TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERVENÇÃO NA PROPRIEDADE E ATUAÇÃO NO DOMÍNIO ECONÔMICO.

Por:   •  29/6/2015  •  Artigo  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  1.370 Visualizações

Página 1 de 6

INTERVENÇÃO NA PROPRIEDADE E ATUAÇÃO NO DOMÍNIO ECONÔMICO.

Universidade de Caxias do Sul

Centro de Ciências Jurídicas

Disciplina de Direito Administrativo II

Professora: Maria do Carmo Padilha Quissini

Acadêmico: Marciel Moré

INTRODUÇÃO

O Poder Público não exerce atividade econômica nem concorre com o particular que o faz. Desta forma, em diversas oportunidades, necessita utilizar-se de propriedade privada ou interferir nas atividades econômicas para que os interesses da coletividade sejam respeitados. Este é principal ponto deste trabalho: como o Estado interfere na atividade econômica ou na propriedade realizando medidas que são destinadas ao respeito ao princípio da supremacia do interesse público diante do pricado.

  • O que fundamenta a intervenção na propriedade privada e no domínio econômico?

O fundamento da intervenção na propriedade privada repousa no princípio da prevalência do interesse público sobre o privado. Apesar de a Constituição Federal definir a propriedade privada como direito fundamental, sem o devido controle estatal, tal direito pode vir a prejudicar a maioria, motivo pelo qual a intervenção do Estado é essencial.

  • Qual é o entendimento atual sobre o direito de propriedade?

É um direito individual previsto na Constituição Federal, mas seu mau exercício não deve prejudicar a coletividade. Neste sentido, é direito fundamental, mas não absoluto, podendo o Estado intervir para garantir o bem estar social.

  • Sobre o que incide a intervenção na propriedade privada e sobre o que incide a intervenção no domínio econômico?

A intervenção na propriedade privada incide sobre os bens, enquanto a intervenção no domínio econômico incide sobre a atividade lucrativa das empresas.

  • Como se distribui a competência para intervenção na propriedade e no domínio econômico?

A competência para intervenção na propriedade e no domínio econômico é exclusiva da União, cabendo aos Estados e Municípios medidas de polícia administrativa, condicionamento do uso da propriedade ao bem-estar social e ordenamento da atividade econômica. A união é titular desta atribuição, podendo delegar tal poder para os Estados e Municípios quando convir.

  • Que meios são utilizados para intervenção na propriedade privada?

São meios de intervenção estatal na propriedade privada a desapropriação, a servidão administrativa, a requisição, a ocupação temporária e a limitação administrativa.

  • Conceitue servidão administrativa e indique a forma de sua indenização.

Servidão é um direito real, constituído por uma entidade pública, sobre um bem de propriedade privada, para que este seja utilizado pela coletividade, como extensão do domínio público.

A indenização deverá ser proporcional ao prejuízo causado na propriedade. Se não houve prejuízo, não deve existir indenização. Ainda, se o prejuízo for total, a indenização será no valor integral da propriedade, como forma de desapropriação indireta.

  • Diferencie a servidão administrativa da desapropriação.

Enquanto a desapropriação limita o direito de propriedade, a servidão limita o uso da propriedade por parte do seu proprietário para que tenha uma utilidade pública. Na desapropriação a indenização é sobre a propriedade, e na servidão a indenização incide sobre o prejuízo causado pela utilização pública do bem.

  • Como se institui a servidão e quando cabe sua utilização?

A servidão é instituída por ato declaratório da servidão, que é seguido por acordo administrativo ou sentença judicial.

Deverá ser utilizada a servidão quando o bem puder ser útil a Administração Pública sem que seja necessário destituir a sua propriedade.

  • O que se entende por requisição e qual seu fundamento?

É ato de império do Poder Público pelo qual se ocupa ou utiliza bem particular em atendimento em necessidade coletiva urgente e transitória. Diferentemente da desapropriação, pelo caráter de urgência necessário, a indenização é posterior e fixada de acordo com o prejuízo causado ao bem.

O fundamento deste instituto repousa no art. 5º, XXV, da Constituição Federal.

  •  Quais as características da requisição e quando cabe sua utilização?

A requisição é cabida na hipótese de iminente perigo público, tendo em vista que a função social da propriedade privada. Pode se destinar a utilização parcial ou total do bem, dependendo do grau do perigo a que corre a coletividade.

  •  O que se entende por ocupação temporária, qual seu fundamento e suas características?

A ocupação temporária é a utilização temporária do ente público de propriedade privada para a execução de obras ou serviços de interesse público. Não é permitido a alteração significativa do bem ocupado, devendo a ocupação ser condizente com a sua natureza. É normalmente utilizada para o depósito de equipamentos e materiais utilizados em obras públicas.

  •  Conceitue o instituto da Limitação administrativa e indique as diferenças existentes entre este e a servidão administrativa.

Limitação administrativa é toda imposição geral, gratuita, unilateral e de ordem pública condicionadora do exercício de direito ou de atividades particulares às exigências do bem estar social.

Diferentemente da servidão administrativa, a limitação administrativa é geral e incide sobre propriedades indeterminadas, mas determináveis no momento de sua aplicação. Outra importante diferença é a gratuidade, diferentemente dos institutos da servidão e da desapropriação que se instituem mediante indenização.

  •  Do que derivam e como se exteriorizam as limitações administrativas?

As limitações administrativas derivam da lei criada para às regular e dos regulamentos editados pelos três entes públicos, resguardadas as suas competências institucionais.

As limitações se exteriorizam nas suas três modalidades: a positiva, a negativa e a permissiva. Se expressa de forma geral nas limitações de construção que derivam das legislações municipais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com