TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos das ciências sociais

Por:   •  8/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

Caso Concreto 4 – Fundamento das Ciências Sociais.

1 -

Desde a terceira revolução técnico-científico-informacional dos anos 70 e o avanço da internet, o mundo passou a viver um fenômeno novo, a chamada Globalização. Isto é, o mundo passou a se interligar e, por consequência, ter um acesso muito maior à diferentes costumes, crenças e tendências pelo mundo – a cultura passa a integrar-se num conceito global e, não mais somente, regional. Contudo, esse processo de integração global não foi visto com bons olhos por muitos cidadãos conservadores de países hegemônicos que por julgarem a sua cultura superior, reprimem essa diversidade cultural, recusando-se a integrar-se a novos sistemas culturais e, como resultado, discriminando hábitos, costumes e crenças de outrem.

   Em reação a esse fato de discriminação da cultura alheia, surge o fenômeno multiculturalista que consiste em reconhecer às diferenças culturais e promover a interação das mesmas sem hierarquização, a fim de se respeitar a individualidade, a identidade, os valores e os costumes de cada pessoa de determinada região inserida nesse mundo globalizado. Esse fenômeno prega a visão de  que não há cultura superior à outra; mas somente, diferenças inerentes à individualidade de cada um que, sobretudo, devem ser respeitadas e valorizadas com o intuito de  construir uma sociedade mais empática e tolerante que, de modo natural, valorize à diversidade cultural.

2 – A diversidade cultural é deveras perceptível no atual cenário global cujo estamos inseridos. As Atitudes que valorizam essa diversidade são muito importantes para entranhar, na sociedade, a consciência que a aceitação da individualidade inerente a cada um detém para gerarmos um estado de maior harmonia social. Os exemplos são inúmeros, mas um exemplo muito marcante ocorreu em Copacabana, no Rio de janeiro. Um vendedor de esfihas refugiado da Síria, o Mohamad ali, após ser ameaçado por vendedores ambulantes com gritos de intolerância e de preconceito como: ‘’ sai do meu país’’; ‘’ nosso país está sendo invadido por esses homens-bombas’’; sensibilizou os cariocas que se uniram para prestar apoio ao vendedor sírio em um ato memorável. Não obstante a essa homenagem notável, o vendedor ainda recebeu a licença da prefeitura do Rio de janeiro para trabalhar em Copacabana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (32.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com