TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação do Mundo Conteporaneo/ HobbsBawn

Por:   •  16/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 5

 QUESTÕES

  1. Analise a importância da escrita da história, tendo em vista: a) a afirmação do jornalista Thomas Paine: ‘’ Está nas nossas mãos recomeçar o mundo outra vez com o contexto do filme ‘’; b) O contexto do filme “Narradores de Javé’’.

  1. Escolha um dos capítulos do livro e elabore uma breve síntese do mesmo. Analise as situações apresentadas no filme a partir das análises propostas no capítulo escolhido.
  1. “Devemos trabalhar de forma a que a memória coletiva sirva para a libertação e não para a servidão dos homens’’. Comente a afirmação tendo em vista a análise do historiador E. Hobsbawm acerca do bom e do mau historiador.
  1. Como podemos entender os fenômenos jurídicos “a luz do conceito da historicidade? ” Apresente dois exemplos e analise-os.

RESPOSTAS

  1. Como relatado por Caio Boshi, para viver em sociedade o homem estabelece necessariamente uma relação de poder. Toda coletividade é orientada por um conjunto de valores, regras e atitudes que sobrepõem aos demais. Cada grupo social procura difundir seus princípios. E quase sempre recorrem ao passado para justificar esses princípios a fim de alcançar a legitimidade. Ao fazer isso retoma do passado aquilo que lhe importa e interpreta de acordo com seus interesses.

Por isso a importância da escrita da História, ela se impõe como ferramenta tanto para conhecer a realidade quanto para agir sobre ela. A afirmação do jornalista e político inglês Thomas Paine “Está em nossas mãos recomeçar o mundo outra vez”. Vem para reafirmar que através de experiências do passado, os fatos e crenças, somos capazes de perceber nosso passado histórico, temos condições de agir sobre a realidade, permitir a compreensão da vida em sociedade e dos homens que a integram e a transformam ao longo do tempo, criando sempre um novo começo e a História é continuamente reescrita.

O filme “Narradores de Javé” vem para reafirmar a importância da História escrita, quando o pequeno vilarejo estava prestes a ser destruído por causa da construção de uma Usina hidrelétrica, a solução encontrada foi escrever a história de Javé, que não possuía nenhum relato histórico documentado. Todos os feitos e os grandes acontecimentos heroicos de sua história eram apenas contados e distorcidos através do tempo, o vilarejo não possuía nenhum documento oficial com os grandes acontecimentos que justificasse a sua preservação.

  1. Cada grupo social retoma do passado o que lhe importa e também o interpreta de acordo com seu interesse, no intuito de alcançar legitimidade. Cabe ao estudo da história para identificar os setores da sociedade ou agentes que apropriam do poder e acabam utilizando-o para consolidação dos privilégios, sendo que para isso, ocorre a redefinição do passado. Tal fato acaba gerando dificuldades para a consciência do presente, muitas vezes bloqueando a no geral.

A glorificação de alguns agentes históricos, de forma fictícia, é modelada por quem detém o poder, uma vez que esses identificam os contextos favoráveis para a formação de um “herói”.

A história contada por diferentes personagens no filme “narradores de javé”, percebe-se a intenção de quem conta a sua versão, da formação do povoado, em engrandecer seu parente de forma heroica, para obter a fama de que na sua família havia herói, sendo que tal fato foi contado de forma a ironizar tal herói posteriormente por outra pessoa. As duas versões relatadas acabaram gerando duvidas nos presentes, pois as lideranças foram descritas com distorções, com exageradas glorificações. Percebe –se, portanto, que os heróis dependem menos das características pessoais do que de condições objetivas que facilitam sua ação e popularidade.

  1. A história em si inicia-se quando fazemos comparação entre o presente e o passado, e muito se cobra dos historiadores, que são essas pessoas responsáveis pela memória, de modo que um determinado acontecimento se torna memória das pessoas, e essas pessoas em sociedade tendem a confiar nessa leitura do passado. Os historiadores e as pessoas como um todo, para entender o presente, e algumas situações, olham para trás, ao passado, pois tem uma bagagem de experiência, o que permite uma análise melhor dos fatos em questão, essa é a história operando de forma mais direta e explicita.

Hobsbawm relata que o primeiro passo que um historiador profissional deve ter é deve é ficar à espreita de fatos em desordem ou aquelas situações que a um primeiro momento parece ser idênticas, é necessário perceber essas diferenças, esse profissional deve conhecer mais de história que as outras pessoas. É importante notar que a história não tem um formula pronta e simples para prever acontecimentos futuros, mas pode demonstrar uma situação de urgência frente uma situação, em suma, a história não pode prever acontecimentos, apenas diz os problemas à serem enfrentados. Os maus historiadores fazem uma distorção história para fins irracionais, como por exemplo, legitimar um governo autoritário, entre outro, esses profissionais tendem a oferecer soluções de problemas que se mostram mecânicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com