação do modelo tradicional de ensino jurídico, desenvolvendo habilidades e competências necessárias ao exercício da prática jurídica, formação humanística e inclusiva dos discentes de direito, o objetivo específico é acolher ideias inovadoras, que superem os critérios tradicionais de ciência, por meio dos grupos de pesquisa. Através dos grupos de pesquisa, pode-se compartilhar informações valorativas ao processo de produção do científica, criando seus próprios processos, registrando a história do grupo na ciência brasileira. A experiência do TGP GROUP, não se restringe ao desenvolvimento da pesquisa, mas a demonstração de iniciativas necessárias à superação do modelo tradicional de ensino jurídico, para um modelo que prestigie a pesquisa e vise a uma educação em direitos humanos e inclusão; reduzindo a distância entre ciência jurídica e discentes.

Palavras-chave: Ensino Humanístico; Ensino Jurídico; Grupo de Pesquisa; Direitos Humanos.

INTRODUÇÃO

A pesquisa tem como tema central o ensino humanístico, abordando reflexões sobre o ensino jurídico tradicional, formas de inovação e superação desse modelo. A exemplo de superação, demonstrar-se-á a experiência obtida pelo Grupo de Pesquisas Teoria Geral do Processo, Sistemas de Justiça, Cidadania e Direitos Fundamentais (TGP GROUP), do Curso de Direito, da UFMS/CPTL; no desenvolvimento e disseminação de abordagens contextualizadas na educação em direitos humanos e inclusão; previsto expressamente no artigo 4º, da Resolução CNE/CES 09/04, no artigo 43 da Lei nº 9394/96 (LDB), Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e preceituado na Constituição Federal (CF/88), artigo 206, inciso I e 207.

O estudo revela as contribuições do grupo aos acadêmicos a partir da sua efetiva participação em todas as etapas do processo de pesquisa, sendo uma oportunidade para o entrelaçamento dos conhecimentos teóricos com a prática profissional e importante instrumento para o desenvolvimento do seu poder criativo, na medida em que propicia a busca de soluções para os problemas encontradas no atual mercado de trabalho globalizado.

RESULTADOS

O grupo de pesquisa TGP Group, iniciou no ano de 2017, o cronograma dos encontros realizou-se nas seguintes datas: 04/05/2017, 18/05/2017, 08/06/2017, 29/06/2017, 13/07/2017 e 27/07/2017. Durante os encontros, observou-se que a filosofia do grupo de pesquisa TGP Group, pauta-se na paixão pela pesquisa e no ensino humanístico, em harmonia com o conhecimento técnico, essenciais para a preparação de um profissional para o mercado de trabalho globalizado; fator que foi considerado como ponto forte do grupo.

Atualmente, o grupo de pesquisa, tem como líder a Prof. Msc. Ancilla Caetano Galera Fuzishima, mas conta com a colaboração e participação dos docentes e discentes do Curso de Direito, da UFMS/CPTL; perfazendo, aproximadamente, 15 (quinze) acadêmicos.

A pesquisa identificou, as seguintes etapas e finalidades do grupo, relativo ao incentivo e orientação em pesquisas: participação do círculo de discussão grupal; elaboração para material de apresentação em eventos acadêmicos e científicos (aulas, comunicação oral, pôsteres, oficinas, cursos diversos); divulgação e motivação dos acadêmicos para participação em eventos nacionais e internacionais; e orientação em elaboração de projetos de pesquisa, resumos, artigos e resenhas para eventos jurídicos.

METODOLOGIA

A pesquisa se desenvolve de forma exploratória e bibliográfica, utilizando-se como fontes a legislação, doutrina, artigos, bem como coleta de dados de órgãos públicos nacionais. Desenvolveu no período de 04/05/2017 à 27/07/2017, período em que ocorreram os encontros, requerendo do pesquisador a observação “in loco”, ou seja, nos próprios encontros do grupo.

OBJETIVOS

O objetivo geral é demonstrar que a pesquisa é ferramenta inovadora de superação do modelo tradicional de ensino jurídico, desenvolvendo habilidades e competências necessárias ao exercício da prática jurídica, formação humanística e inclusiva dos discentes de direito, o objetivo específico é acolher ideias inovadoras, que superem os critérios tradicionais de ciência, por meio dos grupos de pesquisa; pois a divulgação científica no Brasil se configurou como necessária na definição de políticas públicas, sendo observadas pelas plataformas dos órgãos de fomento (CNPq).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (162.7 Kb)   docx (65.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com