TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto da Cultura Organizacional

Por:   •  30/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.370 Palavras (10 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 10

Índice

Introdução        2

Cultura Organizacional        3

Impacto da cultura organizacional        4

Ética nas organizações        4

Impacto da ética nas organizações        5

Relação entre ética organizacional e cultura organizacional        6

Os dilemas da diversidade cultural        6

6 Maneiras de aumentar a diversidade cultural na empresa        8

Gestão Positiva        8

Conclusão        10

Bibliografia        11

Introdução

Da mesma forma como cada País tem a sua própria cultura, as organizações se caracterizam por culturas organizações próprias e específicas. É neste âmbito que trazemos como tema abordado a cultura e ética nas organizações, e um pouco mais sobre a gestão positiva.

Para se conhecer uma organização o primeiro passo é conhecer sua cultura, fazer parte de uma organização é assimilar a sua cultura. Viver numa organização, trabalhar nela, actuar em suas actividades, desenvolver carreira nela é participar intimamente a sua cultura organizacional.

Sob um ponto de vista mais amplo, cada sociedade ou nação tem a sua cultura, que influencia o comportamento das pessoas nas organizações. A cultura de uma sociedade compreende valores compartilhados, hábitos, costumes, códigos de conduta, tradições e objectivos que são aprendidos das gerações mais velhas e consequentemente impostas pelos membros da sociedade actual e passadas sucessivamente para as próximas novas gerações.

Cultura Organizacional

Para melhor compreensão da Cultura organizacional, passaremos em primeiro lugar, a definir os termos Cultura no contexto organizacional.

Importa referir que antes a cultura era um tema ignorado, passando a ser considerada no contexto organizacional ao longo dos anos 1980 e antigamente era estudada em disciplinas como: Antropologia e a Sociologia. Tornando-se assim a “variável esquecida nos estudos organizacionais”. Tomamos como verdade o dito popular que diz “não há culturas boas e más; há porventura culturas mais propícias a determinados resultados do que outras”.

Schein, num artigo intitulado “A Variável Esquecida no Estudo das Organizações” definiu cultura como sendo um conjunto de assunções implícitas partilhadas e tomadas como verdadeiras por um grupo, os quais determinam o modo como esse grupo perceciona, pensa e reage aos seus vários ambientes.

Segundo Jacques (1952, pag. 251) cultura é a forma costumeira ou tradicional de pensar e de fazer as coisas, partilhadas por todos os membros de uma organização e que os novos membros têm que aprender e respeitar, pelo menos parcialmente, para serem aceitos ao serviço da firma.

A cultura organizacional pode ainda ser definida como:

O padrão de pressupostos básicos que um determinado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender a lidar com os seus problemas de adaptação externa e integração interna, que funcionam suficientemente bem para serem considerados válidos e que, por isso, são ensinados aos novos membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação a esses problemas. Schein (1985, pag. 9).

A programação coletiva da mente que distingue os membros de um grupo ou categoria de pessoas de outros grupos ou categorias (Hofstede, 1991, pag.19).

O conjunto de valores, crenças e sentimentos que juntamente com os artefactos da sua expressão e transmissão (tais como mitos, símbolos, metáforas e rituais), são criados, herdados, partilhados e transmitidos no interior de um grupo de pessoas e que, em parte, distinguem este grupo dos demais grupos (Cook &Yanow, 1993 pag. 379).

Os valores e crenças firmemente partilhados pelos membros de uma organização (Scheider, Brief & Guzzo 1996, pag. 11).

A cultura pode ser descrita como o conjunto de valores, crenças, comportamentos, hábitos, e atitudes que distinguem uma sociedade. A cultura de uma sociedade proporciona aos seus membros, soluções para problemas de adaptação externa e integração interna (Fan 2000 pag. 3-4).

É um sistema de significados e símbolos, ordenado e emergente, que molda a forma como os membros de uma organização interpretam a sua experiência e atuam numa base continuada (Vogus et al 2010, pag. 61).

Impacto da cultura organizacional

O impacto incide tanto nas pessoas quanto nos negócios, já que a visão actual do sistema organizacional nos permite compreender que as duas faces representam uma coisa só e precisam ser trabalhadas juntamente. Por isso a cultura organizacional influencia nos processos de recrutamento e seleção, de comunicação interna e externa, em planos e carreira, qualidade no trabalho, relacionamento com parceiros e outros.

Um exemplo desse impacto pode ser visto muitas vezes na dificuldade que algumas organizações enfrentam quando necessitam modernizar sistemas e procedimentos. O grau de resistência dos colaboradores em relação a essa mudança varia de acordo com a cultura interna da empresa.

Ética nas organizações

Segundo Chiavenato, ética é um conjunto de princípios morais ou valores que definem o que é certo ou errado para uma pessoa, um grupo ou organização. O comportamento ético ocorre quando os membros aceitam e seguem tais princípios e valores.

A ética é uma preocupação com o bom comportamento, uma obrigação de considerar não somente o próprio bem‐estar, mas também o das outras pessoas.

Nas organizações, a ética influencia no processo corporativo de tomada de decisões para determinar valores que afectam os vários grupos de parceiros e estabelecer como os dirigentes podem tais valores dia-a-dia da administração da organização. Assim, a ética nas organizações constitui elemento catalisador de acções socialmente responsáveis da organização por meio de seus parceiros e dirigentes. Dirigentes éticos alcançam sucesso a partir de práticas administrativas caracterizadas por equidade.

Sem ser éticas as organizações não podem ser competitivas, ou seja a nível nacional ou internacional, porque a ética e a competitividade são inseparáveis. Nenhuma sociedade pode competir a longo prazo com e com pessoas que procuram enganar as outras; com acções requerendo confirmação de cartório porque não se confia nas pessoas.

Todo sistema de competição presume valores subjacentes de confiança e justiça. O importante é que a utilização das práticas éticas nos negócios melhora a saúde organizacional em 3 aspectos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (137.7 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com