TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fechamento do Livro Ética

Por:   •  17/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 2

Fichamento

SPINOZA, Baruch. Ética. São Paulo, Autêntica, 2009.

 

"Tudo o que existe, existe em Deus, e sem Deus, nada pode existir nem ser concebido." (p.11)

“Deus age exclusivamente pelas leis de sua natureza e sem ser coagido por ninguém.” (p. 15)

“(...) demonstramos, além disso, na prop. 15, que nada pode existir nem ser concebido sem Deus, mas que tudo existe em Deus”. (p. 15)

“Deus é causa das coisas que nele existem, que era o primeiro ponto. Ademais, além de Deus, não pode existir nenhuma substância (pela prop. 14), isto é (pela deE 3), nenhuma coisa, além de Deus, existe em si mesma, que era o segundo ponto. Logo, Deus é causa imanente, e não transitiva, de todas as coisas.” (p. 17)

“Assim, seja qual for a maneira pela qual a vontade é concebida, seja como finita, seja como infinita, ela requer uma causa pela qual seja determinada a existir e a operar. Portanto (pela def. 7), ela não pode ser chamada causa livre, mas unicamente necessária ou coagida.” (p. 25)

“É esse preconceito, portanto, que, antes demais nada, considerarei, procurando saber, em primeiro lugar, por que a maioria dos homens se conforma a esse preconceito e por que estão todos assim tão naturalmente propensos a abraçá-lo”. (p. 29)

“Os homens agem, em tudo, em função de um fim, quer dizer, em função da coisa útil que apetecem.”(p. 30)

“Cada cabeça, uma sentença. A cada qual seu parecer lhe basta. Há tantos juízos, quantos são os gostos. Esses ditados mostram suficientemente que os homens julgam as coisas de acordo com o estado de seu cérebro e que,mais do que as compreender, eles as imaginam”. (p. 35)

“Por corpo compreendo um modo que exprime, de uma maneira definida e determinada, a essência de Deus, enquanto considerada como coisa extensa.” (p. 39)

Por ideia compreendo um conceito da mente, que a mente forma porque é uma coisa pensante. (p. 39)

“ modos do pensar tais como o amor, o desejo, ou qualquer outro que se designa pelo nome de afeto do ânimo, não podem existir se nãoexistir, no mesmo indivíduo, a ideia da coisa amada, desejada, etc. Uma ideia, em troca, pode existir ainda que não exista qualquer outro modo do pensar.” (p. 40)

“Diz-se, pois,que Deus tem o poder de tudo destruir e de tudo reduzir a nada.” (p. 41)

“Todos devem, certamente, admitir que sem Deus nada pode existem em ser concebido. Com efeito, todos reconhecem que Deus é a única causa de todas as coisas, tanto da sua existência quanto da sua essência; isto é, Deus é causa das coisas não apenas sob o aspecto, como se Costuma dizer,de seu vir a existir, mas também sob o aspecto de seu ser.” (p. 46)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com