TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ICMS, COMO ESSE IMPOSTO INTERFERE NO PREÇO DA GASOLINA

Por:   •  11/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 3

DIREITO TRIUTÁRIO II

ICMS, COMO ESSE IMPOSTO INTERFERE NO PREÇO DA GASOLINA

O ICMS é uma sigla muito ouvida por nós em diversas vezes no nosso dia, em noticiários na Tv, na internet ou até mesmo em uma conversa entre amigos. Mas o que é o ICMS afinal?

O ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é um imposto estadual cobrado sobre a circulação de mercadorias e alguns serviços.

Em muitos casos a alíquota sobre o produto é 18%, mas existem variações desse percentual. tanto para mais como para menos.

No caso dos alimentos básicos, como arroz por exemplo, o percentual é 7%, e para os produtores supérfluos, como cigarros e perfumes, a alíquota é de 25% do valor do produto.

O imposto é cobrado sobre cada mercadoria, e em toda transação sujeita ao ICMS feita deve haver a emissão de nota fiscal.

  1. Quem deve pagar o ICMS?

O ICMS é um imposto que incide sobre físicas ou jurídicas.

A condição para que isso ocorra consiste em que que se realizem de forma costumeira ou em uma quantidade que deixe claro que é uma atividade comercial as seguintes operações: Circulação de mercadorias, inclusive o fornecimento de alimentação e bebidas em bares, restaurantes e estabelecimentos similares; Prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal de pessoas, bens, mercadorias ou valores; Prestações de serviços de comunicação. Entre outras.[1]

  1. Qual é a relação do ICMS com o preço dos combustíveis?

Muito se questiona sobre o valor praticado nas bombas de postos pelo país. Questões políticas, sociais e econômicas estão envolvidas.

O ICMS muitas vezes visto como grande vilão pelo aumento dos preços dos combustíveis. Para alguns especialistas, ao culpá-lo, o governo cria uma “cortina de fumaça” nos consequentes problemas enfrentados pela alta do dólar, inflação crescente e também pelos impostos cobrados pela Petrobrás que domina quase 100% da produção de combustível do país. O que juntando tudo, contribui para o aumento do valor dos combustíveis.

Para outros, diminuindo o valor de ICMS praticado no produto, é possível baixar consideravelmente os valores nas bombas.

O ICMS nos últimos meses “pré-eleições” houve algumas alterações feitas pelo então presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com a estatal, o ICMS corresponde atualmente a 24,2% da composição do preço da gasolina e 11,9% sobre o valor do diesel.

Logo, o imposto é responsável pela carga de R$ 1,75 no preço do litro da gasolina e de R$ 0,82 sobre o valor do diesel atualmente.

No caso da gasolina, o imposto estadual tem o segundo maior peso na formação do preço, enquanto que no diesel é o terceiro.[2]

Ficando então o preço da gasolina dividido da seguinte maneira

  • Preço do produtor (refinarias da Petrobras e importadores);
  • Preço do etanol - o combustível que chega aos postos tem 73% de gasolina A e 27% de etanol;
  • Tributos federais - PIS, Cofins e Cide; Imposto estadual - ICMS; Distribuição, transporte e revenda.

É claro que, como o ICMS é um percentual sobre o preço final, quando o preço sobe, a arrecadação aumenta. Mas ele não é o vilão das altas de agora. A grande questão é esse preço que sai da refinaria, que vem da política de paridade de importação Carla Ferreira.[3]

Fica claro, que a grande alta no preço da gasolina pouco interfere o ICMS.

EMILLY OLIVEIRA SANDER


[1] https://www.qipu.com.br/dicionario/icms/

[2] https://oespecialista.com.br/limite-icms-preco-combustiveis/

[3] https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/08/28/composicao-preco-gasolina-imposto-icms.htm?cmpid=copiaecola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com