TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos do desenvolvimento da cultura

Por:   •  10/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

Impactos do desenvolvimento da cultura durante o Regime

Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da politica brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracteriza-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição politica e repressão aos que eram contra o regime militar.

A década de 60 foi um período em que tivemos uma grande turbulência politica, o mundo estava dividido em duas partes, capitalista, sob o comando dos EUA e o socialista, comando pela URSS.

Tínhamos um presidente eleito, Jânio Quadros, que numa tentativa de golpe renunciou ao seu mandato, esperando que a população o reconduzisse ao cargo, onde poderia estabelecer a sua forma de governar, ou seja, estabelecer uma ditadura popular.

 Jânio Quadros, não atingiu seu objetivo, assim assumiu o governo brasileiro, na condição de vice-presidente do Brasil, João Goulart. Sua forma de governar desagradou parte da sociedade brasileira, pois diziam que era comunista e sofria influências da União Soviética.

Pela influência norte americana, os militares se posicionaram frontalmente contra João Goulart, pois diziam que ele pretendia instalar o comunismo no Brasil. Em uma oportunidade tentaram impedir que seu avião, vindo do Uruguai, pousasse no território Brasileiro. Após longa negociação e a redução de seus poderes foi permitido retornar ao cargo.

Essa ação dos militares foi um indício do que estava por vir. As ações contraria ao presidente se intensificaram, contando com o apoio de grande parte da imprensa falada do nosso país.

O golpe se iniciou com a convocação da Marcha da Família. Com esse “apoio popular” derrubou o governo de João Goulart, o qual foi obrigado a fugir do Brasil.

A junta militar que governava o Brasil afirmava que seria um governo de transição, pois logo em seguida convocaria eleições, entre tanto não ocorreu como o prometido, se tratava na realidade de uma ditadura violenta, sanguinária e supressora dos direitos mais básicos do ser humano.

A ditadura brasileira se efetivou com a total restrição do Estado democrático do direito com a edição Ato Institucional Nº5, onde o parlamento foi dissolvido, o Poder Judiciário julgava com restrições, e os direitos individuais, tais como, políticos e de reunião foram suprimidos.

Nessa época todas as manifestações e ações que contrariavam a ditadura eram severamente punidos, uns com as prisões, outros assassinados e também pessoas expulsas do país. Muitas dadas às pessoas assassinadas, até os dias de hoje, não foram encontradas.

Apesar da restrição quanto à liberdade de expressão, foi um período de grande produção musical e cultural, onde tivemos surgimento de grandes músicos e artistas, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Elis Regina, Gilberto Gil entre outros grandes nomes. Esses artistas através de teatro, da musica, expressavam sua insatisfação de maneira subliminar a contrariedade com a situação politica do Brasil.

O regime militar perdurou até meados da década de 80 com a edição da Lei da Anistia e a eleição indireta do então candidato Tancredo Neves que faleceu antes de assumir o posto de presidente da Republica do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com