TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTO DA UNIAO ESTAVEL

Por:   •  2/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.500 Palavras (6 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 6

FUNDAMENTO LEGAL DA UNIÃO ESTÁVEL

ANALICESANTOS

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina_______________________________________________ (UNIVERSIDADE)

2014

FUNDAMENTO LEGAL DA UNIÃO ESTÁVEL

INTRODUÇÃO

Embasado na necessidade de se conhecer mais sobre o tema é que esta pesquisa foi planejada, com o objetivo verificar até que ponto a União Estável é benéfica a estruturação da família e seus direitos sucessivos.

A Carta Magna brasileira em vigência aborda a União Estável como a entidade familiar entre um casal formado pelo homem e pela mulher. O art. 1723 do Código Civil de 2002 de 10 de janeiro de 2002 determina que a união estável para que se confirme deve ser duradoura; deve ser pública, e que tenha o objetivo comum de ambas as partes na constituição de família que se faz com a comunhão de vida e interesses mútuos.

O afeto decorre do amor, constituindo a sustentabilidade do relacionamento que edifica as relações homem/mulher e destes com os filhos.

O direito civil, garante a família os seus direitos e deveres, construído a partir do positivismo jurídico no qualse valorizou muito a patrimonialização das relações entre os seres humanos, esquecendo-seo lado humanitário do relacionamento.

União entre duas pessoas, sem o casamento era considerada como algo fora da lei, sendo descritas como ilegal. Contudo, a união estável quando terminavam eram colocadas paraà Justiça, com o objetivo de se estabelecer parâmetros de divisão de bens e guarda de prole.

A união estável é uma modalidade de constituir família, através da legalidade da situação entre seus pares,compreendendo que tudo que se une poderá separar. Gerando dessa forma a necessidade de conhecer o que é união e quais são os direitos e as obrigações constitucionais que passam a existir depois da dissolução desta modalidade de constituiçãofamiliar.

Ao finalizarmos, salientaremos os fundamentos legais da União Estável, a fim de ampliar os conhecimentos sobre o tema cujos questionamentos não se findam nesta pesquisa, estimulandonovos estudos e pesquisas e possivelmente apresentarem novas informações sobre esseassunto, que é uma fonte de interesse de juristas e agentes do Direito.

JUSTIFICATIVA

A abordagem deste trabalho consiste na elaboração de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa relativa ao Fundamento Legal da União Estável. Para compreendermos melhor o assunto União Estável, delineamos em capítulos como a sua historicidade, o conceito etimológico de União Estável, a conceituação através dos juristas que trabalham otema de Família, e o que é e como se embasa como Fundamento Legal da União Estável, quais são os Direitos gerados na constância da União Estável,  responsabilidades civis dos cônjuges dentro da União Estável e relacionar os direitos adquiridos e as diferenças entre a União Estável o e o Casamento.

PROBLEMA DA PESQUISA

  • Será que a igualdade de direitos entre União Estável e casamento seria o responsável pelo baixo índice de casamento civil?

OBJETIVO GERAL

  • Verificar até que ponto a União Estável é benéfica à estruturação da família e seus direitos sucessivos.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Direitos gerados na constância da União Estável.
  • Analisar cada uma das responsabilidades civis dos cônjuges dentro da União Estável;
  • Relacionar os direitos adquiridos e as diferenças entre a União Estável o e o Casamento.

METODOLOGIA

Tratase de “pesquisaqualitativa”tomadiferentes significados no campo das ciênciassociais. Abrange um conjunto de técnicasinterpretativas que propendem descrever edecodificar os elementos de um sistema complexo de conceitos. Tendo comofinalidade traduzir e expressar o sentido dosfenômenos do mundo social; abordando como minimizar adistância entre indicador e indicado, entre teoria edados, entre contexto e ação. (MAANEN, 1979,p.520).

       Seguindo a metodologia que tem comofundamento a pesquisaexploratóriadescritiva, documental e bibliográfica. A pesquisa serábibliográfica, do ponto de vista dos procedimentos técnicos (Gil, 1994), pode ser: Pesquisa Bibliográfica: quando elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet.

Minayo (1993, p.23), observando num prisma mais filosófico, pondera a pesquisa como:

[...] “atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma prática teórica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente. É uma atividade de aproximação sucessiva da realidade que nunca se esgota, fazendo uma combinação particular entre teoria e dados”.

Demo (1996, p.34) introduz a pesquisa como atividade habitual considerando-a como uma atitude:

[...] “questionamento sistemático crítico e criativo, mais a intervenção competente na realidade, ou o diálogo crítico permanente com a realidade em sentido teórico e prático”.

O universo da pesquisa será bibliográfico para verificaraté que ponto a União Estável é benéfica à estruturação da família e seus direitos sucessivos,iremos sintetizar os resultados obtidos com a pesquisa. Explicitando que os objetivos serão atingidos, se a(s) hipótese(s) ou os pressupostos foram confirmados. E, principalmente, ressaltamos a contribuição da pesquisa para o meio acadêmico e educação.A intenção deste documento é fornecer orientações básicas à elaboração de uma investigação científica.

REFERENCIAL TEORICO

O interesse pela abordagem deste tema deu-se em razão de sua atualidade e pela diversidade, de modo que o tema vem sendo transcrito no contexto nacional, e ainda pela necessidade acadêmica de obter maiores conhecimentos em relação ao tema abordado, buscando assim sanar a curiosidade dos interessados em saber mais sobre a mais nova forma de se constituir família.

A união estável é um relacionamento licito entre um homem e uma mulher, em constituição de família, chamando os sujeitos desta relação de companheiros. Monteiro (2004)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com