TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia juridica

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 5

Questionário de filosofia jurídica

01) Elabore um curto parágrafo com notas biográficas sobre Aristóteles e o contexto histórico no qual ele se situa.

Aristóteles nasceu em 384 a.c,em Estagira,cidade situada na Calcídica.Era filho de Nicomanico,cujo intitulou um dos seus principais livros como ”Ética a Nicômaco”.Ele foi discípulo de Platão.A onde Aristóteles,viveu num período da história em que a hegemonia macedónica abrangia toda a Grécia.

02) Cite algumas obras do corpus aristotelicum e indique aquelas que dizem respeito ao seu pensamento moral.

As obras de Aristóteles são divididas em dois grupos: exotéricos e acromáticas.A onde as obras acromáticas podem ser divididas em: escritos lógicos,escritos físicos e científicos,escritos metafísicos,escritos éticos e escritos estéticos.E as obras que dizem respeito ao pensamento moral foram:Ética a Nicômaco,Grande moral e Ética a eudemo.

03) Como se relacionam ética e política em Aristóteles?

Em Aristóteles é a ética que conduz à política,que segundo ele,governar é permitir aos cidadãos viver a vida plena e feliz eticamente alcançado.O Estado,portanto,deve tornar possível o desenvolvimento e a felicidade do indivíduo.Por fim,o indivíduo só pode ser feliz em sociedade,pois o homem é,mais do que um ser social,um animal político,ou seja,que precisa estabelecer com outros homens.

04) Qual a classificação das ciências segundo Aristóteles?

Ciências práticas são as que usam o saber para uma ação ou com finalidade moral,(ética e política).Ciências produtivas são as que tem por fim um objeto diferente das próprias atividades,(arquitetura e medicina).E em ciências teoréticas que são as que buscam o saber pelo saber,independente de um fim ou utilidade(metafísica e matemática).

05) Quais os campos por onde a racionalidade humana se expande e a que virtudes correspondem? Explique.

A racionalidade humana se expande por dois campos:a vida social,que correspondem as virtudes éticas,e a vida intelectual,que correspondem as virtudes dianoéticas.

06) Por que a ética é uma ciência prática?

A ética é a ciência prática,pois ela tem por objeto a ação.Ela é sempre uma excelência,uma atividade da alma,sempre de acordo com a virtude plena,culminando numa felicidade.Pois,uma pessoa ética é aquela que age consciente de suas escolhas e se responsabiliza por elas.

07) Qual o objetivo da ética?

O objetivo da ética é determinar o bem supremo,ou seja qual é a felicidade.Pois,a ética tem o objetivo de estabelecer o bem tanto ao indivíduo quanto a sociedade num todo,a onde o comportamento ético é o que se considera prudente e que serve de condução do ser humando a felicidade.

08) Como deve ser o bem supremo? Explique.

O bem supremo para Aristóteles é a felicidade,mas para conquista-lá devemos aprimorar as virtudes morais e intelectuais ao longo da vida,é uma árdua luta para atingir o fim último que é o constante equilíbrio que leva a felicidade.E para se adquirir esse bem supremo temos que vencer obstáculos,que de um lado temos os vícios pelo excesso e do outro lado pela falta,por isso o bem supremo ,a felicidade é conquistada dia a dia.

09) O que é virtude e qual a virtude do homem?

A virtude é a excelência própria de uma coisa,mas tem um caráter moral ou seja deve-se agir racionalmente.É o equilíbrio entre o excesso e a falta,é uma disposição adquirida de fazer o bem e eles se aperfeiçoa com o hábito.É a capacidade de se colocar em ato a sua própria natureza.A virtude do homem é ser racional,que consiste em realizar bem a sua racionalidade.

10) Como se adquire as virtudes dianoéticas? E as virtudes éticas?

As virtudes dianoéticas são adquiridas através da instrução e do estudo.E as virtudes éticas são adquiridas através do produto de um hábito.

11) O que é felicidade segundo Aristóteles?

A felicidade está ligada a virtude intelectual o bem maior,existindo três formas essencias para alcançar a felicidade:manter uma vida prazerosa,política e filosófica.A felicidade seria então um estado de perfeição,não dependendo da vontade de cada um,mas a sorte é um dos fatores imprescindíveis.A felicidade seria um estado da alma,um bem viver com o que há de melhor em nós,devendo-se aproveitar como ser feliz a cada instante,já que a felicidade só encontramos pura em nós,sendo uma realidade interior.

12) Segundo Aristóteles o homem é responsável por suas virtudes e vícios.Explique.

O nosso caráter é formado a partir da repetição dos atos progressivo por meio do hábito.Com o hábito adquirimos as virtudes morais e nos tornamos virtuosos.São as disposições virtuosas ou viciosas que constituem um caráter,pois somos todos responsáveis por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com