TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Epistemologias do Sul

Por:   •  25/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADES DOCTUM DE VILA VELHA

2019/2

CURSO DE DIREITO

1º Período do Curso de Direito

DISCIPLINA INTEGRADORA: Multiculturalismo, diversidade e direito à diferença: identificando a diferença

Fichamentos do artigo: QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do Poder e Classificação Social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa e MENESES, Maria Paula. (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009. p.86 – 118.

PROF. M.a. Aline de Souza Vasconcellos do Valle - orientadora

Estudante: Roger Abreu Potratz

FICHAMENTO

p.

Citações e considerações sobre o texto

74

 A colonialidade tem seus elementos construtivos no padrão mundial capitalista, que se originou inicialmente na América. Com a rápida modernidade o capitalismo tornou-se mundial em pouco tempo.

75

No início do século XVIII, com a ajuda do iluminismo a Europa foi aderindo ao padrão da colonialidade/capitalismo. Com isso tudo a população do mundo se diferenciou em inferiores e superiores, irracionais e racionais, primitivos e civilizados, tradicionais e modernos.

76

O capitalismo se tornou um sistema mundial que se baseava em “centro” e “periferia”.

77

As estruturas da sociedade se baseiam nas medidas de controle do trabalho e de seus produtos. Com esse ponto de vista podemos entender mais as relações de poderes que existia na época, “dono do capital” que seria o patrão e dos “proletariados” que seriam os funcionários.

78

Fala sobre a relação de poder metafísico, em que todos os caminhos levam a um padrão pré-definido anteriormente na história.

79

Não há padrão na estrutura do poder, elas provem de várias culturas históricas de tempos totalmente diferentes. Porem essas diferentes formas de poder encontram formas de se juntar.

80

O que se pode fazer enquanto autoridade é obrigar ou enganar aos que lidera, submetendo-os aos movimentos da sociedade, garantindo a sustentabilidade e o controle das crises e de mudanças.

81

O controle do trabalho pelo capital, se mostra pelas diferenças de salários e de cargos que são criados ou copiados pelo dono do capital, onde decide quem fica e quem sai.

82

O estruturalismo e o funcionalismo não atendiam as necessidades da sociedade, apenas ás necessidades do dono do capital. Onde se produzia muito porem cada vez mais diminuía a qualidade para o trabalhador.

83

O Eurocentrismo mostrou ao mundo que numa sociedade o todo tem prioridade sobre todas as partes, o que significa que apenas um pensamento comanda as atitudes de todos e a forma de como se colocam na sociedade.

84

Á ideia de totalidade não seria necessária e nos faz refletir, nas ideias de estrutura duradoiras.

85 86

As mudanças históricas seriam de cada um, mesmo que vários se juntassem para mostrar ao mundo aas mudanças, porem o Eurocentrismo estava enraizado na maioria da sociedade.

87 88

Desde os anos 80, manifestações sociais e maus exemplos do capitalismo no mundo favorecerem a criação de movimentos de trabalhadores, mesmo que tímidas elas dão a sociedade uma janela para refletirem sobre o sistema em que estão vivendo.

90 91

As ideias antigas como a escravidão se dá presente nos tempos modernos com a exploração do homem pelo homem, ou seja, do patrão e do funcionário na qual se via sem saída, ou fazia o que o patrão mandava ou iria ficar sem trabalho.

93

As classes sociais são apresentadas como estruturas dadas pela natureza da relação social, aonde não tem como fugir dos seus papeis pré-definidos.

94

Proprietários de terras, patrões e funcionários disputam para ter o lucro e salário maiores, então surge o conflito, pois para um ganhar mais o outro tem que ganhar menos ou igual ao que sempre ganhou...

95

O Materialismo após a segunda guerra mundial teve a sua visão evolucionista das classes sociais e das sociedades, que apresentavam problemas.

96

O conceito de classe foi introduzido estudando a natureza como ela é, aonde uma planta ou espécie contribui mais do que outra planta, então a partir desse pensamento a partir do século XVIII foi se tendo a ideia de diferença de classe. Riqueza e pobreza; Mando e obediência.

97

O substantivo “classe” foi substituído pela “sociedade”, porém essa mudança seria apenas no nome pois a representatividade delas e os desejos/intenções continuaram o mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com