TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão Digital e a sua relação com a sociedade moderna

Por:   •  14/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.876 Palavras (16 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 16

A INCLUSÃO DIGITAL E SUA RELAÇÃO COM A SOCIEDADE MODERNA

C. S. M. Vieira, J. G. L. Machado, J. T. M. Stief e L. P. Santos

Instituto de Computação/Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil.

e-mail: joaogabrielmachado@id.uff.br

Resumo: Pretende-se neste trabalho apresentar uma abordagem de diferentes tópicos da Inclusão Digital. Tem-se o objetivo de apresentar as origens da Inclusão Digital e explicar o que levou a população a essa busca por uma melhor inclusão e analisar diferentes pontos de vista do problema, como econômicos, sociais, políticos e até culturais. Mostra também como está o Brasil em comparação com o mundo em relação ao acesso às tecnologias de informação. Os resultados do trabalho foram ótimos, mostrando um pouco do cenário que precisamos repensar e de outros que estão dando oportunidades de inclusão aos que por quaisquer motivos não os tem. 

Abstract: This paper intends to present an approach to different topics of Digital Inclusion. The objective is to show the origins of Digital Inclusion and explain what led the population to this search for better inclusion and analyze different points of view of the problem, such as economic, social, political and even cultural. It also shows how Brazil is compared to the world in relation to access to information technologies. The results of this work were great, showing a little of the scenario that we need to rethink and of others that are giving opportunities for inclusion to those who for any reason do not have them.

Palavras-chave: Inclusão Digital, Inclusão Digital no Brasil, Exclusão Digital, Democratização Digital.  

Introdução

     Esse estudo teve como estímulo as notórias desigualdades sociais. Diante desta realidade e a fim de melhor explorar o assunto na vertente relacionada à evolução tecnológica, o trabalho está subdividido em cinco temas: O primeiro consiste na descrição do que é INCLUSÃO DIGITAL, no qual mostramos de forma geral o que seria esta inclusão na sociedade em que vivemos.

     O segundo tema aborda a EXCLUSÃO DIGITAL E O INÍCIO DA ERA DIGITAL, aqui são correlacionadas as primeiras formas de comunicação digital e suas influências no avanço da exclusão digital.

     Já o terceiro tema se refere às FORMAS DE INCLUSÃO DIGITAL, onde mostramos de forma exemplificada e detalhada os meios para promover a inclusão digital.

     O quarto tema, INCLUSÃO DIGITAL COMO INCLUSÃO SOCIAL, demonstra fundamentalmente a importância da era digital para que o indivíduo possa se incluir na sociedade.

     O quinto tema aborda de forma menos generalista a INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL. Neste último tema, mostramos como a inclusão digital pode ajudar a minimizar os distanciamentos sociais mais delicados, que dependendo do momento político-econômico, são complicados de serem combatidos de forma eficiente.

Em geral, buscamos mostrar a importância da inclusão digital no crescimento educacional e no crescimento social.

Metodologia

     Este artigo de natureza predominantemente explicativa e bibliográfica procura colaborar para o entendimento do funcionamento e assuntos relativos à inclusão digital, no Brasil e no mundo,  abrangendo os diversos setores da população e se baseando em pesquisas e coletas de dados de diversos trabalhos científicos de pessoas, instituições e sites especialistas ou profundos conhecedores da área.

Inclusão Digital

     Pelo significado da palavra, inclusão é o “ato ou efeito de incluir (se)” [1]. Ela vem sendo usada com mais frequência em discursos educacionais, sociológicos e políticos.

     A inclusão é toda atitude, política ou tendência que pretende integrar pessoas dentro da sociedade, sem levar em conta, sua classe social, sua cor e sua deficiência (seja ela qual for). E sim, levar em conta, sua capacidade intelectual, ou seja, sua capacidade de ajudar a sociedade com seus conhecimentos (inteligência).

     Quando a palavra inclusão surgiu, ela apareceu para mostrar algo novo, surgiu para redefinir a forma de integração das pessoas na sociedade. É perceptível que estamos entrando em uma nova realidade social, onde o conhecimento, a informação e a aprendizagem assumem uma importância crucial na sociedade, em tempos em que a exclusão ainda se encontra presente.

     Partindo daí, podemos entender o termo Inclusão digital como uma forma de democratizar o acesso de meios digitais para toda a população, de modo que o indivíduo possa se integrar às novas tecnologias gerando uma melhora nas suas tarefas, maximização do trabalho, diminuição do tempo gasto para certa atividade, trazendo melhoras para a sua vida pessoal por diversas maneiras.

     Para incluirmos uma pessoa aos meios digitais não é suficiente apenas da aquisição de um computador, é necessário também passar ao indivíduo toda a habilidade necessária para controlar o mesmo, além de uma infraestrutura de redes de internet para que a pessoa se conecte com outras ao redor do mundo (através de e-mails, redes sociais, entre outras formas).

     Portanto, o processo de Inclusão consiste basicamente em “alfabetizar” tecnologicamente as pessoas que não possuem acesso a essas tecnologias, e mais do que isso, fazer com que esse conhecimento seja útil para fazer diferença na vida dessa pessoa, muitas vezes as incluindo socialmente na vida.  

     

Início da Era Digital e Exclusão Digital

     A partir da segunda metade do século XX, temos o início de uma mudança na dinâmica das tecnologias no mundo, que acabou gerando a Terceira Revolução Industrial, e com isso uma nova era chega: A Era Digital.

     Muitas novidades tecnológicas surgiram e com elas, novos problemas, conforme afirma o filósofo da informação Pierre Lévy (1999: p.237) [2]: “toda nova tecnologia cria seus excluídos”. De fato, com essa afirmação ele vai além da discussão tecnológica, indo para o meio geral onde podemos perceber que uma pessoa ou grupo não pode sentir falta de algo se esta coisa não existir. O surgimento da escrita gerou os analfabetos, a demarcação de terras gerou os sem-terra, a invenção da internet gerou os analfabetos e excluídos digitais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (250.2 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com