TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homofobia Um Preconceito Eminente

Por:   •  28/3/2016  •  Dissertação  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

Hoje em dia, um assunto que tem sido bastante abordado é a Homofobia, que assim como as demais formas de preconceito, adotam a atitude de colocar o Homossexual em uma condição de inferioridade ou anormalidade, levando em conta o domínio da lógica da heterossexualidade como uma norma padrão. Podemos nomear homofobia como um exemplo de hierarquização de sexualidade, contudo, devemos entender a legitimidade da forma homossexual de expressão da sexualidade humana.

Em vários períodos, inúmeras ofensas foram utilizadas para identificar a homossexualidade, deixando claro o caráter preconceituoso das sociedades que inventaram determinados termos como: Pecado mortal, perversão sexual, até mesmo Aberração. A homofobia não abrange apenas como violência Física, mas também como uma série de situações de preconceito contra o direito do próximo, geralmente essas situações vem a se manifestar de maneira inconsciente, como por exemplo, ver um casal de homens de mãos dadas e pode evoluir rapidamente para piadas com insultos em grupo, violência verbal, assédio moral e tendem a resultar por fim em casos de agressão.

Deste modo, podemos entender um pouco da complexidade do fenômeno da homofobia que se inicia a partir das “piadas” para ridicularizar, podendo levar a situação ao extremo como violência e assassinato, sem contar ainda, que a Homofobia se implica numa visão doentia da homossexualidade, submetida a olhares clínicos, terapias e tentativas de “cura”. Podemos concluir assim, que a homofobia compreende duas visões fundamentais, a questão afetiva, onde há a rejeição ao homossexual e em contrapartida, do outro lado conseguimos ter uma visão sobre a dimensão cultural onde a objeção do preconceito é a homossexualidade vista como um fenômeno.

Cada qual apresenta a sua intolerância, claro, à sua maneira. Porém é válida a experiência de se refletir sobre nosso comportamento quando presenciamos manifestações de afeto em público de casais do mesmo sexo, afinal, casais heterossexuais se beijam em público, andam de mãos dadas, namoram, enfim, há uma série de questões que explicam, porém ainda não são capazes de justificar este comportamento, a questão não se limita aos homossexuais, a homofobia engloba questões de opinião pública, que por sua vez age como uma força oriunda na sociedade, como por exemplo a luta por direitos. Podemos concluir então que comportamentos homofóbicos surgem a partir da proporção dos direitos entre homo e heterossexuais, uma vez que isso significa o desaparecimento da hierarquia sexual estabelecida pelos Padrões da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com