TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impostos E Taxas Municipais Recolhidos Pela Empresa

Por:   •  14/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 2
  1. TRIBUTOS

Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. (CNT, L 5.172/66, art. 3°).

  1. IMPOSTOS E TAXAS MUNICIPAIS RECOLHIDOS PELA EMPRESA

Entre os diversos tributos pagos pela empresa, entre eles estão o IPTU (Imposto Predial E Territorial Urbano) referente ao imóvel onde está localizada a empresa; ISS (Impostos sobre Serviços), que é recolhido na guia do Simples nacional (regime tributário em que a empresa está enquadrada) conforme o tipo de atividade econômica que a empresa realiza; e também são pagas as taxas de alvará anualmente: Taxa de Localização para Funcionamento e Taxa de Fiscalização Sanitária.

  1. IMPOSTOS FEDERAIS

São pagos o INSS (para recolhimento patronal e para os funcionários, com alíquotas diferentes. É destinado ao pagamento de aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte e outros benefícios sociais previstos em lei); FGTS (Incide na alíquota de 8% sobre o salário de todo trabalhador com carteira assinada).

De acordo com o regime tributário da empresa, Simples Nacional, dentro da guia são recolhidos vários impostos federais, como: IRPJ (Imposto sobre a renda das pessoas jurídicas), CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido), PIS/Pasep (Programa de Integração Social), COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), IPI (Imposto sobre produtos industrializados), e a Contribuição para a Seguridade Social destinada à Previdência Social a cargo da pessoa jurídica (CPP);

  1. IMPOTOS ESTADUAIS

É recolhido juntamente na guia do simples, além dos impostos citados acima, o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), imposto com maior volume de arrecadação do Brasil, justamente pelo seu amplo fator gerador. Ele incide em todo tipo de produto e serviço prestado e é cobrado de forma indireta, tendo seu valor embutido nos bens de consumo ou no serviço prestado. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com