TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gratuidade da Justiça Do Benefício da Justiça Gratuita

Por:   •  27/8/2015  •  Resenha  •  9.489 Palavras (38 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 38

Gratuidade da Justiça

Do benefício da justiça gratuita

Nos termos do art. 14, §1°, da Lei 5.584/1970, das Leis 1.060/1950 e do art. 790, § 3°, da CLT, o reclamante declara para os devidos fins e sob as penas da Lei, ser pobre, encontrando-se desempregado e não tendo como arcar com o pagamento de custas demais despesas processuais sem prejuízo do próprio sustento e de sua família, pelo que requer os benefícios da justiça gratuita.

Honorários Advocatícios

Tema polêmico nos domínios do processo do trabalho diz respeito, nas lides decorrentes da relação de emprego, à condenação ou não do sucumbente em honorários advocatícios, havendo forte dissenso doutrinário e jurisprudencial, com a formação de duas correntes.

A primeira corrente que é minoritária entende que os honorários advocatícios são sempre devidos ao advogado, tendo em vista o art. 133 da CF e do art. 20 do CPC. Para essa corrente, a condenação decorre da simples sucumbência.

A segunda corrente, majoritária, é defendida pelo TST constantes nas súmulas 219 e 329, entende que os honorários advocatícios, nas lides decorrentes da relação de emprego não decorrem simplesmente da sucumbência, devendo a parte ser beneficiária da justiça gratuita e estar assistida pelo sindicato profissional, limitada a condenação em honorários a 15 %. Vale frisar que esses honorários são revertidos ao Sindicato assistente.

Sendo uma ação distribuída na Justiça do Trabalho uma relação de trabalho diversa da relação de emprego, passou admitir o TST a condenação do vencido em honorários advocatícios de sucumbência. No entanto, se a lide decorrer da relação de emprego, a condenação do vencido em honorários, para o TST somente será possível nos exatos termos das Súmulas 219 3 329.

Atuação como advogado do reclamante

Atuação como advogado do reclamado

Requerer sempre na petição inicial a condenação do reclamado em honorários de sucumbência, seja nas demandas oriundas da relação de emprego,(com fundamento no art. 133 da CF, art. 20 do CPC e art. 22 da Lei 8.906/94) seja nas ações oriundas da relação  de trabalho diversa da relação de emprego

Na contestação de demanda oriunda da relação de emprego, se o reclamante estiver postulando por meio de advogado particular e existindo pedido de condenação em honorários de sucumbência, negar o pedido de condenação em honorários advocatícios com fundamento nas Súmulas 219 e 329 do TST.

Homologação de verba rescisórias e multa do art. 477.

Sempre que o empregado tiver trabalhado mais de 1 ano na empresa, sua rescisão contratual deverá ser homologada ou pelo Sindicato profissional ou pelo Ministério do Trabalho.

O recibo de quitação das verbas rescisórias deve especificar a natureza de cada parcela paga para o empregado, discriminado seu valor, sendo válida a quitação, apenas, relativamente a tais parcela.

Prazos:

Caso o aviso prévio seja trabalhado, as verbas rescisórias deverão ser paga até o 1° dia útil imediato ao término do pacto laboral.

Caso o aviso prévio não seja trabalhado, seja o mesmo indenizado ou dispensado o seu cumprimento, ou ainda, na hipótese de dispensa por justa causa do empregado, as verbas rescisórias deverão ser quitadas até o 10° dia contado da data da notificação da dispensa.

Vale destacar que o TST, por meio da OJ 14, da SDI-I, firmou entendimento no sentido de que, caso o aviso prévio tenha sido cumprido em casa, o prazo para o pagamento das verbas rescisórias será o 10 ° dia da notificação da dispensa.

O não pagamento dos deveres rescisórios obedecendo os prazos, importará o pagamento de uma multa em favor do empregado, equivalente a um salário contratual, multa do art. 477, salvo quando comprovadamente, o obreiro der causa à mora.

Objetivando facilitar o estudo, segue o quadro de como deverá ser a conduta do aluno no exame de ordem.

Atuando na qualidade de patrono do reclamante

Atuando na qualidade de patrono do reclamado

A – caso o pagamento das verbas rescisórias não seja efetuado ou mesmo seja realizado após o prazo previsto no art. 477, § 6°, da CLT, você deverá requerer na petição inicial a condenação do reclamado na multa prevista no art. 477, no valor de um salário contratual.

A- Requerida pelo reclamante a multa de um salário contratual prevista no art. 477, dependendo dos dados fornecidos na questão , você poderá alegar que:

  • As verbas rescisórias foram pagas no prazo legal (mencionando, se for o caso, a juntada do termo de rescisão do contrato de trabalho devidamente quitado no prazo da Lei
  • O reclamante é que deu causa à mora, seja pelo não comparecimento à homologação, seja pela recusa ao recebimento das verbas.

B- caso as verbas rescisórias tenham sido pagas a menor, considerando que a matéria comporta interpretações divergentes nos Tribunais do Trabalho, você deverá requerer a multa do art. 477.

B- caso o reclamante requeira o pagamento da multa do art. 477, da CLT, alegando que as verbas rescisórias foram pagas a menor, dependendo dos dados fornecidos na questão você poderá alegar que:

  • As verbas rescisórias foram pagas no prazo legal e de forma integral, não havendo que se falar em diferenças de verbas rescisórias a serem quitadas e muito menos em pagamento de multa do art. 477, da CLT.
  • Concomitante, poderá alegar que o entendimento doutrinário e jurisprudencial dominante é no sentido de ser indevida qualquer multa do art. 477, da CLT,  em face de diferenças de verbas rescisórias eventualmente não pagas.

FGTS e Indenização compensatória

O empregador nos termos do art. 15 da Lei 8.036/90, fica obrigado a depositar, até o dia 07 de cada mês, na conta vinculada do trabalhador 8 % da remuneração da remuneração paga  ao obreiro. Também haverá recolhimento de 8 % calculados sobre a gratificação natalina, recolhimento que será sem ônus para o empregado.

Por outro lado, caso o empregado seja dispensado sem justa causa, estabelece o art. 18, § da Lei 8.036/90 que o empregador, a título de indenização compensatória em função da dispensa imotivada do obreiro, estará obrigado  a depositar na conta vinculada do empregado, 40% do montante de todos os depósitos realizados na conta vinculada durante a vigência do contrato de trabalho.

É importante destacar que o trabalhador não terá direito a indenização compensatória  de 40% do FGTS quando pedir demissão ou quando for dispensado por justa causa, e também, não terá direito a multa em caso de término normal do contrato de trabalho por prazo determinado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.2 Kb)   pdf (458.6 Kb)   docx (358.3 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com