TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imposto de renda

Por:   •  1/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

O principio da capacidade contributiva e sua relação com a tabela do IMPOSTO DE RENDA

O principio da capacidade contributiva encontra-se na Constituição Federal , no § no art.145. A partir deste podemos avaliar que a contribuição de impostos e de caráter pessoal e deve respeitar o rendimento de cada individuo.

Muitos especialistas, como a jurídica Regina Helena Costa e doutor e docente em direito Jose Marcos Domingues de Oliveira, falaram um pouco mais sobre a capacidade contributiva. A primeira reforça que o sujeito deve fazer a sua contribuição de acordo com sua aptidão econômica, pois este deve ter recursos para suprir sua necessidades. Já o segundo divide a contribuição em duas faces: a objetiva, que e a riqueza a ser tributada; e a subjetiva, onde remete as condições financeiras individuais.

Para BALEEIRO, completando o conceito de OLIVEIRA, o ponto subjetivo deve garantir o sujeito à capacidade de manter gastos de necessidade básica como: alimentação, vestuário, moradia, saúde, entre outros.

O estudo feito sobre a capacidade tributaria, em cima do que e prescrito por lei, o governo lança alíquota a partir de diferentes valores de renda, para que assim possa determinar a porcentagem que será destinada ao Imposto de Renda, respeitando, segundo cálculos do mesmo, o direito do contribuinte em suprir suas necessidades básicas. Tendo em vista este fator, sujeitos que têm um rendimento menor ou igual a R$ 1.787,77, de acordo com o calculo atual, estão isentos da contribuição ao Imposto de Renda. Quem tem um rendimento acima desse valor, e obrigado a contribuir à Receita, pois, e entendido que aqueles que recebem quantias superiores a R$ 1.787,78, conseguem atender a todas necessidades básicas e podem, portanto, contribuir junto a Receita. Para cada faixa de renda existe uma alíquota diferente, assim, quem tem maiores rendimentos pagam mais tributos que serão deduzidos no Imposto de Renda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com