TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSIDADE NO PERÍODO DA COLONIZAÇÃO DO BRASIL: O IMPACTO DA CULTURA EUROPEIA NA SOCIEDADE INDÍGENA

Por:   •  22/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.430 Palavras (6 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ANTONIO WELLINGTON DA COSTA PRESTES

Diversidade no período da colonização do Brasil:

O Impacto da Cultura Europeia na Sociedade Indígena

[pic 3]

Capanema, Pará

2013

ANTONIO WELLINGTON DA COSTA PRESTES

Diversidade no período da colonização do Brasil:

O Impacto da Cultura Europeia na Sociedade Indígena

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Sociedade e diversidade no contexto educacional; Processo educativo no contexto histórico-filosófico; Comunicação e linguagem e Seminário I.

Profs. Bernadete Strang, Fábio Luiz da Silva, Lilian Salete A. M. Lima e Marcia Bastos e Okçana Batini.

Tutora eletrônica: Elizabete Aparecida Garcia Ribeiro.

Tutor(a) de sala: Thatiane Cimony Gomes Nazareth        

Capanema, Pará

2013

INTRODUÇÃO

O Brasil e um país que possui como principal marca a diversidade, essa mesma e passa de geração para geração ao logo dos anos, deve-se lembrar de que a sociedade brasileira e formada através do impacto de varias culturas, no Brasil colonial destacam-se três culturas muito ricas que ajudaram a forma esta identidade cultural, que e a principal marca desta  sociedade, muitos traços que este povo possui vem das culturas europeia, africana e indígena.

Destacam-se neste trabalho as diversidades históricas, linguísticas e culturais no período de colonização do Brasil e nesse cenário colonial duas culturas responsáveis pelo inicio de tudo, a cultura indígena como maior impactada e a cultura europeia como principal impactante.

Afirma Margarida dos Santos:

Esta forma de ver a formação do povo brasileiro já foi duramente criticada, pois ela não leva em conta a natureza multiétnica da sociedade brasileira. Em outras palavras, ela faz parecer que existe uma unidade atual na população brasileira, como se todos fossemos descendentes de europeus, com alguns traços menos importantes de índios e negros. (Santos, [2010?], p.07).

Os portugueses tinham uma visão etnocêntrica sob a cultura indígena, era vista como inferior em relação à cultura europeia então a coroa portuguesa tratou logo de mandar os padres jesuítas para catequizar os nativos ensinando-os uma religião, hábitos, costumes e até mesmo um sistema.

Diversidade histórica

Pode-se dar para o conceito de diversidade histórica um conjunto de hábitos, crenças, valores, raças, etc. que nascem num determino espaço e tempo, como resultado da colisão de varias culturas. É o que vem reafirmar Darcy Ribeiro (1995) sobre a formação do povo brasileiro

“Surgimos  da  confluência,   do  entrechoque  e  do  caldeamento  do  invasor  português  com  índios  silvícolas  e  campineiros  e  com  negros  africanos,   uns  e  outros  aliciados  como escravos".

“(...) A sociedade e a cultura brasileira são conformadas como variantes da versão lusitana da tradição civilizatória europeia ocidental, diferenciadas por coloridos herdados dos índios americanos (...)”. (Ribeiro 1995, p.19-20). "

De acordo com o as palavras do antropólogo Darcy Ribeiro, possuímos uma matriz cultural totalmente diversificada, pois basta olharmos para trás e veremos como a diversidade histórico-cultural está presente em nosso cotidiano, temos varias crenças, raças e costumes, todas essas diversidades são geradas no passado, e sobrevivem em nossa cultura de geração a geração.

[pic 4]

http://magnocris.blogspot.com.br/2011/04/chegada-dos-portugueses-ao-brasil-e_08.html

Podemos dá como observar um melhor exemplo na imagem, parte da diversidade cultural no Brasil inicia-se quando o lusitano chega ao Brasil e começa a impactar a sociedade local, começam a interagir com os nativos locais e pouco a pouco vão dando origem a uma grande variedade cultural vamos, sendo modelados com traços europeus e indígenas e nesse  contexto vai se construindo uma sociedade bastante diversificada.

Diversidade linguística

Pode se dar para o conceito de diversidade linguística as varias formas de comunicação existentes em um só local, a língua e um organismo vivo que se modifica com o tempo, pode sofrer alterações ou até mesmo deixar de existir sendo substituída por outra, atualmente falamos uma língua influenciada por muitas outras línguas.

Do ponto de vista de Luís Donisete, no período da colonização do Brasil possuíamos uma diversidade linguística muito grande, existiam na época cerca de quatro milhões de índios e 1500 dialetos falados pelas tribos que habitavam o Brasil. (Luís Donisete, 2011, p.12).

Nossa diversidade lingüística na colonização do Brasil era muito grande, esses 1500 dialetos que eram falados na época se espalhavam pelo Brasil e davam uma identidade as tribos que lhe dominavam e todas essas línguas faladas formavam a família de línguas do tronco-tupi. A primeira língua indígena que teve contato com a língua portuguesa foi o tupinambá, pois o local aonde as esquadras de Cabral chegaram era habitado por tribos que falavam esta língua, mas em outros locais do Brasil existiam outras tribos que falavam outras línguas indígenas, nas tribos da Amazônia a língua falada era o Nheengatú.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (860.9 Kb)   docx (752.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com