TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identidade de gênero - Direitos Humanos

Por:   •  15/12/2018  •  Resenha  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 5

A sociedade busca classificações e conceituações, sendo a mente condicionada a funcionar através de denominações, associações e taxamentos. Como indivíduos da mesma espécie, o Sapiens Sapiens é subdividido em negro, branco, amarelo, pardo, homem, mulher, americano, europeu, etc.

Uma das primeiras divisões que prevaleceram nos conglomerados humanos foi a diferenciação dos gêneros feminino e masculino devido a visualização do genital. Assim, sob perspectiva da teoria clássica de gênero, Joan Scott define:

Minha definição de gênero tem duas partes e duas subconjuntos, que estão inter-relacionados, mas devem ser analiticamente diferenciados. O núcleo definição repousa numa conexão integral entre duas proposições: (1) o gênero é um elemento constitutivo de relações sociais baseadas nas diferenças percebidas entre os sexos e (2) o gênero é uma forma primária de dar significado às relações entre os sexos. (SCOTT, 1995, p.86)

Seguindo a primeira definição da autora, a interpretação do genital, junto com a valoração das suas características é o que define a coluna vertebral da sociedade; de acordo com a parte maioritária dos estudiosos de poder e gênero. Sociedades matriarcais valoram o poder de gerar vida do corpo definido como feminino, e a partir desta concepção estruturam-se os papeis e relações sociais baseados no instinto coletivo e na valoração da vida e de comunidade.

Sociedades patriarcais (e / ou modelo europeu), que são a realidade atual, segundo Bourdieu (2012) baseiam-se na dicotomia entre externo/interno, valorando o órgão denominado masculino, e atribuindo a tal as características desejáveis da sociedade constituída, como força, virilidade, vitalidade.

Em linhas gerais, o fato de a mulher possuir a possibilidade de dar continuidade ao clã daquele que possui grande valoração social, o homem, a tornou uma espécie de objeto, colocada em uma posição inferior, com atividades sociais voltadas para a procriação e criação da prole.

Com o modificar e o evoluir das cidades, e com surgimento de intuições, a diferença sexual / de gênero, estabeleceu papeis mais firmes e mais definidos dentro das comunidades, elevando o conceito de gênero à segunda parte da definição de Scott (1995), ou seja, o entendimento encontrado simbolicamente e materialmente, por doutrinas religiosas, pelas questões educacionais, políticas, jurídicas, por objetos, normas e etc.

É solidificada assim a heteronormatividade das relações (onde aquele com o genital masculino, atribuído de características definidas como masculinas, só pode se relacionar com o indivíduo da genital feminina, com as devidas características atribuídas ao feminino; qualquer comportamento fora desta regra não é aceitável) tendo seu momento crucial e claramente visível a partir da Idade Média, tornando-se cada vez mais firme e naturalizada.

Com a expansão deste modelo social, suprimindo outros tipos de vivência e culturas pelo mundo, logo passaram a surgir os chamados “transgressores”, que comportavam de modo oposto ao pré-estabelecido. Um exemplo disso são os nativos da América do Norte, que segundo Roscoe (2014) reconheciam cinco gêneros sexuais: homem, mulher, homem dos espíritos, mulher dos espíritos e transgêneros.

Neste sentindo, Butler (2003) traz o seguinte pensamento:

Se o gênero são os significados culturais assumidos pelo corpo sexuado, não se pode dizer que ele decorra, de um sexo desta ou daquela maneira. Levada a seu limite lógico, a distinção sexo/gênero sugere uma descominuidade radical entre corpos sexuados e gêneros culturalmente construídos. Supondo por um momento a estabilidade do sexo binário, não decorre daí que a construção de “homens” aplique-se exclusivamente a corpos masculinos, ou que o termo “mulheres” interprete somente corpos femininos. Alcm disso, mesmo que os sexos pareçam não problematicamente binários em sua morfologia e constituição (ao que será questionado), não há razão para supor que os gêneros também devam permanecer cm número de dois.8 A hipótese de um sistema binário dos gêneros encerra implicitamente a crença numa relação mimética entre gênero e sexo, na qual o gênero reflete o sexo ou é por ele restrito. Quando o status construído do gênero é teorizado como radicalmente independente do sexo, o próprio gênero se torna um artifício flutuante, com a consequência de que homem e masculino podem, com igual facilidade, significar tanto um corpo feminino como um masculino, e mulher c feminino tanto um corpo masculino como um feminino. (BUTLER, 2003 ,p.24/25)

Quanto à afetividade, a relação entre iguais sempre existiu, e em culturas onde não existia esta dualidade das relações era algo não alienígena ao meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (131.2 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com