TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questão Da Homofobia E Diversidade Sexual

Pesquisas Acadêmicas: A Questão Da Homofobia E Diversidade Sexual. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  2.024 Visualizações

Página 1 de 3

Vivemos em uma sociedade onde impera a indiferença, intolerância, rancor e ódio. O ato de Homofobia é um preconceito sem fundamentos e desumano visto que o homem tem o livre arbitro. É um termo usado para mostrar a rejeição ou preconceito contra aos homossexuais, ela é danosa mesmo quando não declarada.

A homofobia se manifesta de diversas formas e diferentes tipos, entre as quais relacionamos:

1. Homofobia emocional;

2. Homofobia interiorizada;

3. Homofobia social e

4. Homofobia racionalizada

Este é um tema, que tem se tornado comum nos dias atuais e vem sendo discutido com veemência, há muitos grupos organizados, fazendo protestos, manifestando seus direitos, contudo muitas das suas reivindicações não saem do papel. Mesmo em meio a tanto desenvolvimento os números de homicídios e agressões só cresce assustadoramente.

Na “Sociedade Brasileira” tem se noticiado que a cada dia cresce o número de agressões a homossexuais, mesmo tendo a declaração dos direitos humanos, o movimento homossexual brasileiro (MHB) tem muito a reivindicar.

Somos todos iguais e desfrutamos dos mesmos direitos e deveres. A homofobia exclui, gera dor, discórdia e sofrimento aos jovens que se tornam seus alvos. (BAKER.2002), por atingir classes variadas e ser um assunto complexo, envolve estudo sobre gênero e homossexualidade (KOEHLER,2009,p.590).

A escola seria o local para se combater a homofobia, se tivéssemos professores capacitados, pois é a base para se formar opiniões, tratar contra homofobia requer preparo, grande conhecimento.

O preconceito faz com que haja repressão, fazendo com que a pessoa não assuma a sua sexualidade e que viva de forma isolada e solitária. Segundo estudos, muitos cientistas acreditam que os homossexuais preferem o mesmo sexo por uma questão genética, biológica ou psicológica.

Segundo o antropólogo e fundador do grupo Gay da Bahia Luiz Mott, ações contra homofobia sempre serão bem vindas desde que não fiquem só no papel, o grupo sugere que o Brasil é o país com maior quantidade de registros de crimes homofóbicos do mundo, segundo dados um homossexual é morto a cada 36 hs no país e em muitos desses casos de assassinatos, pessoas ficam impunes. No ano de 2011, a Secretaria Nacional de Direitos humanos lançou o relatório sobre Violência Homofóbica no Brasil, segundo dados houve uma média de 18,65 casos de homofobia por dia no Brasil.

A lei 7716/89 contra o preconceito coíbe discursos referentes a religião , raça e origem, mas não os que referem a orientação sexual. Mas para algumas entidades religiosas (protestantes e católicos) o projeto fere a liberdade de expressão e religiosa, prevê ainda punição (até 05 anos) de cadeia para quem criticar homossexuais em locais públicos.

Em maio de 2011 a alta comissária das Nações unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay declarou: Em última análise a homofobia não é diferente do racismo ou da xenofobia, a história nos revela o alto preço humano das discriminações e do preconceito, onde ninguém tem o direito de tratar um grupo de pessoas como sendo de menor valor, menos merecedores ou menos dignos de respeito...

Muitas vezes o receio de ser reconhecido como gay,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com