TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos Da Cultura Na Mudança Organizacional

Exames: Impactos Da Cultura Na Mudança Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.361 Palavras (6 Páginas)  •  1.214 Visualizações

Página 1 de 6

CULTURA ORGANIZACIONAL

Segundo Machado (2007, p.64), “a cultura é um processo acumulativo, resultante de toda experiência histórica das gerações anteriores”. Para o autor, tudo o que o homem realiza foi aprendido com seus semelhantes e nunca fora do processo cultural em que está inserido. A cultura de uma sociedade, mais do que a herança genética, pode determinar o comportamento do homem e justificar as suas realizações.

Quanto a cultura no ambiente das organizações, denominada cultura organizacional, Machado (2007, p.71) afirma que a cultura “ocupa um papel fundamental dentro de uma organização, pois ela direciona o comportamento dos seus componentes, as metas e os objetivos, enfim, orienta a própria finalidade da organização”. Assim, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais.

Segundo Dias (apud Machado, 2007, p.72), cultura organizacional pode ser definida como “um conjunto de valores, crenças, ideologias, hábitos, costumes e normas que compartilham os indivíduos na organização”.

Assim, a cultura organizacional refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros no processo de socialização, é o que distingue uma organização das demais. Não existem culturas organizacionais iguais; por mais que sejam parecidas em determinados pontos, cada uma delas fundamenta-se mediante sua própria trajetória, história, sistema de valores e finalidade enquanto organização.

Schein defende que cultura é aprendida e que se desenvolve com a experiência. A definição de Schein para cultura fica sendo: um padrão de pressupostos básicos inventados, descobertos ou desenvolvidos por um determinado grupo, à medida que ele aprende a lidar com seus problemas de adaptação externa e integração interna, e que funcionou bem o suficiente para ser considerado válido e ser ensinado a novos membros, como uma forma correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.

A cultura organizacional, além de outras funções, serve de sinalizador do sentido e mecanismo de controle que orienta e dá forma às atitudes e comportamento dos funcionários.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Schein alerta que o comportamento pode ser um reflexo da cultura ou também ser causado por contingências. Chiavenato (1999, p. 304), conceitua o Comportamento Organizacional como o estudo da dinâmica das Organizações e como os grupos e pessoas se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Como a organização é um sistema cooperativo racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõe coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam.

Para Wagner III e Holleuberh (2003, p.6) Comportamento Organizacional é um campo da pesquisa que ajuda a prever, explicar e possibilitar a compreensão de comportamentos nas Organizações. De acordo com Moreira (2005, p.45), comportamento organizacional é o estudo científico de indivíduos e grupos em organizações de qualquer tipo e suas implicações sobre o desempenho de estruturas, sistemas e processos.

Segundo Robbins (2002, p.6) “O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional”.

A partir dos conceitos abordados, depreende-se que a principal função do comportamento organizacional é analisar o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

Ribeiro destaca que, de modo particular, o comportamento organizacional investiga as questões relacionadas com liderança e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.

Formalmente definido, comportamento organizacional é o estudo de indivíduos e grupos em organizações. John et. al afirma que trata-se de um corpo de conhecimento que se aplica a todos os tipos de ambiente de trabalho e acredita que aprender sobre o comportamento organizacional ajuda a obter maior compreensão do trabalho, de si mesmo e de outras pessoas. Também ressalta a importância de seu estudo para expandir o potencial de sucesso da carreira nos ambientes de trabalhos dinâmicos, mutantes, complexos e desafiadores de hoje.

IMPACTO DO COMPORTAMENTO NA CULTURA ORGANIZACIONAL

É de extrema importância que o administrador compreenda esse fenômeno denominado cultura. Essa importância está no fato de que, em muitas situações, quando há mudança de local de trabalho, ou seja, quando um indivíduo sai de determinada organização para integrar o quadro de trabalho de outra, ele pode apresentar dificuldades em adaptar-se aos novos padrões organizacionais por não conhecer os padrões vigentes, acontece, então, o que se chama de choque cultural.

Machado (2007, p.105), afirma que “cultura não é um comportamento, mas sim um dos seus moderadores, que está presente em qualquer agrupamento de pessoas”.

O comportamento organizacional é uma importante ferramenta organizacional para se compreender as situações de trabalho e as relações que se estabelecem na empresa entre seus colaboradores; auxilia na resolução de problemas e serve de apoio para os indivíduos e os grupos alcançarem os objetivos da instituição de maneira mais eficaz; além de ajudar na criação de ambientes saudáveis no qual haja confiança e um bom relacionamento interpessoal entre colegas e equipes, criando laços de afetividade entre os membros e dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com