TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão Digital Para Uma Sociedade Informada e Comunicativa

Por:   •  13/4/2020  •  Relatório de pesquisa  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 3

Thamyrys Hilgemberg

Título Proposto

Inclusão Digital para uma sociedade informada e comunicativa

Introdução

Tema:

Inclusão Digital

Delimitação do tema:

Como parte da visão de total informação e comunicação a todos

Problema, Objetivos, com definição e delimitação do objeto de estudo

A problemática de pesquisa é:Tentativa de garantir a todas as pessoas o acesso a tecnologia de informação e comunicação.

O objetivo geral deste trabalho será:Descrever como as pessoas estão conectadas a inclusão digital . 

Justificativa

Qual a relevância da pesquisa:

A inclusão digital é dado como processo de democratização do acesso as tecnologias de comunicação,de forma a permitir a inserção de todos na sociedade de informação.Também simplificando a nossa rotina diária,maximizando o tempo e suas potencialidades.

Não apenas para nova linguagem,mas também usufruindo desse suporte para melhorar suas condições de vida a fim de buscar novas oportunidades de emprego,meios de comunicação,formas de obter aprendizado entre outras.Assim trazer mais benefícios para  a vida pessoal e profissional do cidadão.

Referencial teórico

É justamente no âmbito dessas iniciativas que se identificam as desigualdades quanto ao acesso de grandes contingentes populacionais as Tecnologias da Informação e Comunicação(TIC).Tais desigualdades vem sendo denominadas genericamente digital divide,gap digital,aphartheid digital,infoexclusão,ou exclusão digital,e têm justificado a formulação de numerosas políticas públicas com finalidade de minimizá-las.

Considerando os possíveis riscos dessa nova realidade social excludente, diversos programas de governo, em vários países, são implementados com base em políticas públicas compensatórias.1 Em geral, tais medidas propõem a universalização do acesso às tecnologias da informação e comunicação, sendo declaradas como ações de combate ao que se denomina por exclusão digital. Essas medidas, em termos gerais, são conhecidas como programas ou projetos de inclusão digital e vêm sendo implementadas tanto pelo setor público, quanto pelo setor privado e organizações do terceiro setor(TAKAHASHI,2000).

O uso da noção de exclusão, no âmbito das políticas públicas, permite a adesão à políticas que tratam os problemas sociais como adendos, e também como fatalidades decorrente da hegemonia das leis econômicas e dos ditames do capital financeiro (fora dos quais se estaria excluído do mundo “globalizado”). Permite portanto tratar a exclusão como 'resíduo necessário', ainda que não desejável, das necessárias leis do mercado e da competitividade do mundo “globalizado”. Efeitos múltiplos que podem ser mitigados através de múltiplas ações. (FERREIRA, 2002. p. 6)

Metodologia a ser empregada

- Quanto à natureza:básica

- Quanto à forma de abordagem do problema: Qualitativa

- Quanto aos objetivos:Descrever sobre a inclusão digital como meio principal para informação e aprendizado para todos

- Quantos aos procedimentos técnicos: pesquisa de textos e livros a respeito do tema.

Etapas da pesquisa:

1.Definir o que é  inclusão digital:Consiste em disponibilizar para todos os cidadãos,de modo igualitário,a oportunidade de ter acesso as tecnologias de informação e comunicação(TICs).Em outras palavras a inclusão digital representa a democratização da tecnologia.

2.Examinar de que forma ocorre essa inclusão:São necessários três requisitos básicos,um computador,acesso a internet,e,principalmente,o domínio sobre as ferramentas da internet.Por esse motivo os programas de  inclusão digital dos governos,por exemplo,devem visar essencialmente a formação e a “alfabetização informática” das pessoas,para que sejam aptas a extrair os benefícios do universo digital.

3.Verificar como ocorre o processo de inclusão social com a inclusão digital:Podendo se destacar os portadores de deficiência,sendo alvos dos programas governamentais,onde a tecnologia deve ser adaptada para atender suas necessidades.Sendo também uma ótima ferramenta educacional para quem sofre com deficiência auditiva e visual,por exemplo.

Bibliografia de referência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (152.7 Kb)   docx (278 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com