TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPOSSIBILIDADE DA REDUÇÃO DA MENORIDADE PENAL NA ORDEM JURÍDICA BRASILEIRA

Por:   •  16/10/2018  •  Monografia  •  9.191 Palavras (37 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 37

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS – UEMG

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUIUTABA

CAMPUS ITUIUTABA

ANA PAULA LOPES

IMPOSSIBILIDADE DA REDUÇÃO DA MENORIDADE PENAL NA ORDEM JURÍDICA BRASILEIRA

ITUIUTABA-MG

2014

ANA PAULA LOPES

IMPOSSIBILIDADE DA REDUÇÃO DA MENORIDADE PENAL NA ORDEM JURÍDICA BRASILEIRA

Trabalho de Conclusão de curso apresentado à FEIT- UEMG – Fundação Educacional – Universidade do Estado de Minas Gerais, como requisito parcial à obtenção de título de Bacharel em Direito.

ITUIUTABA-MG

2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS – UEMG

INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA DE ITUIUTABA – ISEPI

GRADUAÇÃO DO CURSO DE DIREITO

MONOGRAFIA

TERMO DE APROVAÇÃO

ATA FINAL DA SESSÃO DE APRESENTAÇÃO E DEFESA DO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Monografia apresentada e defendida perante Banca Examinadora constituída pela Coordenação do Curso de Bacharelado em Direito, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de bacharel em Direito.

Aluna: Ana Paula Lopes

Prof: Orientador: José dos Santos Vilela Júnior

Tema: Impossibilidade da redução da menoridade penal na ordem jurídica brasileira

A monografia foi apresentada em sessão pública de arguição e avaliação no dia __ de ________ de 2014, às _____ horas, perante a banca examinadora formada pelos membros abaixo assinados, tendo obtida a nota ____________.

E sendo julgado _________________________ (aprovado / reprovado), para o cumprimento do requisito legal exigido pela Universidade Estadual de Minas Gerais.

Ituiutaba (MG), ___ de _____________ de 2014.

________________________________________

        Presidente e Orientador        

_________________________________________

Membro da Banca

_________________________________________

Membro da Banca

DEDICATÓRIA

A todos os colegas e profissionais de Direito, que me mostraram sempre o melhor caminho para se alcançar a Justiça e ainda aos que me ensinaram o muito que aprenderam durante toda sua vida, aos professores do curso de Direito da Fundação Educacional de Ituiutaba, ao meu orientador Drº. Jose dos Santos Vilela Junior a minha eterna gratidão e em especial ao meu pai adotivo, José Cação Ferreira, que hoje se encontra com Deus, mas tenho certeza  que continua a me incentivar.

AGRADECIMENTOS

 

 Mais uma etapa da vida se completa; após longo período e com muita dedicação, o sonho se concretiza. Ao olhar para trás, a grande trajetória percorrida, observo as enormes oportunidades de crescimento e sabedoria que foram a mim proporcionadas. Diante disso só tenho a agradecer a Deus que plantou em mim a fé e me deu forças para realizar este sonho.

Aos meus pais adotivos, José Cação (in memória) e Clarice Cândida Ferreira, pelo amor incondicional, pelas palavras de incentivo e perseverança, pela cumplicidade e compreensão e por serem na minha vida meus grandes heróis, meu exemplo maior; companheiros e confidentes, que muitas vezes, na tentativa de acertar, cometeram falhas, mas que inúmeras vezes foram vitoriosos, que se doaram inteiros e renunciaram aos seus sonhos, para que, muitas vezes, eu pudesse realizar o meu sonho. A vocês que compartilharam o meu ideal e os alimentaram, incentivando a prosseguir na jornada, mostrando que o nosso caminho deveria ser seguido sem medo, fossem quais fossem os obstáculos. Minha eterna gratidão vai além de meus sentimentos, pois a vocês foi cumprido o dom divino. O dom de ser Pai, o dom de ser Mãe, resta-me dizer que amo vocês infinitamente!

 Agradeço aos meus filhos: Victor Antônio e Maria Jullia por terem sempre me incentivado a correr atrás dos meus objetivos.

Agradeço ao meu esposo Carlos Cesar, por seu amor, apoio e carinho.

Finalmente, agradeço aos meus colegas de curso, por todos esses anos de convivência e amizade. A TODOS O MEU MUITO OBRIGADA!  

 


RESUMO

São considerados como inimputáveis tanto para a Constituição Federal quanto para o Código Penal brasileiro os menores de dezoito anos, ou seja, estes menores não são submetidos às leis penais. Ao contrário do que a sociedade pensa e sente os menores infratores não ser submetido às normas do Código Penal não quer dizer que estes não se sujeitam a punições, já que lhes são impostas às medidas socioeducativas previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Com o crescente aumento da criminalidade, tendo como autores crianças e adolescentes, a sociedade tem cobrado do Estado medidas urgentes para a diminuição da criminalidade e com isso ter um pouco mais de segurança social e, dentre destas medidas, encontra-se a redução da maioridade penal, já que assim, eles sofreriam as sanções previstas no Código Penal. Contudo a Constituição Federal considera a inimputabilidade penal como uma garantia individual do adolescente, sendo assim, a extinção de um direito considerado fundamental, neste caso previsto no artigo 228, seria inviável, já que estaria violando uma cláusula pétrea. Para o desenvolvimento da monografia estudou-se inicialmente acerca da imputabilidade penal, sua definição, as causas de sua exclusão e o momento em que cessa a imputabilidade penal, para em seguida analisar a definição do vocábulo “menor” no Estatuto da Criança e do Adolescente, no Código Penal e como a menoridade penal é tratada na Constituição Federal, na terceira seção abordou sobre a questão da redução da maioridade penal e a sua impossibilidade, para chegar-se a conclusão de que os menores de 18 anos, idade limite para a inimputabilidade penal, foi fixada por intermédio do sistema biológico, o qual analisa a maturidade e o desenvolvimento mental, como também da necessidade de saber se determinar em relação do entendimento sobre o fato ilícito. Além do mais, não ser possível a diminuição da maioridade penal, por ser uma cláusula pétrea, sendo assim, seria uma medida inconstitucional e, mesmo porque não teria nenhuma eficácia no controle da delinquência juvenil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.8 Kb)   pdf (363.4 Kb)   docx (363.3 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com