TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homofobia , Um Caso De Preconceito Nas Escolas

Casos: Homofobia , Um Caso De Preconceito Nas Escolas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  7.213 Palavras (29 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 29

INTRODUÇAO

A presente pesquisa “Sexualidade- Homofobia: Um estudo de caso sobre preconceito nas escolas” tem como finalidade identificar os principais pontos que giram em torno deste preconceito dentro das escolas, e como se é trabalhada a cita-da questão, pois é de conhecimento geral que ainda há casos e sérios de homofo-bia dentro de nossas escolas os quais vão muito além de palavras, passando para agressão física exposição ao ridículo exclusão da sociedade, mas o que está sendo feito a respeito, é exatamente o que esta pesquisa vem mostrar.

Esta pesquisa será realizada na escola X, a qual tem um quadro de alunos muito grande que comporta em média de 1050 alunos no período da manhã do en-sino médio com registros dos anos 2012 e 2013, e também através de uma entrevis-ta que será realizada com ex-alunos e suas famílias e professores da escola, resi-dentes na cidade de João Pinheiro Minas Gerais.

O município de Joao Pinheiro tem uma população estimada 2013 de 47.549, população 2010 de 45.260, com uma área da unidade territorial Km² de 10.727.471 e uma densidade demográfica hab./Km² de 4.22 e o código do município é 3136306.

O presente tema que escolhi se fez pelo fato de que apesar de ser tão fre-quente os casos de tal preconceito contra pessoas homossexuais nas escolas, não tenho conhecimento de que alguém tenha tomado para si a preocupação com tais acontecimentos, em minha época de ensino médio haviam casos e nunca ninguém agia contra tais atos, acredito que cada pessoa deve ser respeitada por suas opções. É de conhecimento geral de escolas as quais isso tem ocorrido com frequência, e por este motivo resolvi pesquisar sobre.

Albuquerque (2012, p. 13) “podemos afirmar que entender a homofobia como repulsa ou preconceito contra a homossexualidade e/ou o homossexual, isto é, um medo irracional ao homossexual”, o que pode estar associado ao padrão da heteronormatividade difundido na sociedade, isto é, de que deve haver uma única orientação sexual a ser seguida pelas pessoas a Heterossexual, correndo-se o risco daqueles que se desviam de tal padrão, serem julgados como anormais e não serem bem aceitos socialmente.

Tal pesquisa vem a acrescentar um novo olhar na sociedade, pois é uma questão que deve ser olhada com carinho, pelo fato de que afeta diretamente a nossa sociedade, pois são nossas escolas que estão formando novos cidadãos pa-ra esta sociedade a qual vivemos.

A partir da década de 90 os PCNs, incluíram a orientação sexual como tema transversal fazendo assim com que as escolas passassem a ter um amplo respaldo para discursões e orientações sobre tal assunto tendo assim a obrigação de orientar os alunos em relação ao tema da referente pesquisa.

´´Faz parte dessa rota alternativa a expectativa de formação de novos mes-tres desde que pesquisar coincida com criar e emancipar. `` (DEMO, 2005p.09).

Para Demo é importante que um professor seja um pesquisador, pois o mundo em que vivemos está sempre em mudança, portanto o professor deve estar sempre pesquisando ou seja renovando seus conhecimentos, e passando-os para seus alunos em todos os aspectos sociais que inclui o tema a ser pesquisado.

Esta pesquisa vem para trazer novas questões a serem pesquisadas sobre tal assunto no meio acadêmico pelo fato de não ter muitas pesquisas sobre tal as-sunto, ou seja o mesmo poderá se tornar um ponto de partida para novas pesquisas. “A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida”. (John Dewey). A educação sendo um processo social de aprendizagem com ele se dá as pesquisas que é onde entra os educadores em sua obrigação de novas pesquisas para que se possa inovar seus conhecimentos e su-as capacidades de passar estes conhecimentos para seus alunos o que não se diz respeito somente aos conteúdos escolares como português, matemática mas se aplica ainda mais a visão de mundo que vem evoluindo e com ela trazendo muitos preconceitos os quais as escolas devem ajudar a combater.

Para que tal pesquisa seja realizada serão respondidas tais perguntas co-mo, os professores de nossas escolas estão preparados para lidar com esta diversi-dade que se encontra presente em nossa sociedade? Em que este tipo de precon-ceito influencia na vida das pessoas que sofrem este tipo de agressão e suas famí-lias? O que as escolas podem fazer para mudar esta realidade? Como levar esta mudança para a sociedade?

Tenho o objetivo esta pesquisa entender como os professores de nossas escolas estão preparados para lidar com esta diversidade que se encontra presente em nossa sociedade, saber em que este preconceito vem a influenciar nas vidas das pessoas e familiares de quem sofre este tipo de agressão, pretendo saber tam-bém como as escolas devem fazer para mudar esta realidade, e como as escolas podem levar esta mudança para a sociedade.

Até o presente momento é possível observar que apesar de o tema orienta-ção sexual estar incluído nos PCNS desde os anos 90, os nossos educadores ain-da não estão totalmente prontos e a vontade para falar destes assuntos em sala de aula até mesmo pelo fato de que muitas familiais não se sentem muito à vontade para expor seus filhos a estes assuntos, muitas vezes pro achar que eles ainda não tem idade para se ter este tipo de conversa, muito menos em sala de aula, princi-palmente se o assunto em foco for a diversidade sexual onde cada um faz suas es-colhas, muitas famílias acham que este assunto não deve ser comentado por ser errado é onde acaba inibindo os professores de explorar este assunto tão polêmico em nossa sociedade, outro ponto que acaba atrapalhando o professor em seu traba-lho são as questões religiosas que ainda hoje tem grande influência na sociedade ditando o que deve ser dito para as crianças e adolescentes.

Até o momento a hipótese presente é de que se observa que este tipo de preconceito tem trazido diversas complicações, não só para as pessoas que o so-frem mas também para toda a família, sabe-se também que em muitos casos o pre-conceito se inicia dentro de casa onde ele pode ser até maior que na rua pois é na família onde se encontra a base de um ser, e quando se tem este tipo de agressão verbal e até mesmo físico dentro deste seio familiar as feridas se tornam ainda maio-res, trazendo consequências como a baixo auto estima que leva a auto exclusão do meio social, depressão, ou seja, vai se tornando um efeito domino onde em alguns casos pode acabar levando o indivíduo ao suicídio.

Diante desta pesquisa percebe se que este preconceito em parte vem dos próprios professores que muitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.6 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com